5 principais erros que prejudicam uma estratégia de conteúdo

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
19/01/2021
Marketing de Conteúdo

Você sabe quais são os principais erros que prejudicam uma estratégia de conteúdo? O marketing de conteúdo é uma ferramenta de marketing digital que carrega imenso potencial para qualquer tipo de empresa. Mesmo assim, ele precisa ser utilizado de maneira correta para obter bons resultados.

Isso porque existem muitos erros que prejudicam uma estratégia de conteúdo, e cometê-los pode ser muito danoso para a sua marca.

Dessa maneira, podemos deixar bem claro que trabalhar com produção de conteúdo não é simples, muito menos fácil. Isso se deve pelo fato de que a comunicação é extremamente mutável de acordo com o público a que se destina e com o formato que é produzida.

5 principais erros que prejudicam uma estratégia de conteúdo

Fonte: Freepik

Assim, existem inúmeros objetivos e metas destacadas com a produção de conteúdo, mas sempre com o devido cuidado de produção e pesquisa prévia.

Essa pesquisa se refere a análise que deve ser feita do cenário para qual o conteúdo será criado. Ou seja, se você pretende criar conteúdo para blog, é importante, antes, entender mais sobre a sua própria empresa, pensando em como a sua empresa se posiciona e qual segmento ela está inserida.

Com isso, é possível entender quais são as pessoas interessadas neste segmento, ou seja, o nicho que você pretende se comunicar. Identificando esse público-alvo, pode-se começar a estudar mais sobre ele e, com isso, identificar suas características, necessidades e desejos.

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A partir destes dados colhidos, é possível investir e começar a traçar estratégias de conteúdo pensando neste desejo do público. Isso torna a sua empresa mais relevante e sua comunicação mais assertiva.

Mas, é claro, que para que o conteúdo seja de fato relevante, é preciso investir em um material bem pesquisado, com muita informação, dados e apuração. Isso aumenta a relevância da sua empresa, unir o conteúdo desejado com o material bem pesquisado. Ou seja, um dos principais erros que prejudicam uma estratégia de conteúdo é não pesquisar bem antes de produzir.

Por isso, neste artigo, vamos apresentar 5 desses erros para ajudar você a evitá-los no futuro. Continue com a leitura para descobrir quais são eles!

Descubra quais são os 5 principais erros que prejudicam uma estratégia de conteúdo

Há muitas vantagens em adotar uma estratégia de conteúdo para a sua marca. O marketing de conteúdo pode melhorar a imagem da sua empresa, por exemplo. Além disso, ele também pode melhorar o desempenho do seu site no Google e fazer com que mais usuários encontrem a sua página.

Mas nada disso é possível se existem defeitos fatais na estratégia que a sua empresa escolher. Sendo assim, a seguir, vamos apresentar alguns dos principais erros que devem ser evitados ao montar o plano de marketing de conteúdo da sua marca. Confira!

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Não escolher um público-alvo

O marketing de conteúdo não é uma ferramenta que possa ser usada às cegas. Ele precisa ser direcionado para ser efetivo.

Isso significa que você precisa escolher um público-alvo para o conteúdo da sua marca. Em outras palavras: É necessário entender para quem você está produzindo conteúdo.

Essa seleção de público é um processo no qual você deve determinar quem seria o cliente ideal da sua empresa. Desse modo, você pode moldar as suas estratégias futuras de acordo com as necessidades, problemas e desejos desse perfil de cliente.

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Como já dito anteriormente, toda a criação de conteúdo gira entorno do público para qual a comunicação se destina. Entender o público-alvo significa estar por dentro das suas características e produzir conteúdo de acordo com elas.

Entender o público é saber onde encontrá-lo, com quais postagens ele mais engaja, qual conteúdo mais lhe chama a atenção e, com isso, traçar estratégias de comunicação mais assertivas e que alcancem resultados definitivos.

Não dividir o conteúdo em tópicos

Oura falha que está na lista de erros que prejudicam uma estratégia de conteúdo é não dividi-los em tópicos. Há uma quantidade imensa de conteúdo na internet, e a capacidade de foco dos usuários é limitada. Sendo assim, você deve tornar o seu conteúdo fácil de consumir o máximo que for possível.

Uma maneira eficiente de fazer isso é através da divisão do conteúdo em tópicos. Ao fazer essa organização, você permite que o cliente vá diretamente até o ponto do conteúdo que mais desperta o seu interesse. A consequência, então, é que o seu conteúdo se torna muito mais acessível e atraente.

O próprio SEO indica, em suas métricas, a divisão tópica do conteúdo como ponto fundamental para a aceitação do público, você consegue até se posicionar melhor nos mecanismos de busca.

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Não revisar o conteúdo depois de escrever

A revisão é uma parte fundamental do processo de produção de conteúdo. Isso porque um conteúdo com erros de gramática ou ortografia passa a impressão de desleixo, o que é extremamente negativo para uma empresa.

Por conta disso, procure revisar o seu conteúdo pelo menos uma vez antes de postá-lo. Dessa forma, você pode encontrar erros de digitação e corrigi-los.

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Não otimizar o conteúdo

Todo conteúdo que uma marca produz deve ser otimizado de acordo com as normas de SEO (search engine optimization). Essas normas tornam o conteúdo mais atraente para o algoritmo de plataformas de busca, fazendo com que ele ganhe um rankeamento melhor nas páginas de resultados.

Dessa maneira, um número muito maior de usuários pode encontrar o conteúdo produzido pela empresa. Vale a pena, então, investir em técnicas de otimização.

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Não contratar ajuda especializada

Um dos principais erros que prejudicam uma estratégia de conteúdo ocorre quando um iniciante no assunto tenta planejar tudo por conta própria. O ideal, no caso do marketing de conteúdo, é que uma estratégia seja traçada por especialistas.

Para isso, você pode recorrer a uma agência de marketing digital. Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. A IMMA tem experiência com a produção de conteúdo para empresas de diversos portes, tendo, portanto, o que é preciso para ajudar a sua marca. Entre em contato e faça um orçamento para obter mais informações!

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