Há muitas vantagens de ter um e-commerce. Afinal, as lojas virtuais são muito populares na internet, sendo especialmente convenientes para os consumidores.
Mas, para alguém acostumado com o comércio tradicional, talvez a ideia de criar a sua loja eletrônica pareça um pouco intimidante, ou até desnecessária. Isso porque muitos empresários não veêm as vantagens de ter um e-commerce.
Mas é preciso dizer que essa é uma visão míope, pois uma loja eletrônica pode ser muito lucrativa para a sua marca. Nesse artigo, vamos explicar algumas das vantagens de ter um e-commerce, e falaremos um pouco de como você pode proceder para ter o seu. Confira.
Conheça as principais vantagens de ter um e-commerce
Existem muitos benefícios que uma loja virtual pode trazer. No entanto, é preciso antes ressaltar que a sua loja virtual deve ser organizada e, de preferência, otimizada de acordo com as normas de SEO. Do contrário, ninguém vai conseguir encontrá-la ou usá-la.
Ter um e-commerce carrega menos custos
Uma das primeiras vantagens de ter um e-commerce que podemos citar está relacionada aos custos da manutenção de um comércio tradicional. A loja eletrônica não gera gastos de conta de água, aluguel, ou qualquer outro custo relacionado ao imóvel ou ao espaço físico.
Ela também ajuda a economizar com os investimentos em funcionários. Isso porque lojas virtuais, normalmente, podem ser mantidas com facilidade por uma única pessoa, que pode, às vezes, ser até o proprietário do negócio. Lojas físicas, por outro lado, requerem pelo menos dois funcionários para trabalhar em horário comercial. Desse modo, o e-commerce pode ser bastante econômico.
Seu alcance se multiplica
Uma loja física está limitada ao espaço em que ela se encontra. Para um cliente encontrar a sua loja, por exemplo, ele precisa que alguém a recomende ou que ele a encontre por acaso. Mas isso muda completamente com um e-commerce. Através de mecanismos de busca, como o Google, qualquer pessoa pode encontrar a loja dos seus produtos.
Uma das maiores vantagens de ter um e-commerce é acessibilidade
A loja física sempre carrega certas limitações. Ela tem um horário para fechar, uma localização, etc. Com o e-commerce, é diferente, porque qualquer pessoa, de qualquer lugar, pode acessar a sua loja em qualquer horário e efetuar uma compra. Isso multiplica as chances de melhorar as suas vendas, porque as ações do cliente independem de um esforço extra seu.
Você pode monitorar seu desempenho
Um e-commerce possibilita que você monitore o desempenho da sua marca muito mais do que uma loja física. Você pode usar dados como tráfego de site, formulários de opinião, formulários de cadastro, e muito mais. Isso permite um controle muito mais preciso do que um comércio tradicional possibilitaria, e esses dados podem ser usados para descobrir como está a sua performance online.
Conheça melhor os seus clientes
Os formulários de cadastro também permitem que você colete dados dos seus clientes, criando um perfil de quem realmente costuma comprar na sua loja. Esse perfil é útil para planejar futuras estratégias de marketing, pois você pode direcionar suas iniciativas de publicidade para um segmento específico do mercado, ao invés de tentar atrair qualquer pessoa. E lembre-se: Conhecer melhor o seu cliente é o primeiro passo para tentar fidelizá-lo.
Crie um e-commerce com uma agência
A melhor forma de aproveitar todas as vantagens de ter um e-commerce é contratando uma agência especializada em marketing digital para ajudar você a criar o seu. A Agência IMMA é uma boa opção. Nós criamos sua loja sob medida e de acordo com o tamanho da empresa, usando técnicas de otimização de textos e imagens. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!