Como auditar e melhorar seu conteúdo

Com a empresa crescendo, o mesmo acontece com o conteúdo. Ter um ótimo conteúdo é superimportante e, embora seja necessário continuar adicionando material ao site, se você não voltar e verificar o que já foi feito, pode acabar com um monte de conteúdo que não está alinhado com suas metas de negócios. Dessa forma, saber como auditar e melhorar seu conteúdo é algo importante para esse tipo de marketing.

Como auditar e melhorar seu conteúdo

Fonte: Freepik

O processo de auditoria de conteúdo tende a ser algo ignorado por muitos gestores. Porém, ele é bem importante para quem busca crescer e se destacar na internet. Essa etapa permite que você dê uma olhada em tudo o que tem, possibilitando criar uma estratégia de marketing de conteúdo ainda mais eficaz. Afinal, antes de determinar como alavancar seu conteúdo, primeiro é preciso descobrir se ele é bom.

Durante esse processo, você precisará analisar todo o conteúdo do site. Isso inclui blogs, imagens, áudios, apresentações, ebooks e qualquer outra peça que seus clientes tenham acesso. Embora uma auditoria de conteúdo possa demorar um pouco e ser bastante trabalhosa, é algo que vale a pena o investimento de tempo.

Por que você deve auditar e melhorar seu conteúdo

Há muitos benefícios em auditar e melhorar seu conteúdo. Para começar, isso pode ajudar a identificar problemas com seu site, incluindo links quebrados e defasagem de desempenho. Além disso, uma auditoria completa de conteúdo ajudará a melhorar a usabilidade e a navegação, levando também a melhora da experiência do usuário.

Por que você deve auditar e melhorar seu conteúdo

Fonte: Freepik

Outro benefício desse processo é melhorar o SEO do site. Ao descobrir meta descrições ausentes e lacunas no conteúdo, é possível torná-lo mais relevante, inclusive melhorando rankings orgânicos. Por fim, auditar e melhorar seu conteúdo detalhadamente pode ajudar a descobrir conteúdos ausentes que devem ser criados para preencher buracos em seu funil de vendas.

Ao auditar e melhorar seu conteúdo, é essencial fazer uma série de perguntas. São elas:

Este conteúdo fornece valor?

Como a maioria dos profissionais de marketing de conteúdo sabe, o conteúdo que agrega valor a seus clientes é essencial. Se o seu conteúdo não estiver adicionando nenhum valor para os usuários, isso é um sinal de que ele não deveria estar em seu site. Portanto, você deve melhorá-lo ou removê-lo.

O conteúdo é esteticamente agradável?

As primeiras impressões são importantes. É mais provável que as pessoas permaneçam no seu site e continuem lendo seu conteúdo se ele estiver organizado de maneira significativa e bonita. Se você tem grandes blocos de texto sem imagens, seu site pode parecer meio chato. Você deve estilizar o conteúdo para torná-lo visualmente mais agradável e fácil de ler. Para isso, auditar e melhorar seu conteúdo é fundamental.

O conteúdo deve ser esteticamente agradável

Fonte: Freepik

O conteúdo é digerível?

É essencial ter conteúdo que seja facilmente digerível. Não apenas na aparência, mas também nas palavras escritas. Seu mercado-alvo entenderia o conteúdo? O conteúdo possui muitos termos técnicos? Entenda seu público-alvo e escreva para ele. Se o material não for digerível, você precisará atualizá-lo e auditar e melhorar seu conteúdo.

O conteúdo é vinculado internamente a outros conteúdos relevantes?

Se você não tem links internos em seu conteúdo, está perdendo uma grande oportunidade. A vinculação interna não ajuda apenas a fortalecer os esforços de SEO do seu negócio, mas também oferece aos leitores mais conteúdo relevante. Mas lembre-se que você só deve ligar conteúdos relacionados.

Veja também  5 benefícios dos blogs para pequenas empresas

O conteúdo se encaixa com sua oferta de produtos e serviços?

Essa pergunta é uma das mais importantes. Ter conteúdo em seu site que não se enquadra no que você oferece não é uma prática recomendada. Além disso, se o conteúdo não estiver alinhado com as metas ou estratégias da sua empresa, pode ser hora de removê-lo.

O conteúdo deve se encaixar à sua oferta de produtos e serviços

Fonte: Freepik

Existe conteúdo duplicado?

