Não é segredo para ninguém que o vídeo tem ocupado cada vez mais espaço nas redes sociais, especialmente no Instagram e no Facebook. Nós, como seres humanos, nos relacionamos bem com peças narrativas, especialmente se a mensagem é visual, comovente, relevante, engraçada ou envolvente. Por isso, confira algumas dicas para maximizar o impacto dos vídeos nas mídias sociais.
Como somos criaturas emocionais, mensagens de vídeos nas mídias sociais, sejam elas simples e/ou segmentadas, podem alterar a perspectiva que temos sobre uma ideia ou empresa, de uma forma que nenhum argumento de venda jamais conseguirá.
Mesmo que um vídeo no Facebook ou no Instagram não se torne viral, uma única peça pode aumentar significativamente o alcance social de uma empresa.
De acordo com um estudo da Locowise, são os vídeos no Facebook que possuem maior probabilidade de atingir e engajar o público.
Se você ou sua empresa não estiverem utilizando esse recurso para alcançar mais pessoas, pode ter certeza de que você está desperdiçando uma ótima oportunidade. A otimização de campanhas com vídeos nas mídias sociais deve ser um aspecto essencial de qualquer estratégia de marketing digital.
Veja, então, nossas dicas para maximizar o impacto dos vídeos nas mídias sociais.
Veja 7 dicas para maximizar o impacto dos vídeos nas mídias sociais
Entregue sua mensagem no início do vídeo
A maioria dos vídeos no Facebook e Instagram são curtos, com aproximadamente 1 a 2 minutos de duração. Isso é totalmente o contrário da maioria dos vídeos do YouTube, que normalmente são de 10 a 15 minutos. No YouTube, os usuários costumam pesquisar por esses vídeos mais longos e pretendem assisti-los, independentemente do tamanho.
Já no Facebook e no Instagram, no entanto, os usuários geralmente não buscam conteúdo em formato longo. Ao invés disso, os descobrem rolando o feed. Como esse tipo de envolvimento é superficial e não intencional, é vital que você entregue sua mensagem o mais cedo possível para atrair o público.
Pessoas ocupadas têm períodos curtos de atenção. Então, você tem apenas alguns segundos para convencê-las a assistir seu vídeo.
Geralmente, vídeos do Facebook e do Instagram que mostram suas mensagens antecipadamente recebem muito mais envolvimento. Se você conseguir fazer isso sem adicionar um discurso de vendas muito incisivo, esse método é ainda mais eficaz.
Embora muitas vezes seja necessária uma determinada configuração ou contexto para uma piada ou narrativa, o mais sensato é encurtar ou alterar essas informações de modo que os espectadores tenham seu interesse despertado desde o início.
Isso pode incluir elementos visuais sofisticados, dicas sutis de marca, um fato, uma declaração… Ou ainda uma pergunta que atraia imediatamente o espectador tornando-se, efetivamente, seu gancho.
Otimize para celular
A maior parte das exibições de vídeos do Facebook é feita via dispositivos móveis. Além disso, o uso do Instagram é quase que completamente móvel. Por isso, é essencial que seus vídeos sejam otimizados para visualização em smartphones. Se você não formatar esses vídeos corretamente, estará perdendo várias oportunidades para engajar usuários.
Hoje, não é opcional ter uma estratégia social viável que ignora a formatação mobile. Afinal, cada um de nós tem, ao menos, um dispositivo desse tipo. Seria estupidez não considerar a prevalência do uso dessa tecnologia.
Seu conteúdo deve ser formatado para celular ou você perderá a maior parte do seu público.
Legendas são fundamentais
Como a maioria dos usuários está no celular e os vídeos sociais nativos são reproduzidos automaticamente no modo mudo, é importante que eles tenham legenda. É pouco provável que um usuário ligue o som de um vídeo, principalmente se estiver na rua. Um estudo da Digiday descobriu que 85% dos vídeos do Facebook são vistos sem som, apesar da opção para ativá-lo.
Vídeos são narrativas visuais em sua essência. Embora o diálogo seja importante, seus vídeos devem ser capazes de contar sua história.
