Você sabe o que é marketing de relacionamento? Trata-se de uma estratégia de marketing digital muito conhecida e que está em alta atualmente. Mas no que consiste esse tipo de publicidade? Como funciona? E como ele pode ser usado para beneficiar a sua empresa?
Nesse artigo, vamos explorar algumas dessas questões, e ajudar você a entender melhor esse conceito que, no fim das contas, é bastante simples e pode ser muito útil.
O que é marketing de relacionamento
O primeiro passo é explicar do que se trata o marketing de relacionamento. Ele pode ser definido como uma estratégia de publicidade que foca em construir um relacionamento entre a sua empresa e o seu cliente, gerando experiências positivas para o seu o público.
A ideia é aproximar a marca do cliente. E um cliente que se torna próximo não só vira um cliente regular, mas cria uma relação com a marca. Esse é o principal objetivo do marketing de relacionamento: fidelizar o cliente, consolidando uma imagem positiva da empresa para ele.
Como funciona
O marketing de relacionamento é uma estratégia de marketing a longo prazo. Ou seja: é uma técnica que deve ser empregada continuamente. E por que isso? Porque fidelizar o cliente nesse nível é algo que leva tempo. Afinal, o seu objetivo não é apenas um cliente regular, mas sim um cliente que seja fã da marca, que a defenda e a divulgue por vontade própria. Isso é um resultado que simplesmente não pode ser obtido a curto prazo.
Na maioria das vezes, o processo que forma esse relacionamento é algo gradual. Um cliente é atraído aos poucos, e se aproxima da empresa cada vez mais. Aos poucos, ele começa a ver a sua empresa como uma autoridade, e você passa a ter a preferência daquele indivíduo. Num mercado cada vez mais marcado por uma concorrência ferrenha, essa é uma posição muito valiosa para se alcançar.
Como aplicar o marketing de relacionamento para a sua empresa
Tendo dito tudo isso, você já consegue começar a entender a importância dessa estratégia. Mas como aplicar isso para o seu negócio? Quais são as medidas que você pode tomar para converter esse conhecimento em uma forma de alavancar o crescimento da sua empresa? Veremos algumas possibilidades.
Conheça a sua audiência
Para criar um relacionamento com o cliente, é preciso antes conhecê-lo. Por isso, é preciso descobrir o seu público-alvo antes de fazer uma estratégia para atrai-lo. Monte um perfil do seu cliente e trabalhe com base nisso. Você pode usar ferramentas como o GoogleAds para tornar essa tarefa mais fácil.
Dê personalidade para as suas interações
Ninguém gosta de sentir que está falando com um robô. Portanto, sempre que interagir com um cliente nas suas mídias sociais, procure dar um toque pessoal e humano na sua conduta. Adote um tom e uma linguagem que sejam coerentes com a imagem que você quer passar da sua empresa.
Além disso, procure ver cada cliente como um indíviduo único, com particularidades próprias. Leve em consideração as experiências da pessoa ao entrar em contato com ela e a impressão que você deixar vai ser mais favorável.
Ofereça benefícios
Há muitas formas de tornar mais atrativo o relacionamento que uma pessoa pode ter com o seu negócio. Coisas como promoções, descontos, brindes e bônus podem fazer muito para aproximar o cliente de você.
Agora que você já entendeu o que é marketing de relacionamento, já pode começar a sua própria iniciativa. Não sabe como dar início a algo assim? A Agência IMMA é uma agência de marketing digital que oferece o serviço de gestão de mídias sociais. Entre em contato com a gente!