Ingressar no mundo do marketing digital, hoje em dia, é crucial para qualquer empresa. Afinal, no mundo todo, são mais de 4 bilhões de usuários na internet. Desses 4 bilhões, mais de 149 milhões são usuários do Brasil. Sendo assim, para uma empresa brasileira, conhecer os princípios básicos do marketing digital é um caminho certeiro para o crescimento. Mas quais são esses princípios? Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre cada um. Quer saber mais? Vem com a gente!
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Conheça o seu público
O marketing digital se baseia muito nas táticas de inbound marketing, ou seja, o marketing da atração. Isso significa que a ideia da maioria das estratégias é atrair o cliente até a sua marca. Desse modo, é preciso, antes de qualquer coisa, ter em mente quem é esse cliente que você deseja atrair.
A isso damos o nome de criação da persona de marketing. A persona de marketing é um perfil de um cliente abstrato, que serve para representar o segmento do mercado para o qual você vai direcionar as suas estratégias. A ideia, então, é que você foque em crescer dentro desse segmento, ganhando clientes fiéis e estabelecendo a sua empresa como uma referência na sua área.
Para criar a sua persona, procure pensar em dados básicos sobre o cliente que você deseja. Qual é o gênero da sua persona? Onde ela mora? Quantos anos tem? A partir dessas informações, você vai poder descobrir quais dificuldades essa persona enfrenta. Como marca, então, o seu papel é oferecer soluções para os problemas do seu público-alvo, vendendo o seu produto com base nas necessidades do seu segmento do mercado.
Um dos princípios básicos do marketing digital é SEO
SEO é uma sigla em inglês que quer dizer search engine optimization, ou, em português, otimização para mecanismo de busca. A sigla se refere a um conjunto de técnicas que visa otimizar um site ou um conteúdo para torná-lo mais atraente para o algoritmo do Google, permitindo um melhor rankeamento nos resultados de buscas.
Por que o SEO é importante para o marketing digital? Porque é através do SEO que você pode multiplicar o alcance da sua marca através de um bom posicionamento no Google. Afinal, o Google recebe em média 63.000 buscas por segundo todos os dias.
Existe, então, um grande potencial de tráfego para atrair se o seu site obter uma boa posição nas primeiras páginas de resultados. E um bom trabalho de SEO pode garantir isso. Por isso, vale a pena se instruir a respeito das técnicas e aplicá-las na sua página ou site.
Não se esqueça do conteúdo visual
A internet é um espaço primariamente visual. Apesar do conteúdo em texto ser importante, o visual é uma parte complementar que não pode ser esquecida. Estudos demonstram que conteúdo visual em um texto aumenta a chance dele ser lido em 80%. Desse modo, torna-se evidente a necessidade de apostar também em imagens ou vídeos no marketing digital.
Saiba mais: Como criar um plano de marketing digital
É preciso sempre monitorar os seus resultados
Por fim, um dos princípios básicos do marketing digital que você precisa conhecer é que todos os seus resultados devem ser monitorados. Isso porque o marketing digital é feito com base em estratégias, e você precisa de resultados para entender se uma estratégia específica funcionou bem ou não.
Uma boa forma de monitorar os seus resultados em marketing digital é através da contratação de uma agência especializada. A Agência IMMA, por exemplo, é voltada para serviços em marketing digital e atende empresas de qualquer porte, buscando sempre melhorar seus resultados e maximizar o efeito de qualquer iniciativa. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!