O marketing de conteúdo é uma modalidade de marketing digital que cresce cada vez mais atualmente. Os números não mentem: a maioria das empresas atuais usa alguma estratégia de marketing de conteúdo. Isso vale tanto para empresas B2B como para B2C. Assim, podemos observar que a importância do marketing de conteúdo alcança diferentes modelos de negócio. Mas quais são os benefícios do marketing de conteúdo?
Embora a princípio o conteúdo possa parecer uma estratégia incerta, suas vantagens são muitas e valem o investimento. Nesse artigo, separamos os 6 principais benefícios do marketing de conteúdo para você saber se ele vale a pena para a sua empresa. Confira!
6 benefícios do marketing de conteúdo que você precisa conhecer
A primeira coisa que você precisa saber sobre o marketing de conteúdo é que, como qualquer outra estratégia de marketing digital, ele só faz efeito se for usado com regularidade e acompanhado de um planejamento detalhado. Por isso, antes de pensar em ver qualquer um dos benefícios do marketing de conteúdo, trace seus objetivos e suas táticas.
Tendo dito isso, vejamos algumas vantagens que o marketing de conteúdo pode trazer para a sua marca.
O marketing de conteúdo aumenta a sua visibilidade online
Produzir conteúdo relevante para os usuários é algo que agrada ao algoritmo do Google. Sendo assim, apostar em uma produção de conteúdo frequente é uma boa estratégia de SEO, e pode levar mais pessoas a encontrarem seu site através dos mecanismos de busca. Desse modo, sua visibilidade online se multiplica.
É uma forma de criar um relacionamento com os seus clientes
Para os usuários, ter um contato com a sua marca sem uma tentativa de venda da sua parte ajuda a estabelecer uma interação mais pessoal. Afinal, é como se você estivesse passando a informação para o cliente como um amigo, como alguém que está lá para ajudar, e não necessariamente como alguém que está querendo o dinheiro dele. Sendo assim, o marketing de conteúdo é ótimo para fazer marketing de relacionamento. A longo prazo, ele pode ser uma ótima estratégia para fidelizar clientes.
O marketing de conteúdo ajuda a sua empresa a construir autoridade
Construir autoridade online é importante porque transmite credibilidade para o usuário. Desse modo, a produção de conteúdo de qualidade com regularidade faz com que as pessoas passem a ver a sua empresa como uma referência na área em que você atua.
É uma forma de contornar os ad blockers
Muitos usuários ativamente evitam anúncios, instalando os famosos ad blockers, que bloqueiam pop ups e propagandas. Por conta disso, às vezes esse tipo de marketing tradicional, mais direto e agressivo, acaba não tendo resultados muito bons. O marketing de conteúdo é uma forma de contornar essas ferramentas, promovendo a sua marca em formato de conteúdo que seja realmente útil para o usuário.
O custo é muito baixo
A produção de conteúdo garante uma iniciativa de marketing que ficará disponível na internet por quanto tempo você desejar. Ou seja, a longo prazo, o investimento vale a pena, representando excelente custo-benefício.
Existem muitas possibilidades
Um dos benefícios do marketing de conteúdo é que, como ele possui diversos formatos diferentes, adotar uma estratégia de conteúdo é uma forma de diversificar os canais comunicação da sua empresa. Você pode usar textos, vídeos, podcasts… São muitas possibilidades que ajudam a sua marca a crescer.
Tire vantagem dos benefícios do marketing de conteúdo com uma agência especializada
A melhor forma de aproveitar os benefícios do marketing de conteúdo é com uma agência de marketing digital. E quando o assunto é marketing digital, a Agência IMMA possui diversos serviços para aderir às suas mais diversas necessidades. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!