Você sabe quais são as tendências de marketing para 2023? Com o ano de 2020 chegando ao fim, é hora de pensar em resoluções de Ano Novo e em como colocá-las em prática. Isso vale para todos os âmbitos: pessoal, financeiro e profissional. Como empresário, esse é um bom momento para estabelecer novas metas e objetivos para a sua empresa.
E a virada de ano é a época ideal para reavaliar quais estratégias usadas durante 2022 funcionaram bem e quais ainda precisam ser melhoradas. Você pode fazer isso seguindo todo o planejamento de marketing da empresa para o ano de 2022.
Isso porque, ao montar um planejamento de marketing, você acaba traçando metas e objetivos a serem alcançados em curto, médio e longo prazo. Dessa maneira, fazendo uso de métricas para medir os resultados, você pode compreender se o planejamento do ano anterior foi bem ou não.
Essa atitude também ajuda a computar erros que possam ter sido cometidos. Assim, você pode buscar ao máximo possível não repetir esses erros mais, visando uma estratégia mais assertiva para o ano que está começando. Isso mostra o quanto você é preocupado na melhora da empresa.
Dessa forma, os próprios clientes se sentem satisfeitos em consumir produtos de uma empresa que está sempre em busca de melhora, preocupada com erros e acertos e em como os seus stakeholders vão vão lidar com a comunicação da marca.
Por isso, podemos destacar que uma das principais tendências de marketing para 2023 é prestar atenção no feedback e medir os resultados do ano anterior. Isso porque a preocupação com a forma como a marca se comunica é essencial para a imagem e para o sucesso da mesma.
Isso se explica porque a própria comunicação é quem é responsável pela interação entre consumidores e marca, ou até seus leads. É através da comunicação que a marca consegue transmitir ideias e compartilhar conteúdos. Assim, ter uma comunicação efetiva torna-se primordial.
Para ajudar você com essa tarefa, separamos, neste artigo, as 4 principais tendências de marketing para 2023. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!
Descubra quais são as 4 principais tendências de marketing para 2023
O ano de 2022 foi marcado pelo início do fim da pandemia mundial do coronavírus. Com a necessidade de isolamento social, muitas pessoas se viram forçadas a se voltar para o mundo digital para manterem seus negócios vivos. O marketing digital, portanto, passou a fazer parte do dia a dia de empresários que nunca tinham levado essa estratégia a sério antes.
Independentemente do que acontecer em 2023, uma coisa é certa: Uma vez que uma marca adota um plano de marketing digital, o ideal é continuar melhorando-o o máximo que for possível. Por isso, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar você nesta tarefa. Confira!
Faça parcerias com micro influenciadores
O marketing com influenciadores é uma ferramenta mais popular do que nunca. Mas muitos empresários cometem o erro de buscar parcerias com base apenas em número de seguidores, focando em influenciadores com um público imenso.
Essa nem sempre é a melhor opção. Isso porque, mesmo que um influenciador tenha milhões de seguidores, não vai adiantar se o público dele não tiver interesse no que a sua marca oferece. Sendo assim, vale muito mais a pena fazer parcerias com micro influenciadores que atuem em áreas relevantes para a sua empresa. Dessa forma, você tem mais chances de obter novos clientes.
É importante ter muito cuidado na escolha de um influenciador, pois ele vai ser uma espécie de representante da sua marca e, por se tratar de pessoas, é sempre importante checar se a escolhida de fato segue a ideia ética e moral da sua empresa. Caso contrário, um influenciador muito polêmico pode acabar com a credibilidade da marca.
Já vimos grandes marcas acabarem por se envolverem com influenciadores polêmicos e, muitas vezes, mal intencionados. Por isso, é importante entender bem os conceitos da própria marca a fim de buscar uma ótima parceria.
Crie um podcast para a sua marca
O podcast é uma ferramenta de marketing digital que com certeza vai continuar a crescer cada vez mais. Como estratégia, ele é especialmente útil para humanizar a sua marca e aproximá-la dos seus consumidores.
Por conta disso, é uma boa ideia considerar a possibilidade de criar um podcast para a sua empresa. Dessa maneira, você pode explorar um novo formato para o marketing de conteúdo. Assim, é útil também para diversificar a estratégia de produção de conteúdo da sua marca.
Melhore a velocidade do seu site
Como a tendência é que fazer compras online se torne uma opção ainda mais tentadora para os consumidores, é crucial que a loja virtual ou site institucional da sua empresa estejam funcionando bem. E, para ter um funcionamento adequado, o seu e-commerce precisa carregar com rapidez.
Isso significa que as páginas do site não devem demorar mais de 3 segundos para carregar. Sendo assim, torna-se fundamental que você adote medidas para melhorar a velocidade de carregamento do site da sua marca.
Ou seja, quando um site tem o carregamento muito lento, todo o trabalho de atrair o público para ele por meio de conteúdos relevantes acaba não dando certo, já que o índice de rejeição aumenta exponencialmente com sites lentos.
Assim, para que sua captação seja bem efetiva, mantenha seu carregamento bom. Até porque, sites lentos podem até mesmo acabar com a credibilidade de uma empresa, por melhor que ela seja.
Contrate uma agência de marketing digital
Se você precisa de tendências de marketing para 2023, o ideal é recorrer a uma empresa especializada na área. E, para isso, nada melhor do que uma agência de marketing digital.
Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. Contando com uma equipe altamente qualificada, a IMMA oferece diversos serviços de marketing digital que podem ajudar no crescimento online da sua marca em 2023. Entre os destaques, podemos citar nossos serviços de marketing de conteúdo e gestão de mídias sociais.
E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para obter mais informações!