Com a empresa crescendo, o mesmo acontece com o conteúdo. Ter um ótimo conteúdo é superimportante e, embora seja necessário continuar adicionando material ao site, se você não voltar e verificar o que já foi feito, pode acabar com um monte de conteúdo que não está alinhado com suas metas de negócios. Dessa forma, saber como auditar e melhorar seu conteúdo é algo importante para esse tipo de marketing.
O processo de auditoria de conteúdo tende a ser algo ignorado por muitos gestores. Porém, ele é bem importante para quem busca crescer e se destacar na internet. Essa etapa permite que você dê uma olhada em tudo o que tem, possibilitando criar uma estratégia de marketing de conteúdo ainda mais eficaz. Afinal, antes de determinar como alavancar seu conteúdo, primeiro é preciso descobrir se ele é bom.
Durante esse processo, você precisará analisar todo o conteúdo do site. Isso inclui blogs, imagens, áudios, apresentações, ebooks e qualquer outra peça que seus clientes tenham acesso. Embora uma auditoria de conteúdo possa demorar um pouco e ser bastante trabalhosa, é algo que vale a pena o investimento de tempo.
Por que você deve auditar e melhorar seu conteúdo
Há muitos benefícios em auditar e melhorar seu conteúdo. Para começar, isso pode ajudar a identificar problemas com seu site, incluindo links quebrados e defasagem de desempenho. Além disso, uma auditoria completa de conteúdo ajudará a melhorar a usabilidade e a navegação, levando também a melhora da experiência do usuário.
Outro benefício desse processo é melhorar o SEO do site. Ao descobrir meta descrições ausentes e lacunas no conteúdo, é possível torná-lo mais relevante, inclusive melhorando rankings orgânicos. Por fim, auditar e melhorar seu conteúdo detalhadamente pode ajudar a descobrir conteúdos ausentes que devem ser criados para preencher buracos em seu funil de vendas.
Ao auditar e melhorar seu conteúdo, é essencial fazer uma série de perguntas. São elas:
Este conteúdo fornece valor?
Como a maioria dos profissionais de marketing de conteúdo sabe, o conteúdo que agrega valor a seus clientes é essencial. Se o seu conteúdo não estiver adicionando nenhum valor para os usuários, isso é um sinal de que ele não deveria estar em seu site. Portanto, você deve melhorá-lo ou removê-lo.
O conteúdo é esteticamente agradável?
As primeiras impressões são importantes. É mais provável que as pessoas permaneçam no seu site e continuem lendo seu conteúdo se ele estiver organizado de maneira significativa e bonita. Se você tem grandes blocos de texto sem imagens, seu site pode parecer meio chato. Você deve estilizar o conteúdo para torná-lo visualmente mais agradável e fácil de ler. Para isso, auditar e melhorar seu conteúdo é fundamental.
O conteúdo é digerível?
É essencial ter conteúdo que seja facilmente digerível. Não apenas na aparência, mas também nas palavras escritas. Seu mercado-alvo entenderia o conteúdo? O conteúdo possui muitos termos técnicos? Entenda seu público-alvo e escreva para ele. Se o material não for digerível, você precisará atualizá-lo e auditar e melhorar seu conteúdo.
O conteúdo é vinculado internamente a outros conteúdos relevantes?
Se você não tem links internos em seu conteúdo, está perdendo uma grande oportunidade. A vinculação interna não ajuda apenas a fortalecer os esforços de SEO do seu negócio, mas também oferece aos leitores mais conteúdo relevante. Mas lembre-se que você só deve ligar conteúdos relacionados.
O conteúdo se encaixa com sua oferta de produtos e serviços?
Essa pergunta é uma das mais importantes. Ter conteúdo em seu site que não se enquadra no que você oferece não é uma prática recomendada. Além disso, se o conteúdo não estiver alinhado com as metas ou estratégias da sua empresa, pode ser hora de removê-lo.
Existe conteúdo duplicado?
Algo muito visto em sites que não são monitorados de perto é o conteúdo duplicado. Isso é extremamente prejudicial em termos SEO e ranqueamento. Quando o Google está rastreando seu site e vê que há conteúdo duplicado em várias páginas, isso costuma refletir negativamente em suas classificações nos resultados de pesquisa.
O que está faltando em termos de conteúdo?
Outra questão para se perguntar ao auditar e melhorar seu conteúdo é se há algo faltando. Descobrir áreas que não estão sendo discutidas é um dos principais benefícios de uma auditoria de conteúdo. Verifique se há páginas que não estão fornecendo aos seus clientes o que eles estão procurando e conserte imediatamente.
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O que fazer após a auditoria de conteúdo?
Depois de ler e avaliar todo o seu conteúdo, terá que decidir o que fazer com ele. É possível:
Excluir
Se uma parte do conteúdo não puder ser corrigida, não for relevante ou estiver desatualizada, ela pode ser excluída. Mas, se houver uma maneira de redirecioná-la e torná-la relevante, é recomendável fazer isso. Embora seja preferível ter uma boa quantidade de conteúdos variados em seu site, ter materiais não relacionados ou de baixa qualidade é mais prejudicial do que se imagina.
Atualizar
Essa é, geralmente, a categoria em que a maioria do seu conteúdo se enquadra. Há muito conteúdo bom, mas que poderia ser melhor. Isso pode significar adicionar mais palavras ou mudar o formato original do conteúdo. Ao atualizá-lo, você está ajudando a impulsionar não apenas a experiência do usuário no site, mas também melhorando as classificações de SEO.
Manter
Se o conteúdo for perfeito, não é necessário mudar nada. Você pode mantê-lo e continuar utilizando-o em suas estratégias de marketing digital. Isso é muito bom, pois significa que você já tem um conteúdo forte em seu site e só vai melhorar a partir daí.
Não se preocupe se não for possível manter todo o seu conteúdo como está; isso não significa ele seja ruim, mas que você precisa melhorar um pouco. Com o mundo do marketing em constante mudança, é importante fazer auditorias periódicas em seu conteúdo. Isso porque algo relevante há um ano pode não ser mais tão importante atualmente. Portanto auditar e melhorar seu conteúdo é primordial.
É claro que os conteúdos principais do site provavelmente não vão mudar muito. Mas, se você tiver ofertas antigas no ar, informações desatualizadas ou outros conteúdos que não são mais importantes, você deve alterar ou remover essas peças.
Criar
A criação de conteúdo entra em cena quando você vê lacunas que precisam ser preenchidas. Seja um tópico que você não tenha abordado ou alguma novidade relevante para o setor, há sempre oportunidades de criar novos conteúdos de alta qualidade. Ao criar esse novo conteúdo, lembre-se de fazer as perguntas-chave para garantir que ele seja qualificado para passar na próxima auditoria.
É importante observar que o processo de auditoria de conteúdo não acontece da noite para o dia. Se você tem um site grande com muito conteúdo, é importante saber que ele pode demorar, especialmente dependendo de quantas pessoas estão trabalhando nesse projeto.
Embora o processo de auditoria de conteúdo leve muito tempo e esforço, é algo que vale a pena. Investir nele ajudará sua empresa a obter sucesso de várias maneiras, garantindo que você permaneça no topo dos rankings de busca e ainda aumente sua coleção de conteúdo.
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