O analista de mídias sociais, ou social media, tem ganhado cada vez mais espaço no mercado do marketing digital. Esse profissional é responsável pela gestão de redes sociais distintas de uma mesma empresa ou de diversos clientes. Isso dependerá da forma como ele trabalha. Todo esse gerenciamento é essencial para construir a imagem da marca online.
Conforme as redes sociais têm crescido, como Facebook, Instagram e Twitter, o trabalho do analista de mídias sociais tem se tornado cada vez mais específico. Por isso, quando o profissional possui especializações e cursos na área, ele é muito mais valorizado no mercado. Confira neste artigo mais informações sobre o social media.
O que faz o analista de mídias sociais
Muita gente acha que o analista de redes sociais fica apenas fazendo postagens nas redes. Esse é um grande erro, pois seu trabalho não se trata apenas disso.
Na verdade, o profissional é encarregado de criar, aplicar e estudar os resultados pré-estabelecidos pelas estratégias de marketing digital. A média salarial desse profissional, segundo o site Love Mondays, é de R$ 2.723 por mês. Veja algumas atividades que o social media realiza.
Planejamento de ações
Muita gente usa as mídias sociais apenas como entretenimento, diversão e relacionamento entre amigos e parentes. Entretanto, elas também podem ser muito bem aproveitadas como ferramentas de publicidade pelas empresas. O analista de redes sociais planeja e executa ações de marketing específicas, usando os recursos que as próprias plataformas oferecem.
Relações com usuários
É papel desse profissional firmar relacionamentos saudáveis com os clientes. É o analista de mídias sociais que vai auxiliar na criação da ponte entre os clientes online e a instituição.
Mapeamento de soluções
É essencial que o social media esteja sempre antenado sobre as tendências do marketing na internet. Assim, ele consegue realizar um mapeamento de soluções e técnicas para serem empregadas na rotina do negócio online.
Analisar resultados
Há diversos resultados que um analista de mídias sociais pode, como a própria denominação diz, analisar. Porcentagem de engajamento, retorno de anúncios, número de seguidores e alcance de publicações são alguns deles. Sondando esses resultados, é possível avaliar como está sendo o retorno das ações.
Elaboração de relatórios
Depois de planejar, criar, executar e analisar as estratégias que foram aplicadas nas redes sociais, o profissional precisa formular relatórios. Esses relatórios devem mostrar todos os dados e resultados obtidos com as ações que foram aplicadas.
Além disso, o analista de mídias sociais também precisa revelar o retorno financeiro que essas atividades promoveram. Com esses relatórios analisados, a empresa saberá quais lucros estão sendo adquiridos através das estratégias de marketing digital.
Qualificações necessárias para ser um analista de mídias sociais
- Ser heavy user de redes sociais. O bom profissional precisa possuir perfis pessoais perfeitos e entender bem a finalidade e como usar cada rede social;
- Graduação (Comunicação Social, Publicidade, Marketing, etc) ou bastante experiência na área;
- Precisa estar sempre por dentro dos assuntos atuais e gostar de consumir diversos tipos de conteúdos e em diferentes formatos;
- Conhecer as principais ferramentas das plataformas de redes sociais e possuir domínio completo das mais populares e importantes;
- Possuir ótimas habilidades de comunicação, ser criativo e ter mente analítica, focada em dados e análises de diversas métricas e resultados.
O analista de mídias sociais é um profissional super importante para o seu negócio. Se você quer criar consciência de marca online, contar com ele é fundamental. Entretanto, não são somente as redes sociais que constroem a reputação da sua empresa. O ideal é contar com uma agência de marketing na internet para criar um plano completo para sua empresa.
Qual a importância de ter um analista de mídias sociais?
A mídia social surgiu como um canal poderoso para empresas, produtos e serviços criarem conexões com os clientes. A melhor maneira de medir a eficácia das mídias sociais é ter uma equipe dedicada para monitorar e analisar os dados.
Os empregos de analista de mídia social e gerente de mídia social são alguns dos empregos de crescimento mais rápido nos próximos 10 anos.
Se você deseja ter sucesso nos negócios, é importante ter um analista de mídia social a bordo. Isso ocorre porque eles podem analisar o público e prever que tipo de conteúdo terá sucesso. Eles também podem trabalhar com outros membros de sua equipe para criar conteúdo que irá ressoar com os dados demográficos em suas redes sociais.
Ou seja, uma organização não pode esperar crescer e prosperar sem saber do que seus clientes estão falando. É importante ter um analista de mídia social que monitore todas as conversas que acontecem nos canais de mídia social e ajude a identificar as principais questões relacionadas aos clientes.
Os analistas de mídia social ajudam as empresas com seus objetivos de marketing, ajudando-as a descobrir qual conteúdo está funcionando em seus canais de mídia social e qual conteúdo não está funcionando.
Esse conhecimento ajuda as empresas a decidir quais postagens devem postar mais em seus canais de mídia social para obter mais engajamento de seus seguidores.
Invista na gestão de redes sociais com a ajuda de uma agência de marketing digital
A mídia social é um canal de marketing novo e emergente, e esse novo território é difícil de navegar sozinho. A melhor maneira de obter tração nas redes sociais é aproveitando a ajuda de uma agência que cria campanhas nas redes sociais.
Uma agência de marketing digital pode dedicar mais tempo e recursos à sua conta do que você mesmo. Eles obterão mais engajamento do que você, obterão mais seguidores do que você, obterão mais compartilhamentos do que você, obterão mais curtidas do que você.
Portanto, se você está procurando taxas de engajamento mais altas em seus canais de mídia social, invista em uma boa empresa de marketing digital, como a Agência IMMA.