Como identificar um lead qualificado?

Formado em Jornalismo, trabalha como Redator de Conteúdo na Agência IMMA, sendo responsável por todo o conteúdo textual. Em sua bagagem, possui experiência com criação de texto para rádio, jornal impresso e portais online.
23/03/2022
Inbound Marketing

Uma pergunta que muitos profissionais de marketing fazem é: como identificar um lead qualificado? Leads qualificados são o aspecto mais importante do marketing.

São as pessoas que estarão interessadas no que você tem a oferecer e estarão dispostas a comprar seu produto. Sem leads qualificados, uma empresa não consegue realizar vendas, por isso é necessário que as empresas invistam em campanhas de geração de leads.

Por exemplo, dê uma olhada em uma empresa que oferece produtos para perda de peso. Eles precisariam encontrar pessoas interessadas em perder peso e, em seguida, oferecer-lhes algo que os motivaria a comprar seu produto.

Como identificar um lead qualificado?

Fonte: Freepik

Se eles tivessem como alvo pessoas que não estivessem interessadas em perder peso, não conseguiriam vender nada porque essas pessoas não seriam leads qualificados.

Por isso, no nosso novo conteúdo, iremos explicar mais sobre como identificar um lead qualificado e quais são as principais formas de captar esses leads. Para saber mais, confira nosso conteúdo completo logo abaixo e fique de olho nas novidades presentes no nosso blog.

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Como identificar um lead qualificado?

Um lead qualificado é um prospect que tem potencial para se tornar um cliente. É importante identificar esses prospects o quanto antes para aumentar a chance de convertê-los em clientes.

A chave é identificar esses leads o mais rápido possível, porque eles terão mais chances de converter se você fizer isso. Você pode identificar um lead qualificado a partir de três aspectos:

  • A pessoa deve ter um problema que seu produto ou serviço possa resolver.

  • O lead deve estar disposto a gastar tempo e dinheiro para resolver o problema.

  • Ele deve ser ativo em sua busca por uma solução, ou seja, precisa estar procurando uma solução para seu problema online, em revistas ou em programas de TV.

Entenda qual é a relação entre leads e inbound marketing

Você também pode usar um CRM, pedir referências e verificar as contas de mídia social da empresa. CRM é a abreviação de Customer Relationship Management, um software que permite armazenar e rastrear informações do cliente, como nome, endereço de e-mail, número de telefone, histórico de compras, entre outros dados.

Uma referência é quando alguém recomenda seu produto ou serviço para outra pessoa que possa estar interessada nele. Quando você pede referências de clientes atuais, eles geralmente estarão mais dispostos a indicar mais pessoas porque sabem que você cuidará deles se indicarem alguém que compre de sua loja.

Qualificação de leads como o ingrediente-chave em um funil de vendas bem-sucedido

A qualificação de leads é o processo de identificar clientes em potencial e determinar suas necessidades. A chave para um funil de vendas bem-sucedido é ser capaz de identificar, qualificar e nutrir prospects. Para poder fazer isso, a qualificação de leads deve ser feita de uma forma que faça sentido para a situação única da sua empresa.

É importante certificar-se de que sua equipe de vendas está constantemente qualificando leads para garantir que eles gastem tempo apenas com leads qualificados.

Vale ressaltar qualificação de leads não acontece apenas no início de um funil de vendas, pode acontecer em diferentes pontos do ciclo de vendas. Por exemplo, se um lead foi contatado por várias pessoas diferentes dentro de sua empresa durante um período de tempo sem nenhuma resposta deles.

Entendendo mais sobre leads

Fonte: Freepik

Como saber se um lead está pronto para comprar e fechar o negócio?

Existem várias maneiras de determinar se um lead está pronto para comprar. A outra maneira é medindo seu nível de interesse em seu produto ou serviço. Você pode fazer isso fazendo perguntas como: “Quantas pessoas usarão o produto?” e “Você precisa de algum recurso que não esteja em nosso site?”

Os leads que solicitam informações sobre um produto ou serviço sem antes informar seu orçamento ou cronograma podem não estar prontos para comprar. Mas é claro que este processo vai depender do tipo de serviço ou produto que sua empresa vende.

Entenda o que é um lead qualificado

No geral, o primeiro passo é conhecer o seu público. Quais são seus objetivos? Quais são seus pontos de dor? Quanto tempo eles têm para você convencê-los sobre o valor do seu produto ou serviço?

O segundo passo é conhecer sua oferta. Qual é o valor disso? Por que eles deveriam comprá-lo agora em vez de mais tarde? Por que eles deveriam comprá-lo de você em vez de outra pessoa?

Formas de obter leads para o seu negócio

A geração de leads de entrada é o processo de atrair visitantes para seu site, fornecendo conteúdo valioso que eles desejam. Esse tipo de marketing é muito mais barato do que outros tipos de marketing, como o outbound, pois é feito de maneira mais orgânica normalmente.

Não importa em que negócio você esteja, sempre há a necessidade de novos leads. Quanto mais leads você tiver, maiores serão suas chances de sucesso.

Por que seu site não está gerando leads

Há muitas maneiras de obter novos leads para o seu negócio. A maneira mais popular é através do marketing, que é um processo de chamar a atenção de clientes em potencial e convencê-los a comprar seu produto ou serviço. O marketing pode ser feito de diferentes maneiras, as mais utilizadas atualmente são:

Marketing de conteúdo: o marketing de conteúdo é uma estratégia que envolve a publicação de conteúdo em qualquer tipo de mídia com o objetivo de obter tráfego, engajamento e conversões dos visitantes.

Gestão de Redes Sociais: o marketing de mídia social é outra estratégia que pode ajudá-lo a gerar leads para o seu negócio. Essa estratégia se concentra em plataformas de mídia social como Facebook, Twitter e Instagram.

Search Engine Optimization (SEO): O SEO é uma técnica usada por empresas para aumentar seus rankings em motores de busca como Google e Yahoo, por exemplo.

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Encontre os leads qualificados da sua marca com a ajuda da agência IMMA

Entender o que é um lead qualificado é apenas o primeiro passo. Depois, você deve aplicar esse conhecimento na prática. E a melhor maneira de fazer isso é com a ajuda de uma empresa especializada na área, como, por exemplo, uma agência de Inbound Marketing.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. A IMMA conta com uma equipe altamente competente que pode ajudar a criar estratégias e recursos de marketing da atração para a sua marca.

Quer saber mais? Então não perca tempo. Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!

Veja também