Dicas para criar publicações mais envolventes no Instagram

Com algumas dicas para criar publicações mais envolventes no Instagram você vai conseguir alcançar o impacto desejado junto a seus seguidores.

Afinal, o Instagram está presente em praticamente todas as estratégias de marketing digital de empresas de todos os portes. Ele é simples de usar e essencialmente visual, o que agrada muito tanto produtores de conteúdo quanto usuários. Confira neste artigo algumas dicas para fazer a sua gestão de mídias sociais.

Dicas para criar publicações mais envolventes no Instagram

Fonte: Freepik.

Compreenda o seu público: antes de fazer qualquer outra coisa, você deve pensar sobre seu público-alvo para tentar entender o que os faz agir. Quais são seus principais problemas? E interesses? O que eles consideram chato? Ter as respostas a todas essas questões pode melhorar a qualidade das suas publicações.

Veja as principais postagens relacionadas ao seu nicho no Instagram e observe os comentários e as opiniões do público. Isso permitirá que você entre mais em sintonia com as pessoas que deseja atingir e se relacionar. Você pode (e deve) usar a sessão de comentários para interagir com seu público-alvo e obter mais informações.

Uma vez que você entende o que as pessoas querem e procuram, fica fácil criar uma lista do que incluir e evitar. Isso torna cada publicação mais segmentada, melhorando conversões e engajamento. É comum que o público seja um pouco difícil no começo, mas, à medida que sua campanha se desenvolve e você ganha mais experiência, fica mais fácil desenvolver essas conexões.

Preste atenção nas chamadas para ação: normalmente, a chamada para ação é a última coisa que você insere na postagem, mas deve ser umas das primeiras a se pensar. Elas estimulam os usuários a realizar algo que você deseja e, por isso, nunca devem ser esquecidas. Para que a audiência se envolva com suas postagens, deve haver um claro apelo à ação indicando o que deve ser feito.

Gestão de mídias sociais

Fonte: Freepik.

Há várias maneiras diferentes de implementar chamadas para ações. Misture-as para evitar ser repetitivo. Os seguidores do Instagram começarão a não prestar atenção as suas chamadas se eles sentirem que estão sempre vendo a mesma coisa. Afinal, se algo não funcionou nas primeiras tentativas, é pouco provável que se torne mais efetivo com o passar do tempo.

Seja uma fonte de notícias: seja qual for seu nicho, tornar-se uma fonte de notícias para o público pode tornar sua página muito mais relevante. Ser uma fonte de notícias significa que os usuários terão ainda mais motivos para seguir seu perfil, além de proporcionar muito material de base para o conteúdo que será publicado.

Apresentar notícias atualizadas mostra que você é uma autoridade na indústria e que sabe o que está acontecendo no mercado. Clientes potenciais podem ser mais propensos a comprar com você ao perceberam que sua marca considera a atualização tão importante quanto a qualidade dos produtos à venda.

Comece com algo chamativo: a primeira frase de cada publicação deve ter como objetivo cativar imediatamente o público. Não use uma abordagem de construção do conteúdo deixando o destaque para o final. Essa abordagem mais jornalística é ótima para jornais e portais de notícia, mas numa rede social a maioria das pessoas não costuma ler publicações enormes até o final.

Veja também  A importância do monitoramento de tweets

Posts no Instagram

Fonte: Freepik.

Mas capturando a atenção do público logo no começo do texto, você vai prendê-lo até o fim e fazê-lo chegar a sua chamada para ação. O processo de começar o texto com algo chamativo pode não ser fácil de dominar, mas é algo que vale muito a pena.

Use hashtags: hashtags podem ser adicionadas a todas as publicações, vinculando-as a palavras-chave específicas. Adicionar hashtags pode aumentar o envolvimento dos usuários em até 12,6%. Elas ajudam no processo de otimização e descoberta de conteúdo, fazendo com que ele seja encontrado, principalmente por usuários que nunca ouviram falar de você.

Um erro comum deve ser evitado é fazer uso de muitas hashtags em uma única publicação. Isso prejudica a estética do post e ainda faz com que ele pareça um spam. Tente limitar o uso de hashtags entre uma e três, deixando as publicações mais naturais e facilitando o entendimento do texto como um todo.

Existem dois tipos de hashtags principais no Instagram. As consideradas de marca são mais exclusivas. Elas não precisam estar relacionadas ao nome da sua marca, mas ao nicho do negócio, ao nome de um produto ou até uma campanha. As hashtags de marca podem não atrair tantos seguidores, mas são ótimas para ajudar seu público a acompanhar suas atividades do Instagram.

Gestão de Mídias Sociais

Fonte: Freepik.

Já as hashtags da comunidade permitem que usuários com ideias semelhantes descubram coisas interessantes ou se aprofundem sobre um determinado assunto. Ao integrar hashtags em suas postagens, você precisa ser criativo. Observe em posts semelhantes quais hashtags foram usadas e não se esqueça de verificar as mais populares pois pode haver alguma relacionada ao seu negócio.

Considere fazer publicações curtas: a capacidade de atenção do usuário médio do Instagram é muito curta. Portanto, suas publicações devem acompanhar esta tendência. Ter como objetivo escrever apenas 125 caracteres é o ideal, porque esse é o número de caracteres que vemos abaixo imagem sem ter que clicar para ver o resto da mensagem.

