A URL do seu site consiste em um endereço de link que representa sua organização, produtos e serviços em mecanismos de busca e plataformas sociais. Por isso, tão importante quanto escolher uma boa URL, é saber como otimizá-las. Veja 10 dicas para criar URLs otimizadas.
A estrutura de uma URL importa muito, pois é a sua identidade virtual. Para obter máxima exposição e alcance, você é obrigado a adotar uma estrutura de URL que seja amigável, tanto para os usuários quanto para os motores de busca. Afinal, assim como os usuários digitam um endereço na web, os robôs de pesquisa também visitam sites para classificá-los em uma consulta correspondente.
A estrutura de URLs é significativa para garantir classificações mais elevadas nos motores de busca. Ela determina o alcance e exposições do seu negócio online. As atualizações mais recentes dos algoritmos de mecanismos de busca estão mais focadas em oferecer os melhores sites para os usuários finais. Para os buscadores, cada usuário é encarado como um cliente. Por isso, eles estão se esforçando para entregar os resultados que melhor correspondem às suas pesquisas.
Confira 10 dicas para criar URLs otimizadas
Use palavras simples
Usuários online gostam de lembrar os endereços de seus sites favoritos. Se eles forem muito longos ou complexos, será bem mais difícil lembrá-los. Assim, o uso de palavras simples é uma das principais dicas para criar URLs otimizadas, até porque quando fáceis de pronunciar e lembrar, fará com que essas pessoas acessem mais o seu site. Além disso, podem fazer mais recomendações boca a boca.
Limpe os códigos
Na maioria das plataformas de blogs e e-commerce, códigos de letras e números são adicionados a URL por padrão. Isso as torna feias, menos compreensíveis e com pouco significado para o público em geral. Felizmente, na maioria dos casos, é possível substituir esses códigos por textos significativos.
Canonize páginas com conteúdo duplicado
Publicar o mesmo conteúdo em várias páginas pode fazer com que seu site sofra penalizações de duplicação e plágio. Os motores de busca são bastante sensíveis sobre a singularidade dos conteúdos. Se você tiver o mesmo conteúdo em várias URLs, os robôs de pesquisa podem indicar isso como uma violação da política de direitos autorais.
Duas URLs que estão direcionando os usuários para um conteúdo comum afeta negativamente os rankings do mecanismo de pesquisa. Assim, para fazer com que os motores de busca entendam que o conteúdo é comum, você pode especificar uma URL preferida adicionando tags canônicas. Isso evita que o site marque os conteúdos como duplicados.
Adicione as palavras-chave sabiamente
Uma das dicas para criar URLs otimizadas que você deve se preocupar é a de adicionar palavras-chave do seu negócio às URLs. Isso porque, ao tornar esses links consistentes com títulos de páginas e descrição, é possível causar uma primeira impressão positiva. Porém a maioria dos webmasters tem o hábito de repetir palavras-chave em URLs utilizando métodos diferentes.
Os especialistas sugerem a inclusão de palavras-chave em endereços da web. Inserir frases-chave mais do que o necessário irá prejudicar suas posições nos motores de busca, bem como a experiência do usuário. Conheça o que os especialistas em marketing digital falam sobre o uso de palavras-chave de correspondência exata em URLs, porque as práticas mudam com o passar do tempo.
Mantenha os URLs curtos
Um URL curto é atraente e fácil de lembrar. Em termos de SEO, um URL longo é tratado igualmente como um curto. Entretanto, quando se trata de usabilidade, uma estrutura mais longa cria um monte de problemas. Por exemplo: publicar um URL longo em um fórum ou enviá-lo em um e-mail pode parecer sem sentido para quem lê.
URLs curtas são atraentes no sentido de que os usuários podem facilmente lê-las, entendê-las e lembrá-las. Elas também dão a impressão de que o site tem uma estrutura simples e que se pode facilmente encontrar o que busca. Isso leva os usuários a visitarem mais o seu site, fazendo com que ele fique mais alto no ranking de busca e tenha uma maior taxa de cliques.
Torne a URL consistente com o título
A URL de uma página da web é, muitas vezes, imprensada entre o título e a descrição quando aparece como resultado de uma busca ou compartilhado em mídias sociais. Os usuários dão uma olhada nela e julgam a credibilidade do seu site. Se a URL tiver um título enganoso, os usuários terão menos probabilidade de confiar e clicar.
Na maioria dos posts de mídias sociais é possível escrever na área da legenda quando se compartilha uma URL. Entretanto, a maioria das pessoas deixa o espaço em branco, o que faz com que o site puxe uma descrição automática, ou escreve algo irrelevante, tornando a publicação menos eficaz em fazer os usuários clicarem nela. Por isso, deixe sua URL falar por si mesma tornando-a consistente não só com a página que ela represente, como também com o título da página.
Não use conectivos
O uso de palavras conectivas, como “para”, “mas”, “e”, “de”, dentre outras, em uma URL pode impedir o mecanismo de busca de entender uma frase. Essas palavras comuns podem distorcer o significado de uma frase quando o bot de busca faz sua análise. Por isso, reestruture suas URLs para obter melhores resultados.
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Use separadores de palavras
Para maior legibilidade, use separadores de palavras como um traço (-) ou sublinhado (_). Uma URL é considerada por um usuário se ele puder reconhecer as palavras facilmente. Separar as palavras dentro dela a torna mais legível. Mas saiba que, para os mecanismos de busca, a separação com traços (hífens) é a melhor opção.
Faça melhor uso dos redirecionamentos
A finalidade de um redirecionamento é ajudar usuários e motores de busca a encontrar páginas alternativas na web. Você pode tirar melhor proveito dos redirecionamentos em links quebrados e URLs editadas, mantendo o tráfego constante nesses links. Mas, lembre-se de não abusar dessa estratégia.
Combine as versões com e sem www
As versões com e sem www de seu site são tratadas como entidades separadas. Você pode estar perdendo posições nos rankings de busca se elas são indexadas e classificadas separadamente, pois fatalmente os conteúdos serão identificados como duplicados. Para ter o benefício de seus esforços de SEO, consolide ambas as versões como canônicas.
Faça URls otimizadas com a ajuda de uma agência de marketing digital
A otimização de URLs é uma parte realmente importante do SEO. Além disso, melhora a classificação do seu site e ajuda o usuário a navegar facilmente.
Uma das maneiras mais eficazes de otimizar URLs é usando palavras-chave na URL. Mas agora que você aprendeu 10 dicas para criar URLs otimizadas, você deve se preparar porque tudo no marketing digital muda muito rápido. E que melhor maneira de obter essas palavras-chave do que com um especialista em SEO? Uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA, é capaz de ajudá-lo com isso e também com outros aspectos do SEO.