Algo muito visto em sites que não são monitorados de perto é o conteúdo duplicado. Isso é extremamente prejudicial em termos SEO e ranqueamento. Quando o Google está rastreando seu site e vê que há conteúdo duplicado em várias páginas, isso costuma refletir negativamente em suas classificações nos resultados de pesquisa.

O que está faltando em termos de conteúdo?

Outra questão para se perguntar ao auditar e melhorar seu conteúdo é se há algo faltando. Descobrir áreas que não estão sendo discutidas é um dos principais benefícios de uma auditoria de conteúdo. Verifique se há páginas que não estão fornecendo aos seus clientes o que eles estão procurando e conserte imediatamente.

Criação de artigos e conteúdos otimizados

O que fazer após a auditoria de conteúdo?

Depois de ler e avaliar todo o seu conteúdo, terá que decidir o que fazer com ele. É possível:

Excluir

Se uma parte do conteúdo não puder ser corrigida, não for relevante ou estiver desatualizada, ela pode ser excluída. Mas, se houver uma maneira de redirecioná-la e torná-la relevante, é recomendável fazer isso. Embora seja preferível ter uma boa quantidade de conteúdos variados em seu site, ter materiais não relacionados ou de baixa qualidade é mais prejudicial do que se imagina.

O que fazer após a auditoria de conteúdo?

Fonte: Freepik

Atualizar

Essa é, geralmente, a categoria em que a maioria do seu conteúdo se enquadra. Há muito conteúdo bom, mas que poderia ser melhor. Isso pode significar adicionar mais palavras ou mudar o formato original do conteúdo. Ao atualizá-lo, você está ajudando a impulsionar não apenas a experiência do usuário no site, mas também melhorando as classificações de SEO.

Manter

Se o conteúdo for perfeito, não é necessário mudar nada. Você pode mantê-lo e continuar utilizando-o em suas estratégias de marketing digital. Isso é muito bom, pois significa que você já tem um conteúdo forte em seu site e só vai melhorar a partir daí.

Não se preocupe se não for possível manter todo o seu conteúdo como está; isso não significa ele seja ruim, mas que você precisa melhorar um pouco. Com o mundo do marketing em constante mudança, é importante fazer auditorias periódicas em seu conteúdo. Isso porque algo relevante há um ano pode não ser mais tão importante atualmente. Portanto auditar e melhorar seu conteúdo é primordial.

É claro que os conteúdos principais do site provavelmente não vão mudar muito. Mas, se você tiver ofertas antigas no ar, informações desatualizadas ou outros conteúdos que não são mais importantes, você deve alterar ou remover essas peças.

Você pode manter o conteúdo e continuar utilizando-o em suas estratégias

Fonte: Freepik

Criar

A criação de conteúdo entra em cena quando você vê lacunas que precisam ser preenchidas. Seja um tópico que você não tenha abordado ou alguma novidade relevante para o setor, há sempre oportunidades de criar novos conteúdos de alta qualidade. Ao criar esse novo conteúdo, lembre-se de fazer as perguntas-chave para garantir que ele seja qualificado para passar na próxima auditoria.

Veja também  5 dicas para dar personalidade ao conteúdo da sua marca

É importante observar que o processo de auditoria de conteúdo não acontece da noite para o dia. Se você tem um site grande com muito conteúdo, é importante saber que ele pode demorar, especialmente dependendo de quantas pessoas estão trabalhando nesse projeto.

Auditoria de conteúdo é essencial para o seu blog

Fonte: Freepik

Embora o processo de auditoria de conteúdo leve muito tempo e esforço, é algo que vale a pena. Investir nele ajudará sua empresa a obter sucesso de várias maneiras, garantindo que você permaneça no topo dos rankings de busca e ainda aumente sua coleção de conteúdo.

Se você quer ter uma blog e precisa de conteúdo interessante e original, entre em contato com a Agência IMMA, especialista em marketing digital.

Veja também

Conteúdo duplicado: saiba o que é

Conteúdo duplicado: saiba o que é

By | Marketing de Conteúdo

No mundo do SEO, sempre nos dizem para evitar conteúdo duplicado porque isso tende a gerar resultados indesejados. Mas por quê? Como isso afeta o SEO e o ranqueamento do site? Você sabia que até mesmo blocos de conteúdo semelhantes podem ser considerados conteúdos duplicados pelos mecanismos de busca? Leia o artigo e saiba mais.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK