Facebook Pixel

Como gerar pautas para os textos do seu blog

Facebook
Twitter
LinkedIn

O marketing de conteúdo é um tipo de marketing digital que faz muito sucesso por ser muito versátil e de baixo custo. Afinal, não é preciso fazer um investimento monstruoso para postar no blog da empresa algumas vezes por semana. No entanto, se você quer manter um ritmo de atualizações constantes no seu site, às vezes pode encarar uma dificuldade em encontrar temas relevantes para gerar conteúdo. Sendo assim, criamos esse texto para você aprender como gerar pautas para os textos do seu blog. Venha com a gente e descubra!

Como gerar pautas para os textos do seu blog
Fonte: freepik.

Como gerar pautas para os textos do seu blog

No marketing de conteúdo, é necessário que a produção de conteúdo seja constante para manter uma relação estável entre a marca e o usuário que consome. Ou seja, no caso de um blog, o ideal é postar pelo menos uma vez por semana para manter seu site atualizado e com conteúdo relevante para atrair novos usuários.

Mas sabemos que nem sempre é fácil saber sobre o que escrever. Por isso, separamos algumas formas boas para gerar pautas para os textos do seu blog.

Leia também: 5 dicas para produzir textos para seu blog

Pense nas palavras-chave

As palavras-chave são os termos que são digitados na barra de busca do Google quando um usuário quer procurar por alguma coisa. Isso significa que as palavras-chave representam dúvidas, curiosidades e problemas que podem gerar ótimas pautas para artigos no seu blog.

Desse modo, uma boa forma de conseguir assuntos para abordar é digitar no Google uma palavra-chave que tenha a ver com a sua área (como, por exemplo, “design”) e prestar atenção nas buscas sugeridas que aparecem logo embaixo. Se você digitar, então, “design”, e aparecer a sugestão “design e marketing digital”, você já tem aí um bom tópico para um artigo. Afinal, se a busca foi sugerida, é porque tem usuários interessados naquele assunto.

As palavras-chave são os termos que são digitados na barra de busca do Google
Fonte: freepik.

Crie uma persona e imagine os problemas que ela pode ter

Criar uma persona é uma ótima forma de gerar pautas para os textos do seu blog. Isso porque a criação de um perfil abstrato de um cliente ideal permite que você tenha um personagem para o qual direcionar todos os seus artigos. Sendo assim, basta pensar no que a sua persona de marketing gostaria de ler.

Um caminho certeiro é pensar em possíveis problemas que possam estar incomodando a sua persona e que o seu serviço poderia solucionar. A partir daí, você só precisa resumir esse problema em uma palavra-chave específica e criar um texto oferecendo as soluções que o usuário está buscando. Desse modo, os seus assuntos se mantêm relevantes, sempre sendo úteis para o seu público-alvo.

Saiba também: Por que ter um estilo de escrita é importante para o seu blog 

Mantenha-se atualizado no que diz respeito à sua área

Tudo está em constante transformação. Isso quer dizer que, independentemente de qual for a sua área, sempre haverão coisas novas para escrever a respeito. Mas, para isso, é preciso que você se mantenha atualizado a todas as inovações e mudanças da sua área.

Assim, se você trabalha com mídias sociais, por exemplo, e o Instagram ou o Facebook tiveram uma nova atualização, você pode escrever um texto a respeito. Se você for uma das primeiras pessoas a falar sobre o assunto, melhor ainda, porque isso irá gerar ainda mais tráfego para o seu site.

Se mantenha atualizado a todas as inovações e mudanças da sua área.
Fonte: Freepik

Contrate uma agência de marketing digital para produzir o seu conteúdo

Às vezes, é melhor deixar a produção de conteúdo nas mãos de um profissional da área. Afinal, uma agência especializada sabe como gerar pautas para os textos do seu blog, o que permite que você, empresário, foque em administrar o seu negócio. A Agência IMMA é uma boa opção para terceirizar esse e outros serviços de marketing digital. Entre em contato com a empresa e faça o seu orçamento!

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?