Além disso, devem envolver os espectadores com pouco ou nenhum diálogo ou até mesmo sem som. Portanto, ao criar conceitos para seus vídeos nas mídias sociais, certifique-se de que eles possam transmitir sua mensagem sem música ou som.
Utilize texto, legendas e imagens interessantes no lugar do som. Lembre-se que as pessoas também não querem ler o tempo todo. Use legendas de maneira eficaz e com moderação para maximizar o impacto dos vídeos nas mídias sociais.
Saiba quais métricas são importantes
Existem várias métricas relevantes que devem ser levadas em conta ao criar e acompanhar um vídeo nas redes sociais. Elas, praticamente, devem ser monitoradas durante toda a sua vida útil. Isso porque oferecem informações sobre o impacto do seu vídeo nas metas gerais de marketing do seu negócio. Além disso, as métricas podem ser usadas para melhorar a campanha ou mesmo a otimização do vídeo.
Algumas das principais métricas a serem acompanhadas são:
- Envolvimento: mostra o número de vezes que alguém agiu em sua publicação clicando, compartilhando, reagindo ou comentando o vídeo;
- Alcance: número de pessoas que visualizaram seu vídeo, seja por meio de métodos orgânicos ou pagos;
- Impressões: mede a visibilidade dos seus vídeos e conta o número de vezes que foi visto no total;
- Tráfego de referência: o número de visitantes que seu site recebe do Instagram ou Facebook;
- Retenção de vídeo: mede por quanto tempo o usuário médio assiste seu vídeo antes de rolar ou clicar fora dele.
Use vídeo para construir o contexto em torno de um produto
Um vídeo oferece a oportunidade de exibir seu produto, despertar o interesse das pessoas ou até vender sua marca. Ele permite que você, por exemplo, simule uma experiência na loja. Se feito corretamente, isso poderá melhorar a descoberta de produtos, instruir os espectadores sobre sua marca e até levar a uma venda.
Anúncios em vídeo do Facebook devem complementar os anúncios tradicionais
Em 2017, o Facebook fechou seu programa de categorias de parceiros, que anteriormente permitia que os anunciantes segmentassem comportamento de clientes fora do Facebook. Isso afetou as empresas que dependiam de dados de terceiros para segmentação e prospecção.
Além disso, graças as mudanças no algoritmo em 2018, menos anúncios de marcas e empresas passaram a ser visualizados na página principal. Essa promoção de conteúdo é positiva para os usuários, mas não para os anunciantes. Por causa disso (e de outras coisas) os anúncios do Facebook devem apenas complementar outros métodos tradicionais de publicidade.
Stories e o formato vertical de vídeo
Como a maioria dos usuários usa dispositivos móveis, eles tendem a manter os telefones na vertical e a percorrer o conteúdo dessa maneira. A ergonomia de como os usuários seguram seus telefones, combinada com suas tendências de visualização, forçou os criadores de conteúdo a se adaptarem e responderem, dando origem à popularidade do vídeo vertical.
Agora, tem-se a oportunidade e o desafio de contar uma história e compartilhar sua marca nesse formato. Naturalmente, um vídeo vertical exige filmar de maneira que a cena tenha menos profundidade e seja mais próxima, já que os espectadores não têm a conveniência de um formato widescreen. Isso pode criar vídeos mais íntimos, próximos e imediatos.
Os vídeos na sua gestão de redes sociais são ferramentas muito eficientes para alcançar o público e é absolutamente essencial que você otimize sua estratégia de marca para utilizar esses métodos. Lembre-se de que a maioria dos usuários está no celular, tem pouco tempo de atenção e assiste sem som; por isso, você deve criar conteúdo pensando nestes detalhes.
Se você conseguir realizar essa produção de maneira consistente e eficaz, certamente irá maximizar o impacto dos vídeos nas mídias sociais e, consequentemente, de suas campanhas de marketing.
Caso você prefira usar aqueles aplicativos para criação de vídeos mais impactantes, saiba que existem sites que também fornecem o serviço de criação e edição de vídeo, como por exemplo o Wave Video ou o Invideo.
Se ficou alguma dúvida, comente, curte e compartilhe. Não perca a oportunidade de contar com a ajuda de uma agência de marketing digital como a Agência IMMA.