É claro que é comum usar um número maior de caracteres pois é importante dar acesso fácil a informações vitais. Mas, para obter engajamento máximo, é importante focar mais na imagem do que no texto. Afinal, é nisso que o Instagram quer que os usuários foquem. Por isso, selecione suas imagens com cuidado e combine-as com sua capacidade de criar posts mais curtos.

Faça um rascunho: o esforço de escrever uma postagem para Instagram pode não ser o mesmo dispensado a um artigo, mas isso não significa que você não deve aperfeiçoá-lo antes de clicar em publicar. Crie um primeiro rascunho e, em seguida, edite até chegar a mensagem que você sentir que terá o maior impacto.

Veja também  6 passos para usar o LinkedIn para gerar mais negócios

Instagram

Fonte: Freepik.

À medida que você estiver reescrevendo, procure palavras que adicionem valor a sua mensagem. Lembre-se de que as postagens do Instagram devem ser curtas, então cada palavra conta. Gastar alguns minutos reescrevendo o texto pode melhorar significativamente o envolvimento dos seus seguidores. Este é um processo que vale a pena tornar um hábito.

Faça uma pergunta: considere fazer perguntas em algumas postagens. Uma pergunta aberta encoraja a audiência a interagir deixando um comentário. E vale lembrar que os comentários são importantes na classificação das tendências quando pesquisamos por publicações relacionadas a uma determinada hashtag.

Você pode fazer perguntas em todos os seus posts. Mas quanto mais interessantes elas forem para o usuário, melhor será o envolvimento. Talvez você possa fazer uma pergunta sobre um tema controverso, criando um debate na sessão de comentários e criando um senso maior de comunidade do seu Instagram.

Também faça perguntas relacionadas a imagem publicada, não só perguntando se ela está bonita, mas também desafiando os usuários a pensar sobre ela. Mas não pare por aí: coloque uma chamada para ação para os leitores seguirem na direção dos comentários, realmente incentivando-os a dar uma resposta.

Faça uso de emojis: no passado, o uso de emojis era visto como algo pouco profissional para se incluir em uma publicação do Instagram ou em qualquer conteúdo relacionado a uma marca. Felizmente, isso mudou e atualmente os emojis são universalmente aceitos para todos, até as marcas. Eles são engraçados, fáceis de entender e agregam ainda mais personalidade a suas mensagens.

Posts envolventes no Instagram

Fonte: Freepik.

Como os caracteres usados nas postagens do Instagram são limitados, os emojis podem ser uma ótima ferramenta para obter reações do público sem precisar usar tantos caracteres e ainda contribuir para a beleza informal desta plataforma. Experimente usá-los em alguns posts para ver como seu público se sente em relação a isso, pois o uso de emojis pode não ser adequado para todas as comunidades.

Use citações: não é incomum ficarmos sem inspiração para criar conteúdo. E, quando isso acontecer, lembre-se que usar citações é uma estratégia muito válida. Você pode usar frases de praticamente qualquer pessoa, mas é comum que aquelas ditas por autoridades do nicho ou mesmo personalidades influentes tenham maior impacto.

Citações inspiradoras são muito populares no Instagram e que costumam fazer um imenso sucesso. Por isso, pesquise frases famosas e mantenha uma lista sempre à mão para os momentos de necessidade. Além disso, ao colocar o texto dentro da imagem, você ainda economiza caracteres que podem ser valiosos ao escrever suas mensagens ou adicionar hashtags.

Usar o Instagram ativamente pode ser uma estratégia poderosa para atrair novos clientes e aumentar a consciência da sua marca. No entanto, se você não possui uma metodologia para criar publicações envolventes, pode acabar não obtendo tanto quanto poderia do junto ao seu público.

Comece já a colocar nossas dicas para criar publicações mais envolventes no Instagram em prática e logo você sentirá a diferença.

Veja também  Por que as empresas devem estar nas redes sociais

Veja também

5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags

5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags

By | Gestão de Mídias Sociais

Analisar e medir o sucesso de sua campanha é essencial para o desenvolvimento do marketing de mídia social. Uma maneira de fazer isso é criar o hábito de usar uma hashtag dedicada para cada campanha e, em seguida, rastrear seus resultados. Mas, para isso, você precisará de algum tipo de ferramenta. Veja, então, 5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags.

Read More
4 elementos para uma estratégia de publicidade em mídia social forte

4 elementos para uma estratégia de publicidade em mídia social forte

By | Gestão de Mídias Sociais

Investir numa estratégia de publicidade social é uma ótima ideia: mesmo em meio a competição crescente, os resultados dessas campanhas são, de longe, os melhores quando comparamos com outras formas de publicidade digital. A chave é ter uma estratégia forte, o que requer um pouco mais de raciocínio e planejamento. Conheça, então, 4 elementos para uma estratégia de publicidade em mídia social forte.

Read More
6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social

6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social

By | Gestão de Mídias Sociais

Tentar construir uma marca nas redes sociais sem uma estratégia definida pode ser totalmente contraproducente. Você vai acabar apenas postando um monte de material que não vai fazer muito sentido para os usuários, resultando em nenhum retorno dos seus esforços. Confira, então, essas 6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.