Como aumentar a taxa de conversão móvel da loja virtual

De acordo com estatísticas da Smart Insights, 80% dos usuários de internet possuem um smartphone. E isto é algo que as empresas de comércio eletrônico não podem ignorar, principalmente porque todas as suas receitas dependem da internet e da venda online. Por isso, veja como aumentar a taxa de conversão móvel da loja virtual.

Como aumentar a taxa de conversão móvel da loja virtual

Fonte: Freepik.

A utilização da internet móvel e de aplicativos aumentou tremendamente rápido desde a introdução dos smartphones no mercado. Dado o poder, o desempenho e a flexibilidade que os smartphones oferecem atualmente, não é de se admirar que o celular esteja se tornando lentamente, mas constantemente, o dispositivo mais usado para ficar online.

Com o celular se tornando o principal dispositivo para acessar a internet, as taxa de conversão móvel da loja virtual precisa ser analisada e aprimorada para se manterem competitivas e relevantes.

Confira algumas dicas de como aumentar a taxa de conversão móvel da loja virtual:

Otimizar seu site para dispositivos móveis: a interface do usuário para dispositivos móveis deve ser diferente do site para desktop. Enquanto o site a tela do desktop é muito maior e fácil para visualização de ícones em qualquer canto, as telas móveis são limitadas. Você precisa colocar tudo de tal forma que o usuário não precise ir muito fundo no site para encontrar o que está procurando.

Loja Virtual

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Além disso, todos os smartphones funcionam com o recurso de toque, então seus ícones devem ser grandes o suficiente para serem tocados e acessados facilmente pelo usuário. A navegação de sites móveis deve ser suave e o site deve ser compacto e com o mínimo de páginas. A página de saída deve ser simplificada, evitando muitos cliques.

Outra opção interessante é ter um site responsivo, o que evita a necessidade de instalação de vários sites. Um site responsivo se adapta bem a todo tipo de tela, independente de seu tamanho, fazendo com que suas páginas sejam visualizadas com facilidade e sem apresentar erros, o que torna a navegação muito mais prazerosa, valorizando a experiência do usuário, o que tende a aumentar a taxa de conversão móvel da loja virtual.

Desenvolver aplicativos móveis personalizados: uma pesquisa divulgada pela Smart Insights mostrou que 89% do tempo online do consumidor é gasto em aplicativos e apenas 11% na web. Um aplicativo garante navegação fácil para seus clientes regulares. Se você tiver tráfego suficiente no site móvel, deve considerar desenvolver um aplicativo para facilitar a vida de seus clientes.

O marketing fica mais fácil com os aplicativos, pois você pode enviar notificações regulares para seus clientes sem que elas se tornem spam no e-mail. Um aplicativo para celular também ajuda seus clientes a salvar suas listas de compras sem precisar fazer vários logins e incentiva-os a continuar comprando sempre que quiserem, a partir do ponto em que pararam.

Compras online

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Você pode enviar notificações para carrinhos abandonados e lembrar aos clientes de verificá-los. Aplicativos móveis também permitem que você promova suas ofertas e outros descontos oportunos com a ajuda de notificações simples. Promover ofertas especiais para o aplicativo seduz seus clientes a utilizá-lo, comprar mais e continuar usando-o mesmo depois da compra.

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Alcançar uma interface de usuário compatível com dispositivos móveis: a interface de usuário é um aspecto realmente importante de qualquer negócio de comércio eletrônico. A maioria dos usuários móveis usam dados móveis para navegar na rede, então seu site deve ser mais fácil de carregar e não deve consumir muito esses dados, que costumam ser limitados.

O texto é igualmente importante quando a tela é pequena. Você precisa selecionar o tipo de letra e tamanho certo para tornar o texto visível para o cliente. O uso de pop-ups não é a melhor das ideias, pois distrai o visitante e pode deixá-lo irritado.

No universo online móvel, um cliente só retorna quando tem uma experiência boa e rápida de sua compra anterior. Fornecer-lhe a melhor experiência possível aumenta a taxa de conversão móvel da loja virtual e faz com que o cliente tenha vontade de voltar.

Dicas para aumentar a taxa de conversão móvel

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Fazer testes de sites multiplataforma: essa é uma etapa muito importante do e-commerce. O número de dispositivos móveis disponíveis no mercado é enorme, o que exige uma série de testes para saber se o seu site vai funcionar corretamente em todos. Sua lista de verificação deve incluir diferentes versões do Android, do iOS, diferentes navegadores móveis, etc.

Os esforços e recursos que você colocou para obter conversões devem aparecer em todas as plataformas. O teste de plataforma cruzada também inclui análises para estudar o comportamento do consumidor, o desempenho de seu aplicativo em todas as plataformas e verificação as diretrizes de design de interface do usuário.

E não se esqueça de que estes testes não devem ser feitos uma única vez. Eles devem ser frequentes e repetidos cada vez que você houver uma atualização ou quando você achar necessário.

Promover compras móveis através das redes sociais: o que pode ser melhor do que usar as redes sociais para aumentar suas conversões móveis? Uma parte significativa dos usuários móveis está ativa em aplicativos de mídia social como Facebook, Twitter e Instagram, e você deve tornar estes espaços locais ideais para as pessoas conhecerem seu negócio.

Conversão móvel

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Apenas um clique e eles são direcionados para o seu site ou aplicativo. Mas é preciso trabalhar estrategicamente o tipo de promoção adequado para cada plataforma. No Facebook, por exemplo, você pode fornecer um monte de informações sobre o produto e a marca, juntamente com uma imagem cativante.

A área de comentário pode funcionar como um fórum de discussão, em que as pessoas se envolvem em comentar sobre sua marca e produtos. Da mesma forma, o Instagram pode ser vinculado aos seus dados de aplicativo e usado para anunciar produtos que se relacionam com as tendências de compras de seus clientes. Como você promove, seduz e converte os visitantes também depende do seu negócio.

O uso de dispositivos móveis para transações de comércio eletrônico só vai aumentar no futuro. Portanto, use isso para obter oportunidades para o seu negócio, pois, em última análise, isso ajudará a aumentar a taxa de conversão móvel da loja virtual.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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