Como uma auditoria pode ajudar na produção de conteúdo

Você vai ouvir isso muitas e muitas vezes: o conteúdo é rei. E isso até verdade. Um ótimo conteúdo pode produzir leads qualificados, melhorar rankings orgânicos e estabelecer credibilidade para sua marca. No entanto, isso não significa que todo o conteúdo opera milagres. Por isso, é importante entender como uma auditoria de conteúdo pode ajudar na produção de conteúdo.

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Devido à sua reputação de diferenciador, a maioria das empresas começou a produzir conteúdo. Mas, com pressa para produzir qualquer conteúdo, muitos deixam de estabelecer uma estratégia de marketing proposital e pensada. O resultado é, muitas vezes, um conteúdo ineficaz que garante pouco tráfego e produz poucos resultados.

Então, como consertar esses problemas? Comece identificando-os com uma auditoria de conteúdo.

Na sua essência, uma auditoria de conteúdo é um processo de verificação de que seu conteúdo existente se alinha com sua estratégia de marketing de conteúdo. Quando feito corretamente, ele ajuda você a identificar lacunas e deficiências no conteúdo, tornando possível criar materiais mais direcionado e que irão converter melhor.

Produção de conteúdo

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Embora algumas auditorias sejam relativamente básicas, as mais informativas são incrivelmente detalhadas, observando cada URL, palavra-chave, meta descrição, H1 e H2, bem como uma infinidade de dados, como taxa de rejeição, tempo na página e taxas de conversão.

Na maioria dos casos, uma auditoria completa de conteúdo requer a experiência de profissionais de marketing de conteúdo. No entanto, mesmo uma versão simplificada pode ajudar a melhorar uma estratégia que não está dando certo. O que é mais importante é saber que uma auditoria de conteúdo típica pode revelar:

1. Conteúdo direcionado para as pessoas erradas: parte de uma auditoria de conteúdo é definir seu público-alvo e o que ele deseja ver, para então se assegurar de que o conteúdo se alinha com ambos.

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Quando você produz conteúdo, ele deve falar com clientes correntes e potenciais enquanto posiciona sua empresa como uma solução para seus problemas. Quando você segmenta as pessoas erradas ou não identifica com precisão quais assuntos são relevantes para elas, seu conteúdo não ressoa com a audiência desejada ou a motiva a avançar pelo funil de vendas.

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2. Lacunas na jornada do comprador: além de ajudar as pessoas, cada parte do conteúdo deve direcionar para um ponto na jornada do comprador (consciência, consideração ou decisão). Durante uma auditoria de conteúdo, você identificará a fase da jornada com a qual cada peça se alinha.

Uma estratégia de conteúdo bem-sucedida inclui conteúdo de todos os três pontos da jornada do comprador, com cada peça levando o cliente mais longe no funil de vendas para a conversão. Mas, quando há lacunas nessa jornada, os visitantes são menos propensos a se converter em clientes, abandonando o processo.

Auditoria de marketing de conteúdo

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3. Conteúdo ineficaz e de baixo desempenho: mesmo que todo o seu conteúdo atenda ao público certo e a toda a jornada do comprador, ainda pode não converter. Talvez ele não seja interessante ou informativo o suficiente. Ou talvez ele simplesmente esteja mal escrito. Uma auditoria de conteúdo irá investigar tudo nos mais mínimos detalhes para determinar o que está ocorrendo.

Se um material tem uma alta taxa de rejeição ou mantém as pessoas pouco tempo no site, por exemplo, é provável que os visitantes não estejam gostando do conteúdo ou que ele não esteja cumprindo suas expectativas. Se os visitantes permanecerem na página, mas não estão convertendo, você pode querer rever as chamadas para ação e o local onde estão localizadas.

4. Conteúdo não está corretamente otimizado: você fez tudo certo. Tem um conteúdo interessante, informativo e que atende adequadamente seu público e a jornada do comprador, mas você ainda assim não recebe visitantes. Isso ocorre porque provavelmente seu conteúdo não está sendo localizado; ele precisa estar otimizado para os motores de busca, que indexam e classificam suas páginas.

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Auditoria de conteúdo

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Para tanto, o ideal é levar em conta os vários critérios de otimização ao criar um conteúdo para a internet. Veja algumas dicas básicas de SEO:

  • O conteúdo deve ser criado em torno de palavras-chave com bom volume de pesquisa;
  • Os títulos devem incluir uma palavra-chave direcionada e ter um comprimento que atenda aos critérios dos mecanismos de busca;
  • Ter subtítulos para segmentar palavras-chave secundárias;
  • Preencher adequadamente tags e meta tags;
  • Dividir o texto em parágrafos curtos, fazer listas e usar marcadores.

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Uma auditoria de conteúdo detalhada pode melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo. Esse processo produzirá informações mais completas que uma versão simplificada. Quanto mais dados você conseguir reunir, mais fácil será identificar e agir sobre as lacunas que podem estar ocorrendo em sua estratégia de conteúdo.

Embora uma auditoria de conteúdo simples possa fornecer informações sobre problemas com seu conteúdo, isso não revelará todos os motivos para o site não estar convertendo nem oferecerá soluções para torná-lo mais produtivo. Para isso, sua melhor aposta é trabalhar com uma agência de marketing que tenha experiência em marketing de conteúdo, como é o caso da Agência Digital IMMA.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.