Por que seu negócio precisa de um podcast

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
30/06/2019
Marketing Digital

Por que seu negócio precisa de um podcast? No marketing digital, não é segredo para ninguém que o podcast vem crescendo exponencialmente. Sua alta aceitação e a possibilidade de consumi-lo enquanto se faz outras coisas faz com que este tipo de conteúdo torne-se cada vez mais popular entre os mais diversos públicos.

Por que seu negócio precisa de um podcast

Fonte: freepik.

Nós separamos para você uma lista com os principais motivos para começar hoje mesmo um podcast sobre o seu negócio. Confira.

As pessoas realmente gostam de podcasts

De acordo com um estudo realizado pela Edison Research, a produção de podcasts vem apresentando um crescimento forte e contínuo desde 2008, o que demonstra a grande aceitação deste formato. E se as pessoas já ouvem o que vem sendo produzido, por que elas não ouviriam o que você tem a dizer?

Nem todo mundo tem tempo para ler

 

Explicamos por que seu negócio precisa de um podcast

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Segundo Chris Drucker, especialista em podcast, a média de palavras em um post é de, aproximadamente 700, que podem ser lidas em mais ou menos de 5 minutos. No entanto, um podcast médio tem cerca de 35 minutos, o que se traduz em 4.550 palavras, o equivalente a 6,5 posts no blog. Ou seja, um podcast não só permite que você forneça mais conteúdo para seu público, mas também é entregue numa forma mais fácil de consumir.

É fácil produzir um podcast consistente

podcast permite que você crie um conteúdo incrível de forma rápida e prática, sem ter que passar por inúmeras revisões de trabalho, o que nem sempre acontece quando escrevemos. De fato, quanto mais conversacional e casual for o programa, melhor se conectará com seu público.

Podcasts aproximam o público

Quando alguém decide ouvir um podcast, é comum ouvir todo o programa. E, quando a pessoa gosta, há uma boa chance de ouvir outro episódio. E isso sem perceber a quantidade de conteúdo que se está consumindo! O que é ótimo sobre isso é que essas pessoas certamente se sentirão mais próximas da sua marca e entrarão em sintonia com sua mensagem.

É fácil produzir um podcast consistente

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Dar uma personalidade a sua marca

Imagine criar com facilidade uma personalidade para sua empresa. Muitas marcas passam muito tempo tentando isso, sem perceber que é algo que pode facilmente acontecer quando se trabalha com o podcast. Atualmente, é difícil pensar em uma alternativa melhor para dar personalidade à sua empresa do que dando-lhe sua própria voz.

Sua empresa será relacionada a outros casos de sucesso

Se você optar por lançar e desenvolver um podcast no formato de entrevista, todo convidado que participar do seu programa também fará diferença para sua marca ser percebida como vitoriosa. Quanto mais pessoas bem-sucedidas do seu nicho você receber em seu programa, mais seu negócio será bem visto.

Dar uma personalidade a sua marca

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Manutenção contínua do público

Não importa quão grande (ou pequeno) seja seu público atual, uma boa parte dele certamente ouve algum podcast. Então, se eles já seguem e interagem com o seu negócio, se você lançar um podcast, a probabilidade de que eles ouçam é enorme.

Seu podcast não apenas ajudará a aprofundar este relacionamento, mas também poderá servir como uma plataforma para destacar os membros de seu público que estão colocando suas dicas em prática. Alguns dos melhores conteúdos que você pode criar são estudos de caso, que demonstram que o que você fala realmente funciona.

Desenvolve suas habilidades de fala

Manutenção contínua do público

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Falar é uma habilidade que precisa ser desenvolvida, mesmo entre as pessoas que amam falar. O que é ótimo sobre o podcast é que ele permite que você trabalhe continuamente essa habilidade. Ele também ajuda você a criar confiança em sua capacidade de falar sem precisar da aprovação ou aplausos de uma audiência ao vivo.

Pode ser um pouco estranho falar com um público invisível, mas essa é uma habilidade que vai te ajudar a desenvolver conteúdos cada vez mais interessantes e divertidos, o que é algo que todo empreendedor digital deve buscar aprimorar.

Oportunidade para redirecionar conteúdo

Cada um dos seus episódios de podcast pode ser reutilizado em algum conteúdo adicional. Você pode, por exemplo, transcrever o áudio e transformá-lo numa postagem de blog tradicional ou pegar algumas ideias discutidas e criar um infográfico para sintetizar o podcast. As oportunidades de reaproveitamento são, literalmente, infinitas!

Entenda por que seu negócio precisa de um podcast

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Entenda por que seu negócio precisa de um podcast

Agora que você já sabe por que seu negócio precisa de um podcast, é hora de colocar as ideias em prática para conquistar um público ainda maior. Mas se você não sabe por onde começar, basta entrar em contato com a Agência IMMA. Nós oferecemos o serviço de gravação de podcasts e podemos te ajudar nessa nova empreitada!

 

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