4 erros que prejudicam o engajamento nas redes sociais

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
09/03/2021
Gestão de Mídias Sociais

O engajamento é uma das principais métricas para o sucesso nas redes sociais. Por isso, é sempre importante ficar atento para o que pode prejudicar esse fator nos perfis de uma marca. Sendo assim, neste artigo, separamos os 4 principais erros que prejudicam o engajamento nas redes sociais para você evitar. Continue com a leitura para descobrir que erros são esses!

Descubra quais são os 4 principais erros que prejudicam o engajamento nas redes sociais

Quando falamos de engajamento, estamos falando de números. Mas, nas redes sociais, é comum achar que isso equivale ao número de seguidores de um perfil ou página. Na realidade, é mais complexo: Os números em questão se referem ao nível de interações que uma postagem recebe, sejam essas curtidas, comentários ou compartilhamentos.

Portanto, fica claro que ter muitos seguidores não basta para conseguir bons níveis de engajamento. É por essa razão que a estratégia de comprar seguidores em sites como o Instagram, por exemplo, não é efetiva. O melhor para a marca é ganhar seguidores de forma orgânica, que realmente se interessem pelo conteúdo do perfil, pois é assim que se ganha interações.

Mas que tipo de estratégia pode prejudicar uma empresa nesse quesito? Para ajudar você a responder essa pergunta, vamos apresentar as 4 principais armadilhas que você deve evitar para garantir um bom engajamento para as redes sociais da sua marca. Confira!

4 principais erros que prejudicam o engajamento nas redes sociais

Fonte: Freepik

Esquecer da comunicação visual

Nas redes sociais, os principais veículos de comunicação são visuais. Isso se comprova através do fato de que postagens com imagens recebem mais interações do que posts com apenas texto.

Existem muitas razões para isso. Em primeiro lugar, imagens têm mais sucesso para atrair a atenção do usuário. Elas fazem com que um post se destaque em meio ao fluxo intenso de conteúdo do feed.

Mas não para por aí. As imagens transmitem ideias de forma mais rápida do que um texto. Por isso, são posts mais adequados para o compartilhamento. E um usuário compartilhar uma postagem é extremamente positivo para os níveis de interação que ela recebe.

Postar raramente ou excessivamente

Quando o assunto é frequência de postagens em redes sociais, o ideal é prezar pela moderação. Isso porque tanto postar raramente quanto postar demais pode prejudicar o perfil da marca.

Os posts excessivos são negativos para o número de seguidores, que pode cair quando usuários começarem a se incomodar com o excesso de conteúdo. Já postar raramente afeta negativamente o algoritmo da página, pois, em sites como o Instagram, por exemplo, a frequência reduzida faz com que menos pessoas vejam quando você postar algo.

Desse modo, é crucial estabelecer uma frequência razoável de postagens nos perfis da sua marca. Qual será a frequência vai depender muito da rede social em si (é, por exemplo, muito mais aceitável postar múltiplas vezes no Twitter do que no Facebook por dia), mas de forma geral, duas ou três vezes por semana é uma boa rotina para dar início à uma estratégia.

Principais redes sociais para utilizar nas empresas

Não responder os comentários

O principal erro que prejudica o engajamento nas redes sociais é não responder os comentários de uma postagem. Para uma empresa, é crucial incentivar que os usuários comentem nos seus posts. E a melhor forma de fazer isso é respondendo os comentários.

Isso é especialmente válido no início, quando um post tende a receber poucos comentários. Depois, quando o perfil for maior, o ideal é selecionar alguns para responder por vez.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Não contratar uma agência de marketing digital

Se você precisa saber sobre erros que prejudicam o engajamento nas redes sociais, a melhor opção é deixar o gerenciamento dessas redes nas mãos de uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA. Entre em contato e faça um orçamento para obter mais informações!

4 dicas básicas de marketing de redes sociais que você precisa conhecer

Se você usa a internet regularmente, é muito provável que tenha um perfil em alguma rede social. Seja o Facebook, o Twitter ou o Instagram, essas plataformas se tornam espaços essenciais para a socialização cotidiana. As pessoas as usam para se informar a respeito das notícias do mundo, para conversar com os amigos, e para procurar produtos ou serviços.

É por conta dessa última função que o marketing de redes sociais se torna tão importante. Para uma empresa, estar presente nesses espaços pode ser o caminho ideal para alcançar um novo público. Mas como fazer isso de maneira efetiva?

Felizmente, existem muitas maneiras de fazer sucesso com o marketing de redes sociais. A seguir, então, vamos apresentar algumas dicas básicas que podem ajudar você nesta tarefa. Confira!

Escrevendo conteúdos de qualidade para redes sociais

Crie uma identidade visual forte

A comunicação visual é essencial para o marketing de redes sociais. Isso porque, nas mídias sociais, o conteúdo visual chama a atenção dos usuários. Desse modo, ter uma identidade visual forte torna o perfil da sua marca mais memorável para o público, aumentando as suas chances de ganhar seguidores.

Existem muitas formas de criar uma identidade visual nas redes sociais. Um primeiro passo eficiente é estabelecer uma paleta de cores para a marca. Essa paleta deve ser seguida em todos os conteúdos postados nas mídias sociais, criando um senso de coerência.

Também é importante escolher elementos gráficos que refletem a imagem que se quer construir da empresa. Dessa forma, o público vai entender com mais facilidade a essência que a marca deve passar.

Redes sociais a favor da sua empresa

Fonte: Freepik

Não compre seguidores

Como qualquer outra estratégia de marketing digital, o marketing de redes sociais requer paciência. O crescimento de um perfil ou página pode demorar, e é preciso não se deixar desencorajar mesmo sem resultados imediatos.

Acima de tudo, não se deve ceder à tentação de comprar seguidores. Essa estratégia é uma forma artificial de inflar os números de um perfil para fazê-lo parecer mais popular do que realmente é. Para uma empresa, é uma péssima escolha, pois além de não trazer possíveis clientes, pode resultar na sua página sendo penalizada pela plataforma. Assim, procure fazer o seu número de seguidores crescer de forma orgânica.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Crie conteúdo informativo

O marketing de conteúdo é fundamental para o sucesso nas redes sociais. Afinal, você deve postar com regularidade, e nem todo post deve estar promovendo serviços ou produtos da sua empresa. Também é uma boa ideia postar conteúdo informativo e relevante para os seus seguidores.

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