Que os chatbots estão ganhando cada vez mais destaque, isso nós já sabemos. Mas o que acontece quando um deles causa uma verdadeira disruptura dentro do mundo digital?
Pois é. Esse é o caso do ChatGPT, a mais nova plataforma que promete abalar o longevo reinado do Google. Quer saber do que estamos falando? Então continue conosco!
A Internet, o Google e o centro do mundo digital
O Google é o maior fenômeno da história da Internet.
Não demorou muito para o site de pesquisa cair no gosto popular e se tornar uma das plataformas mais importantes do novo cenário mundial.
Hoje, muitas empresas lutam para garantir seu espaço nessa incrível competição de atingir as primeiras posições da gigante do Vale do Silício.
Apesar da larga competição contra diversos outros sites de busca, como o Bing, o Yahoo e até mesmo o Ask, a empresa fundada em 1998 jamais teve que se preocupar tanto quanto nos dias de hoje. E o motivo para isso se chama ChatGPT.
O que é ChatGPT e por que ele ameaça o longo reinado do Google?
Como dissemos anteriormente, o ChatGPT é um chatbot que, apesar de ainda ser experimental, já mostra avanços tecnológicos significativamente surpreendentes.
Produzido pelo laboratório OpenAI, o ChatGPT contou com o auxílio de diversas outras empresas situadas no Vale do Silício, incluindo a poderosa Google, que hoje vê sua coroa ameaçada pela Inteligência Artificial.
O motivo para tamanha preocupação é bastante simples e se dá pelo seguinte fator. Já é comum que, ao pesquisar por um determinado assunto, os usuários tenham em mão uma verdadeira infinidade de links sobre o assunto em questão.
Apesar de não ter sido um problema há alguns anos, há algumas pessoas que acabem se perdendo nesse verdadeiro mar de links e, por muitas vezes, migrem de sites em sites “juntando” as respostas para as suas dúvidas. E é aí que o ChatGPT entra.
A inteligência artificial, ao ser utilizada como meio de pesquisa, oferece ao usuário uma resposta completa sobre a questão levantada, ou sobre a pesquisa realizada.
Dessa forma, muitos usuários acabaram preferindo a praticidade oferecida pela nova plataforma chatbot. Pois além de sua precisão, na grande maioria das vezes, torna-se muito mais intuitivo interagir com uma IA do que com um mecanismo de busca, como o Google.
ChatGPT x Google: Entendendo a competição
A corrida na indústria de inteligência artificial (IA) está esquentando.
As empresas estão competindo para criar os algoritmos de IA de geração de texto mais inovadores, e dois dos maiores participantes dessa competição são o ChatGPT e o Google. Mas o que torna essas duas empresas diferentes uma da outra?
O ChatGPT é uma IA de geração de texto alimentada por um modelo baseado em transformador, que permite gerar respostas mais significativas do que os métodos tradicionais.
Ele está sendo usado atualmente para aplicativos de atendimento ao cliente e tem sido elogiado por sua capacidade de gerar conversas semelhantes às humanas com os clientes.
Por outro lado, a tecnologia de IA do Google usa processamento de linguagem natural (NLP) e modelos de aprendizado profundo para gerar respostas que podem ser usadas para uma variedade de tarefas, como tradução automática e legenda de imagens.
O que o ChatGTP nos diz sobre o futuro da IA no marketing digital?
Como já é esperado, o ChatGTP expande a oportunidade de fornecer uma inteligência artificial (IA) mais refinada para ajudar os profissionais de marketing a se envolverem melhor com seus clientes.
Como vimos, o chatbot usa processamento de linguagem natural e tecnologia de aprendizado de máquina para ajudar os profissionais de marketing a fornecer experiências personalizadas para seus clientes.
Ao entender a intenção e as preferências do cliente, o ChatGTP pode melhorar o envolvimento do cliente, gerar leads mais qualificados e aumentar as vendas.
Essa nova tecnologia tem o potencial de revolucionar a forma como o marketing digital é feito hoje.
A tecnologia de IA pode ser usada para criar conteúdo personalizado adaptado a clientes individuais e suas necessidades.
Sistemas baseados em IA, como o ChatGTP, também analisam o comportamento do usuário em vários canais, permitindo que os profissionais de marketing entendam como diferentes tipos de conteúdo funcionam com cada segmento de público.
Essas informações podem ser usadas para criar campanhas mais eficazes que alcancem as pessoas certas no momento certo com a mensagem certa.
Conheça a Agência IMMA
A Agência IMMA é especializada na gestão de marketing digital.
Há mais de 6 anos no mercado, a agência conta com profissionais bem capacitados para melhor atender às suas necessidades, possibilitando que seus sonhos de possuir uma marca de destaque no marketing digital finalmente saia do papel!
Quer cuidar do seu Instagram e da sua imagem online? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas para conhecer um pouco mais do nosso trabalho!
E não deixe de conferir o nosso blog e nos seguir nas redes sociais para ficar atualizado sobre tudo o que acontece no mundo do marketing digital!