A rede social explodiu em popularidade desde seu lançamento em 2010. Agora, com mais de 500 milhões de usuários ativos mensais, diversas empresas tem procurado saber como tornar sua marca mais forte no Instagram.
As empresas têm utilizado a plataforma para promover produtos e serviços desde sempre. Agora que existem mais recursos voltados para os negócios, bem como um novo algoritmo dedicado a esse tipo de perfil, parece ser cada vez mais difícil para uma empresa se destacar no Instagram.
Semelhante ao algoritmo do Facebook, o Instagram quer apresentar a seus usuários posts interessantes e que não sejam considerados invasivos ou pouco relevantes, como spams, conteúdos de negócios e mensagens empresariais. Por esse motivo, o algoritmo da famosa rede social prioriza mensagens de amigos e família e não de empresas.
Mas, com um pouco de criatividade e as ferramentas certas, é possível manter o crescimento do perfil no Instagram.
Confira 5 dicas para tornar sua marca mais forte no Instagram
Publicar imagens de boa qualidade
No Instagram é tudo sobre o envolvimento visual. Por isso, a qualidade das imagens é extremamente importante. O público está acostumado a ver imagens brilhantes, coloridas, com filtro e envolventes. Ao compartilhar conteúdos sem graça ou pouco inspirados é bem provável que as pessoas não prestem atenção em suas atualizações.
No Facebook, o público tende a “perdoar” mais facilmente posts sem graça e com imagens de baixa qualidade, mas os seguidores do Instagram são bem exigentes quanto a parte visual e menos propensos a esquecer esses deslizes.
Não é preciso levar uma câmera fotográfica profissional para todos os cantos para fazer imagens de alta qualidade para postar no Instagram. Acima de tudo, esse é um aplicativo para dispositivos móveis e, se você tem um smartphone mais recente, é provável que sua câmera tenha capacidade para gerar fotos com qualidade suficiente para o Instagram.
Quem acha que nunca consegue tirar uma boa foto pode seguir estas dicas para deixar sua marca mais forte no Instagram:
- Tire fotos mais de perto, pois câmeras mais novas podem focar e capturar detalhes surpreendentes, o que é ótimo para fotos de produtos;
- Prefira se aproximar do objeto a usar o zoom, pois as imagens podem ficar granuladas e distorcidas;
- Não aplique um filtro só porque ele está disponível. Utilize-o porque ele é pertinente, valoriza sua imagem e ajuda na criação de uma identidade visual;
- Não use o desfoque artificial, tente consegui-lo naturalmente com sua câmera;
- Evite utilizar flash;
- Tente ângulos diferentes;
- Concentre-se em um assunto de cada vez;
- Use imagens interessantes, engraçadas e que gerem vontade de compartilhar.
Conheça as tendências e use-as
Preste atenção nas tendências do momento, tanto no Instagram quanto em toda a web. Hashtags às vezes transitam de um canal social para outro. Vale visitar o Twitter e o Facebook sempre. Se você encontrar um tópico que é uma tendência relevante para seu nicho de alguma forma, tente aproveitá-lo para obter atenção e engajamento.
Se uma tendência possui uma ou mais hashtags, certifique-se de usá-las quando escrever as legendas das imagens. Fãs adoram usar hashtags para acompanhar as discussões e ver o que outras pessoas estão dizendo sobre assuntos que lhes interessam. Incluir uma hashtag relevante no seu post pode fazer com que um público muito maior veja o material.
Para realmente ampliar o alcance de suas mensagens, considere o uso da plataforma de anúncios do Instagram. Se você combinar corretamente anúncios pagos com hashtags populares, é provável que sua marca alcance um bom e relevante público, mesmo trabalhando com um orçamento modesto.
Vale ressaltar que, antes de pagar por publicidade, certifique-se de escolher cuidadosamente o público certo. Isso garante que a publicidade paga chegue às pessoas certas.
Divulgue o perfil em outros canais
Para quem deseja mais audiência do que apenas a descoberta da sua marca no Instagram, será preciso um pouco mais de esforço de divulgação, principalmente em outros canais, tanto on-line quanto off-line.
Você pode, por exemplo, oferecer brindes que indiquem o endereço do perfil do Instagram ou pendurar alguns cartazes no seu estabelecimento. As ações off-line às vezes parecem não surtir muito efeito, mas isso ocorre porque elas devem ser feitas por um longo período para demonstrar bons resultados.
Também é possível compartilhar imagens e vídeos do Instagram em outras plataformas para os seguidores de outras redes sociais passarem a seguir sua marca também no Instagram. Aproveite para tentar conseguir o apoio de algum influenciador, para que ele indique seu perfil para os seguidores dele.
Inclua o endereço da conta do Instagram da empresa nas assinaturas de e-mail com uma chamada à ação para seguirem seu perfil. Inclua essas mesmas chamadas em seu material de marketing de conteúdo divulgado no site e/ou no blog. Com certeza isso ajudará a deixar marca mais forte no Instagram.
Acompanhe os posts e descubra o que é popular
Saber o que é atraente para seu público é fundamental para chamar atenção dele. Esse trabalho deve ser feito com ainda mais cuidado no caso de marcas e empresas, principalmente quem deseja conseguir várias interações.
Você pode encontrar muita inspiração seguindo outras marcas no Instagram. Assim, você acompanha o que a concorrência está fazendo e descobre as mensagens que conquistam mais engajamento. Procure saber mais sobre o gosto do público e tente aproveitar esse conhecimento com as suas próprias mensagens.
O engajamento importa muito
Uma das maneiras mais eficazes para ser notado em uma gestão de redes sociais é mostrar envolvimento com as pessoas. Isso gera não só a simpatia dos seguidores como também o engajamento do público, que prefere manter contato com uma marca que realmente se envolve com suas necessidades. Veja dicas para criar publicações mais envolventes no Instagram.
Tire um tempo para navegar pelos perfis dos seguidores mais ativos e busque interagir com essas pessoas, especialmente os influenciadores. Ao responder às pessoas e comentar suas imagens, você vai ganhar seguidores regulares que apreciam seu envolvimento natural e não promocional.
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