Analista de mídias sociais: saiba mais sobre o que esse profissional faz

O analista de mídias sociais, ou social media, tem ganhado cada vez mais espaço no mercado do marketing digital. Esse profissional é responsável pela gestão de redes sociais distintas de uma mesma empresa ou de diversos clientes. Isso dependerá da forma como ele trabalha. Todo esse gerenciamento é essencial para construir a imagem da marca online.

Conforme as redes sociais têm crescido, como Facebook, Instagram e Twitter, o trabalho do analista de mídias sociais tem se tornado cada vez mais específico. Por isso, quando o profissional possui especializações e cursos na área, ele é muito mais valorizado no mercado. Confira neste artigo mais informações sobre o social media.

Plano de gestão de mídias sociais

O que faz o analista de mídias sociais

Muita gente acha que o analista de redes sociais fica apenas fazendo postagens nas redes. Esse é um grande erro, pois seu trabalho não se trata apenas disso. Na verdade, o profissional é encarregado de criar, aplicar e estudar os resultados pré-estabelecidos pelas estratégias de marketing digital. A média salarial desse profissional, segundo o site Love Mondays, é de R$ 2.723 por mês. Veja algumas atividades que o social media realiza.

Planejamento de ações

Muita gente usa as mídias sociais apenas como entretenimento, diversão e relacionamento entre amigos e parentes. Entretanto, elas também podem ser muito bem aproveitadas como ferramentas de publicidade pelas empresas. O analista de redes sociais planeja e executa ações de marketing específicas, usando os recursos que as próprias plataformas oferecem.

Analista de mídias sociais: saiba mais sobre o que esse profissional faz

Fonte: Freepik

Relações com usuários

É papel desse profissional firmar relacionamentos saudáveis com os clientes. É o analista de mídias sociais que vai auxiliar na criação da ponte entre os clientes online e a instituição.

Mapeamento de soluções

É essencial que o social media esteja sempre antenado sobre as tendências do marketing na internet. Assim, ele consegue realizar um mapeamento de soluções e técnicas para serem empregadas na rotina do negócio online.

Analisar resultados

Há diversos resultados que um analista de mídias sociais pode, como a própria denominação diz, analisar. Porcentagem de engajamento, retorno de anúncios, número de seguidores e alcance de publicações são alguns deles. Sondando esses resultados, é possível avaliar como está sendo o retorno das ações.

O que faz o analista de mídias sociais

Fonte: Freepik

Elaboração de relatórios

Depois de planejar, criar, executar e analisar as estratégias que foram aplicadas nas redes sociais, o profissional precisa formular relatórios. Esses relatórios devem mostrar todos os dados e resultados obtidos com as ações que foram aplicadas.

Veja também  O Twitter está ficando mais inteligente: por que isso é importante?

Além disso, o analista de mídias sociais também precisa revelar o retorno financeiro que essas atividades promoveram. Com esses relatórios analisados, a empresa saberá quais lucros estão sendo adquiridos através das estratégias de marketing digital.

O analista de mídias sociais precisa ser criativo

Fonte: Freepik

Qualificações necessárias para ser um analista de mídias sociais

  • Ser heavy user de redes sociais. O bom profissional precisa possuir perfis pessoais perfeitos e entender bem a finalidade e como usar cada rede social;
  • Graduação (Comunicação Social, Publicidade, Marketing, etc) ou bastante experiência na área;
  • Precisa estar sempre por dentro dos assuntos atuais e gostar de consumir diversos tipos de conteúdos e em diferentes formatos;
  • Conhecer as principais ferramentas das plataformas de redes sociais e possuir domínio completo das mais populares e importantes;
  • Possuir ótimas habilidades de comunicação, ser criativo e ter mente analítica, focada em dados e análises de diversas métricas e resultados.

O analista de mídias sociais é um profissional super importante para o seu negócio. Se você quer criar consciência de marca online, contar com ele é fundamental. Entretanto, não são somente as redes sociais que constroem a reputação da sua empresa.

O ideal é contar com uma agência de marketing na internet para criar um plano completo para sua empresa. A Agência IMMA pode te ajudar! Entre em contato e faça um orçamento.

Veja também

Saiba como aumentar o engajamento no Facebook

Saiba como aumentar o engajamento no Facebook

By | Gestão de Mídias Sociais

Para uma pequena empresa, pode ser um grande desafio aumentar o engajamento no Facebook. Entretanto, existem dicas que podem ajudar a melhorar seu relacionamento com o público nessa rede. O Facebook é considerado como a mídia social mais popular da internet, contando com mais de 2 bilhões de usuários ativos.

Veja também  4 dicas para maximizar as ferramentas do LinkedIn
Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK