Ter um bom número de seguidores nas redes sociais é bem importante. Afinal, a audiência ajuda muito a página a crescer. Na verdade, o termo correto é alcance, pois ampliando esse alcance, maiores são as chances de interação. Por isso, confira neste artigo 6 maneiras para aumentar a audiência nas redes sociais rapidamente.
Fonte: Pixabay.
Veja as dicas da Agência IMMA para aumentar a audiência nas redes sociais:
Concursos e sorteios orientados
Concursos tendem a funcionar muito bem para aumentar a audiência nas redes sociais. Mas o principal é oferecer um prêmio orientado para o seu público, que não só atraia as pessoas como também transforme os usuários em seguidores fiéis da página. Oferecer prêmios genéricos atrai muita gente que, logo após o sorteio, deixará de seguir a página.
Portanto, certifique-se de que o prêmio que você está dando é de alta qualidade e alinhado com os interesses de seu público.
Curadoria de conteúdo
É fácil passar horas procurando conteúdo para compartilhar em mídias sociais para aumentar a audiência nas redes sociais. E isso não se trata só de achar conteúdos e compartilhá-los. Trata-se de encontrar conteúdos que irão informar e educar o público, além de surpreendê-lo sempre que possível.
Ao invés de compartilhar conteúdo dos outros, tente criar os seus próprios através de uma boa curadoria de temas e assuntos pertinentes ao seu público. Isso vai te ajudar na criação de grandes posts, que farão sucesso entre seus fãs e também vão te ajudar a conquistar novos.
Fonte: Freepik.
Engajamento automatizado
Para aumentar a audiência nas redes sociais existem várias ferramentas de gerenciamento que permitem gerar um engajamento automatizado. Isso pode ser especialmente interessante quando há um evento relevante acontecendo para automaticamente enviar tweets a qualquer pessoa que use a hashtag do evento, por exemplo. Se tiver como salvar todas essas interações para analisá-las mais tarde, então isso pode ser ainda melhor.
Essa automatização também pode colocar sua página no radar dos participantes do evento, te conectando com pessoas realmente ativas. Por outro lado, não deixe que as automatizações dominem tudo e faça com que você não leia mais as mensagens diretas ou, ainda, fique interagindo com perfis falsos.
Redirecionamento através de e-mails
O e-mail marketing existe há muito tempo e continua sendo uma forma efetiva de manter as pessoas informadas e conectadas. Se você já possui um mailing, nada impede que você mande um e-mail convidando os usuários a conhecer suas páginas nas redes sociais.
Outra forma interessante de usar o e-mail marketing é sempre colocar links para suas páginas sociais no rodapé das mensagens. A probabilidade de uma pessoa que gosta do seu material e abre seus e-mails curtir uma página em qualquer rede social e passar a interagir com a empresa por lá é enorme.
Fonte: Freepik.
Publicidade paga
Não há dúvidas de que a mídia paga funciona melhor no Facebook. Se você tiver um orçamento para publicidade nas redes sociais, deve investir algum dinheiro em adquirir seguidores que tenham interesses que se alinham com sua página.
Quanto mais segmentado, melhor para a página, pois é possível encontrar usuários realmente interessados e com grande vontade de interagir com suas páginas e os posts. E as interações são importantíssimas para propagar as mensagens, tendo em vista as constantes mudanças nos algoritmos das redes sociais, especialmente o Facebook.
Cruze marketing e promoção
Diga às pessoas em um canal que você também está em outro canal. Compartilhe algumas fotos do Instagram na página do Facebook e convide a todos para conhecer seus conteúdos do Snapchat via Twitter. Você pode se surpreender com a quantidade de pessoas que seguem uma determinada marca num canal social, mas não em outros.
Portanto, não perca essa oportunidade simples e gratuita de chamar pessoas que já te seguem para passar a seguir em outros canais sempre que possível. Vale lembrar que essa estratégia só vai funcionar se você produzir diferentes conteúdos para as diferentes plataformas.
Fonte: Freepik.
Impacto de ter visibilidade nas redes sociais
O mundo globalizado e inteiramente conectado geram a oportunidade da criação de novos métodos de vendas e estratégias de fazer marketing. O número de vendas realizadas por meio de plataformas online aumenta a cada ano e a tendência é se tornar uma prática comum no cotidiano de todo o mundo.
Por isso, aumentar a audiência nas redes sociais significa ser visível para possíveis leads que venham a consumir seus produtos. De maneira mais genérica, podemos explicar que as redes sociais são as maiores vitrines do mundo e mostrar que sua empresa existe é expor uma grande mensagem de “estamos abertos” (como se fosse um tipo de loja física).
A interação em redes sociais também proporciona a comunicação contínua e linear entre empresas e consumidores. Dessa forma, é possível que sejam praticadas diversas estratégias de comunicação que visam o aprimoramento dos seus produtos e serviços.
Neste aspecto, as redes sociais proporcionam um espaço para que sejam exploradas medidas como métricas e pesquisas de satisfação, comunicados informativos, divulgação de campanhas e publicação de materiais que gerem engajamento com participação popular em comentários e reações.
Essas técnicas ajudam sua empresa a parecer acessível, mais próxima ao cliente, relevante e engajada no que tange a tópicos em alta entre o seu público.
Além de trabalhos de interação e engajamento com o público, as redes sociais também são fundamentais para firmar a identidade visual e moral de uma empresa, principalmente quando ela se posiciona com relação a temas políticos, econômicos, sociais e ambientais.
O consumidor espera este tipo de posicionamento da marca para gerar confiança nela, e as redes sociais são imprescindíveis para este posicionamento.
No sentido de identidade visual, postagens e campanhas em redes sociais firmam qual ideia a equipe de design quer passar da marca para o seu cliente. O contato integral por meio de atividade nas redes é responsável por essa estratégia.
Agora que você identificou a importância de aumentar a audiência nas redes sociais, que tal contratar uma agência de maketing digital? Para isso, conte com a Agência IMMA no seu planejamento de comunicação. Entre em contato conosco e faça o seu orçamento.