A temporada de festas já está aí e se você ainda não começou a programar sua campanha de marketing digital para o final do ano, este é o momento de preparar tudo. Em pouco tempo, muita gente estará fazendo as compras de Natal, entrando de férias, viajando e você não pode perder mais nem um minuto.
Fonte: FreePik.
Esta época do ano é divertida, mas também é quando acontece muita pressão. Muitas empresas, como as de varejo, dependem muito da temporada de festas, que vai de meados de novembro até o Ano Novo. Sim, o último trimestre pode realmente fazer compensar financeiramente o trabalho o ano inteiro. Mas se há algo em que não se deve economizar no momento é no marketing digital.
As férias tendem a tornar a campanha de marketing digital para o final do ano divertida, com concursos temáticos interessantes, ofertas maravilhosas e um grande aumento no envolvimento dos usuários. Afinal, todo mundo acaba entrando no clima e deixando tudo mais informal!
Como também precisamos pensar nos negócios, vale ressaltar que 66% dos consumidores que visitam lojas on-line também visitam lojas físicas, segundo uma pesquisa da empresa Adlucent. Já em outra pesquisa da empresa Signal, foi verificado que 34% dos consumidores dizem que a publicidade on-line influencia sim suas compras de presentes de final de ano.
Vale ressaltar que 30,4% das vendas on-line foram feitas a partir de smartphones e tablets durante a temporada de que antecedeu as festas no ano passado, o que significou um aumento de 5% em relação ao ano anterior, segundo um levantamento feita pela empresa Shelley Media Arts. Esse mesmo estudo constatou que o e-mail marketing foi responsável por 20% das vendas on-line durante essa temporada. Portanto, prepare um e-mail marketing na sua campanha de marketing digital para o final do ano.
Agora que você conheceu algumas estatísticas relevante, fica ainda mais difícil ignorar o marketing digital, certo?
Confira 6 ideias para iniciar sua campanha de marketing digital para o final do ano
1. Deixe as contas festivas: Quem deseja que negócio ou marca sejam relevantes antes e durante a temporada de festas, será preciso dar uma renovada no visual das redes sociais e do seu site adicionando alguns itens temáticos. Mude a imagem de exibição e a capa do Facebook e a imagem de fundo do Twitter, por exemplo. Mostre a todos que sua empresa está preparada para as festas.
2. Publique conteúdo interativo e envolvente: faça perguntas sobre as festas e as tradições de seus seguidores, compartilhe ideias sobre o que fazer pela cidade nesta época, ofereça dicas de presentes, etc. Conecte-se com seu público em um nível emocional para conhecê-los ainda melhor. Aproveite as informações que eles passam para materiais futuros.
3. Busque gerar buzz: seu material deve ser interessante, interativo e envolvente não só para atrair o público e levá-lo a interagir, como também para fazê-lo compartilhar as mensagens, levando mais pessoas a verem suas publicações. Isso pode ressoar pela rede, gerando ainda mais buzz e tornando seus posts e páginas muito mais populares.
4. Ofereça algo exclusivo: as pessoas gostam de exclusividade. Você não precisa fazer isso sempre para obter sucesso, mas às vezes isso pode ajudar a converter mais usuários em clientes. Pode ser um cupom de desconto, frete grátis ou até uma apresentação exclusiva de um novo produto ou serviço.
Dica para sua campanha de marketing digital para o final do ano: Oferecer algo exclusivo pelas redes sociais cria a impressão de que seguir a página tem suas vantagens.
5. Misture o marketing digital com o tradicional: a temporada de festas é uma época em que é preciso ter um plano de marketing diversificado. Certifique-se de misturar um pouco da sua estratégia de marketing digital com com alguns aspectos tradicionais. Nem todo o seu público-alvo estará on-line, por isso não se esqueça daqueles que podem não usar redes sociais ou smartphones.
6. Divirta-se: as festas são sobre vendas para o comércio. Mas também são uma época de diversão para todos. Por isso, tente proporcionar um ambiente mais leve para as pessoas se divertirem e serem mais produtivas. Esse clima mais informal e despojado poderá lhe render bons frutos.
Vale destacar que o final do ano é a época de maior procura de produtos, seja online ou em lojas físicas. Saber fazer um bom planejamento de marketing digital nessa época é fundamental para aproveitar a data e gerar novos leads e prospects para a sua marca.
Neste caso, uma boa tática de comunicação para gerar engajamento ajuda a fidelizar mais clientes e a trazer mais potencial de compra para a sua loja, além de aumentar o fluxo de pessoas nas suas redes.
Outro ponto a ser destacado é a importância de serem divulgadas promoções dos produtos mais procurados, pois é nessa época do ano que as pessoas estão dispostas a fazer o esforço de comprar um material que ela esperou o ano todo.
Quando sua marca dá essa oportunidade para o público comprar o que ele deseja muito, gera um elo sentimental enorme com o cliente que se torna fiel àquela marca que “deu a ele a oportunidade de comprar o que sempre quis”.
O final do ano também e hora de trazer um ar de renovação e mostrar para o público que sua marca está evoluindo para melhor. Um exemplo de como fazer isso é investir em campanhas informativas para deixar o público por dentro das novidades da empresa. Essa atitude dá a entender que você se importa em comunicar decisões e mudanças internas ao consumidor, o que o torna parte da empresa… e ele se sente parte disso.
Agora que você sabe a importância de criar uma boa campanha de marketing digital para o final do ano, não perca tempo e procure profissionais especializados no assunto para guiarem a sua empresa ao sucesso. Para isso, conte com Agência IMMA, especializada em marketing digital para a sua empresa.
Faça o seu orçamento e veja sua empresa se destacar no ambiente digital, essa é a oportunidade de aproveitar ao máximo os eventos de final de ano: Black Friday, Natal e Ano Novo.