Às vezes, saber as principais formas de variar o conteúdo no Twitter é uma verdadeira luta. Afinal, como podemos criar variedade de conteúdo com uma plataforma que limita o tamanho do que queremos postar? A plataforma pode não ser repleta de ferramentas que permitem uma variedade de formatos de comunicação, mas, mesmo assim, é uma rede social bem complexa de se obter sucesso.
O importante, antes de tudo, é entender que cada rede social tem suas próprias características e, além disso, os usuários também têm características diferentes em cada mídia. Por isso, a comunicação não é única para cada um, devendo a empresa saber se comunicar em cada rede social.
No caso do Twitter, é importante que a gente cite que essa é uma rede com traços textuais bem fortes, mas são textos bem objetivos e curtos, o que se torna uma grande preocupação aos comunicadores. Além disso, o Twitter tem a ferramenta do Trends, que permite a análise de assuntos mais comentados, permitindo que a empresa “surfe” nas tendências das redes sociais com a produção de conteúdo voltado a esses assuntos.
Confira 7 formas de variar o conteúdo no Twitter e deixe sua página nesta rede social ainda mais interessante:
1. Crie uma enquete no Twitter: pesquisas são espinha dorsal de qualquer boa decisão de negócios, então por que não perguntar a comunidade do Twitter sua opinião através de uma enquete? Você pode executar uma enquete utilizando uma conta pessoal ou comercial por até sete dias. As pessoas que participam recebem uma notificação de alerta sobre os resultados finais.
Considere cuidadosamente a pergunta que será usada na enquete para atrair o interesse e o envolvimento do maior número de seguidores. Afinal, ela pode gerar insights para a criação de conteúdo para esta e outras plataformas sociais.
Para criar uma pesquisa no Twitter, basta iniciar um novo tweet e clicar no ícone “Add Poll”. Sua pergunta da votação segue os formatos tradicionais de um tweet e você terá 140 caráteres a trabalhá-la. Em seguida, adicione as respostas. O Twitter permite adicionar quatro respostas com 25 caracteres cada. Adicione a hashtag #twitterpoll e outra relevante ou de tendência para o tweet ter mais alcance.
Você pode promover a sua pesquisa do Twitter em outras redes sociais ou inseri-la em uma postagem no blog. Considere entrar em contato com influenciadores da sua comunidade para pedir que eles façam a pesquisa e deem um retweet, mas apenas se é relevante para o seu trabalho. Além disso, tenha em mente que eles podem pedir algo em troca.
Uma vez acabada a pesquisa, tweet os resultados, poste nas outras redes sociais e crie um post no blog, de preferência incluindo opiniões de especialistas e da própria empresa sobre os resultados para mostrar autoridade na área.
2. Use o Periscope: transmitir vídeos ao vivo com o Periscope, que é a ferramenta nativa do Twitter, é uma ótima opção para mostrar eventos ao vivo e variar o conteúdo. Aproveite que você já está transmitindo ao vivo e em tempo real seu evento e incorpore a transmissão ao seu site para melhorar o alcance e a acessibilidade.
Não se esqueça de algumas semanas antes começar a promover a transmissão e usar uma hashtag para o evento, que pode ser criada por você ou pelos organizadores. Isso também aumenta o alcance e atrai pessoas interessadas no evento.
3. Poste notícias com links para o site da sua empresa: links em tweets fornecem oportunidades inestimáveis de gerar tráfego para o seu site. Isso também ajuda a mapear quais assuntos e temas tem mais aderência junto aos seguidores do Twitter, o que pode ajudar na criação de conteúdo.
Quando você compartilha um link para seu site no Twitter, pense sobre como a imagem, o título e a descrição serão exibidos no feed dos usuários. Se você tem um blog em WordPress, você pode gerenciar isso usando o plugin Yoast SEO.
4. Invista em tendências: considere também as outras notícias que estão dominando o Twitter e pense na possibilidade de interagir com essas histórias. Mas só faça isso se o assunto for relevante para sua empresa. Falar em tendências só para gerar buzz nem sempre é bem visto pelo público.
Uma maneira de rastrear potenciais histórias para interagir é monitorar as tendências no Twitter. Eles são mostrados no lado esquerdo do feed do Twitter para desktop. Em dispositivos móveis, é preciso clicar na barra de pesquisas do aplicativo para ter acesso aos Trending Topics do dia.
A vantagem de verificar essas tendências é que o Twitter leva em conta sua localização geográfica e as pessoas que você segue para selecionar o que irá aparecer nos Trending Topics. Portanto, se estiver ocorrendo algo de muito relevante no seu nicho, você logo saberá, e também terá acesso a notícias e eventos mundiais dependendo de quem você segue.
5. Marque influenciadores ao mencionar conteúdos: uma ótima maneira de aumentar o alcance é através de retweets e menções. Quando se está citando conteúdos de outras pessoas, é importante citar a fonte, principalmente em se tratando de influenciadores. Isso também ajuda a melhorar o relacionamento com essas pessoas e pode fazer com que a própria empresa seja ainda mais citada.
6. Publique vídeos nativos: o Twitter estendeu sua duração de vídeo nativo para 140 segundos, dando mais tempo para as pessoas se expressarem e para os seguidores se envolverem. Postar vídeos é sempre uma opção inteligente, pois eles tendem a gerar mais aderência e engajamento junto ao público.
Para sua empresa, considere a criação de um vídeo diário ou semanal com uma dica para ajudar na resolução de um problema, uma atualização sobre a própria empresa ou até a apresentação de um produto. A criação de vídeos regulares faz com que as pessoas retornem periodicamente a página para saber o que há de novo.
7. Faça uma curadoria de Momentos no Twitter: criar Momentos no Twitter permite que se mantenha uma curadoria de posts que foram destaque, além de facilitar localizar materiais sobre eventos, conversas, histórias, notícias, tendências e até hashtags. Você pode, por exemplo, criar Momentos depois de se apresentar em eventos para ter esse material arquivado para usar para variar o conteúdo do Twitter.
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