Design gráfico e marketing digital

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
18/07/2019
Marketing Digital | Design Gráfico

Design gráfico e marketing digital são dois conceitos que aparecem com frequência sendo citados juntos, mas que nem todo mundo sabe usar ao mesmo tempo. Então, se você ainda é iniciante no mundo da publicidade online, pode se perguntar: Qual a relação entre design gráfico e marketing digital?

Design gráfico e marketing digital

Fonte: Freepik

Para entender isso, precisamos antes definir o marketing digital. E essa definição acaba sendo bastante aberta: O marketing digital engloba qualquer iniciativa de marketing que a sua marca tenha na internet. Desse modo, ele oferece muitas possibilidades para abordagens diversas, apresentando um grande potencial.

É nessas abordagens que podemos observar a relação entre design gráfico e marketing digital. Afinal, a internet é um espaço primariamente visual. Como há muito conteúdo disponível, é necessário possuir um apelo visual forte para atrair a atenção dos usuários. Isso é fundamental para o marketing digital, e é uma tarefa que só pode ser realizada através do design.

Design gráfico também é fundamental no marketing digital como uma forma de complemento nos conteúdos usados para comunicação. Isso porque, os elementos visuais são fundamentais para que a empresa possa se posicionar nas redes sociais (sobretudo o Instagram) e para fazer com que os textos nos blogs sejam mais atraentes aos olhos do leitor.

Isso mesmo, a comunicação visual é fundamental até mesmo em ambientes amplamente textuais como os blogs. Isso porque, quanto mais texto corrido, mais cansativo fica a experiência do leitor para com o texto. Dessa forma, é recomendado a utilização de banners, anúncios, imagens e infográficos no meio dos textos como uma forma de quebra-texto.

É nessas abordagens que podemos observar a relação entre design gráfico e marketing digital

Fonte: Freepik

Normalmente, recomenda-se que se use uma imagem a cada 2 ou 3 parágrafos, isso ajuda a tornar o texto mais atraente e menos cansativo. Além disso, elementos como os infográficos ajudam no entendimento do conteúdo, principalmente quando se trata de um conteúdo amplamente numérico e com gráficos.

Tendo isso em mente, separamos, nesse artigo, formas de trabalhar com design gráfico e marketing digital ao mesmo tempo. Existem muitas ferramentas que você pode usar para tirar vantagem dessa relação. Confira.

Agência de Gestão de Mídias Sociais e Design Gráfico

Trabalhando com design gráfico e marketing digital

Como já dissemos anteriormente, há muitas formas de usar o marketing digital. E o design gráfico é relevante para uma boa parte delas. Por isso, vejamos algumas a seguir.

Trabalhando com design gráfico e marketing digital

Fonte: Freepik

E-mail marketing

e-mail marketing é uma ótima ferramenta para estabelecer um contato mais direto com o cliente. E como as pessoas tendem a checar um e-mail rapidamente, o design é essencial para o e-mail marketing, para garantir que seu e-mail chame a atenção do receptor.

Além disso, os e-mails marketing são ótimos como uma oportunidade de fidelização, já que é uma forma de a empresa manter contato com cliente ou lead a fim de fidelizá-lo. Com o planejamento de Inbound Marketing, por exemplo, as pessoas acabam sendo atraídas para seus portais de comunicação e lá, tendo banners para cadastro, elas acabam deixando seus dados de contato, principalmente o e-mail.

Design Gráfico e Marketing Digital

Fonte: Freepik

Além de nada invasivo, não é uma maneira informal para conversar e se comunicar com o cliente, evitando que sua empresa tenha a fama de invasiva com marketing por SMS, ligações telefônicas ou cartas.

Elementos como botões são ótimos para incluir, estimulando a interatividade e levando o cliente a consumir mais conteúdo seu. E como o e-mail é praticamente uma tela em branco, o designer pode usar toda a sua criatividade.

Posts de redes sociais

Usar as mídias sociais pode ser ótimo para a sua empresa, mas é importante ter publicações com imagens de qualidade e esteticamente agradáveis. Sendo assim, é preciso investir em técnicas de design gráfico, criando posts que interessem aos seus seguidores.

Posts de redes sociais

Fonte: Freepik

Banners para o seu site

Uma boa forma de aproveitar a relação entre design gráfico e marketing digital é através da utilização de banners no seu site. Isso porque Banners são peças de marketing digital bastante flexíveis, que podem ajudar muito o seu negócio. Eles podem estar presentes em pop upsdescontoscampanhas… Existem muitas possibilidades, e o design permite que você aproveite todas elas.

Além disso, esses banners são fundamentais para o planejamento de atração da sua empresa. Um exemplo claro disso é quando você faz uso de um banner prometendo enviar um e-book por e-mail ao leitor. Interessado, ele envia o e-mail dele no banner e, a partir daí, você estabelece um canal de comunicação entre a sua empresa e seu cliente.

Banners para o seu site

Fonte: Freepik

Criação de um ebook

Há muitas formas de utilizar o ebook no marketing digital. E para criar o seu, é necessário ter um design que torne o conteúdo fácil e interessante de ler. Por isso, é uma boa ideia empregar design gráfico e marketing digital na hora de criar o seu ebook.

Criação de site

Fonte: Freepik

Criação de site

Ao criar seu site, você precisa ter um design que transmita a identidade visual da sua marca. A melhor forma de fazer isso é apostando em um design responsivo. Esse tipo de design permite que qualquer pessoa acesse seu site em qualquer dispositivo móvel sem dificuldades. Isso torna seu site mais fácil de navegar e mais acessível.

Agência de Gestão de Mídias Sociais e Design Gráfico

Use a relação entre design gráfico e marketing digital com um equipe profissional

Para trabalhar no design de todas essas ferramentas, o ideal é que você empregue designers especializados em marketing digital. Para isso, você pode contratar uma agência de marketing digital. A Agência IMMA foca em marketing online e oferece o serviço de design gráfico contando com profissionais qualificados em marketing de conteúdo, comunicação visual, Inbound Marketing e gestão de mídias sociais.

Por isso, não perca essa oportunidade de fazer sua empresa crescer e ganhar cada vez mais clientes, invista em profissionais qualificados como os da Agência IMMA para ajudar no seu planejamento de marketing digital e nas suas estratégias de comunicação para captação de leads ou comunicação com clientes para fidelização.

Nossos profissionais estão preparados para ajudar você. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!

Veja também