12 passos simples para escrever um texto incrível

Para quem escreve, aquela sensação de não saber pode onde começar pode ser assustadora. Porém, se você não está conseguindo transmitir suas ideias para o papel (ou para o computador) o mais importante é não entrar em pânico e conhecer esses 12 passos simples para escrever um texto incrível.

Criação de conteúdo

Fonte: Freepik.

Quando se trata de um bloqueio mental, saiba que você não está só: não saber muito bem por onde começar um texto é algo pelo qual muita gente passa, inclusive os blogueiros mais experientes. Leva tempo para encontrar o seu ritmo, especialmente quando você não tem o costume de escrever com frequência. Portanto, respire fundo e tenha a certeza de que isso vai passar.

E, para te inspirar, confira 12 passos simples para escrever um texto incrível:

1. Decida-se sobre um tópico: antes de escrever qualquer coisa, você precisa decidir sobre o que irá escrever. Escolha um tema do qual você goste e tenha um bom conhecimento sobre o assunto. Gostar do tópico que será explorado e conhecê-lo previamente geralmente torna o trabalho de escrita mais fácil e menos estressante.

2. Compreenda o seu público: compreender para quem você está escrevendo permitirá que você crie um texto incrível e que realmente fala e faz conexões reais com essas pessoas. Tente colocar-se no lugar de seus leitores, pensando sobre eles e se fazendo perguntas simples, como qual é a idade, sexo, estado civil, localização, nível de escolaridade e até como pode ser sua personalidade.

Marketing de conteúdo

Fonte: Freepik.

Tudo isso irá ajudar a criar uma imagem de quem é seu público, o que facilitará muito o trabalho de escrita. Ter a empatia dos usuários costuma ser sinônimo de sucesso.

3. Crie um título provisório: escolha um título que descreva grosseiramente seu tópico. Ele não precisa ser perfeito (ainda), mas deve transmitir a essência do seu texto. Mesmo que esse título não fique muito preciso, não há problemas, pois você poderá voltar a ele depois e melhorá-lo.

4. Organize o conteúdo: divida o conteúdo em seções e dê a cada uma delas um título coerente. Cada título deve descrever claramente o texto que virá a seguir, destacando pontos-chave que serão discutidos. Lembre-se que cada seção do seu texto deve cobrir algo importante sobre o qual você deseja falar. Essa divisão geralmente torna mais fácil escrever o conteúdo principal.

12 passos simples para escrever um texto incrível

Fonte: Freepik.

5. Escreva a introdução: a introdução é muito importante pois é ela que vai chamar a atenção do público e fazê-lo decidir entre ler ou não a publicação. É importante capturar o interesse das pessoas o mais rápido possível, desde o primeiro parágrafo. Mostre como sua publicação é importante e como ela irá ajudar a resolver problemas. Esse é um ótimo incentivo para que eles continuem lendo.

Veja também  5 formas de promover pequenas empresas na internet

6. Faça um primeiro rascunho: depois de tudo isso, é hora de começar a escrever. Percorra cada um dos seus subtítulos e expanda as anotações que você fez anteriormente. Não se preocupe muito com ortografia ou gramática neste momento; concentre-se mais em transmitir sua mensagem de forma clara e significativa.

Lembre-se que escrever um texto para internet (para colocar no site, no blog ou mesmo para as mídias sociais) não é como escrever um documento oficial. Por isso, deixe sua escrita mais leve, sem muitos termos técnicos, para que o leitor se conecte com o texto mais facilmente. Tente não ser muito seco ou se prolongar em excesso.

Criação de conteúdo

Fonte: Freepik.

7. Revise: leia o texto do início ao fim sem parar para fazer alterações, mas prestando atenção no que deve ser revisto e se ele está fazendo sentido. Depois de concluir essa primeira revisão, você já tem condições de voltar e fazer os ajustes necessários.

Certifique-se de que sua escrita tenha um fluxo natural e que todos os pontos principais do tema foram discutidos. Remova os conteúdos desnecessários e pergunte a si mesmo se está respondendo às perguntas dos leitores e ajudando-os a resolver um problema. Revisar o texto é um passo importante pois ajuda a corrigir erros e até encontrar pontos e ideias que foram esquecidos.

8. Revise novamente: não é incomum que alguns errinhos, principalmente de gramática, passem despercebidos. Por isso, se afaste do texto por alguns minutos e volte a ele posteriormente. Verifique tudo novamente, especialmente a ortografia e a gramática. Ter um texto bem certinho ajuda a criar uma boa primeira impressão junto aos leitores.

Dicas para escrever

Fonte: Freepik.

9. Otimize para o SEO on-page: escrever um texto incrível é ótimo! Mas se ninguém vê-lo, então todo esse trabalho não faz o menor sentido. Por isso, certifique-se de que o texto, a página e todo o site estejam otimizados para os motores de busca. Siga as melhores práticas de SEO on-page para garantir que seu texto será encontrado e lido.

Veja também  6 razões para integrar um blog a estratégia de marketing

Forneça ao seu leitor conteúdo de alta qualidade, adicione suas principais palavras-chave em suas tags de título e cabeçalhos, use palavras-chave ricas, preencha as tags alt das imagens e torne seu site amigável para celular, além de garantir um carregamento rápido em todos os dispositivos. Essas atitudes certamente ajudarão muito seu texto a chegar nos leitores certos.

10. Escolha imagens atraentes: certifique-se de que sua postagem vai se destacar adicionando imagens atraentes e que se relacionem com o texto. Somos criaturas visuais, fazendo uma imagem valer mais que mil palavras! Certifique-se de que a imagem em destaque adiciona um forte chamariz, pois ela será exibida até quando o link for compartilhado nas mídias sociais.

Criação de conteúdo

Fonte: Freepik.

11. Adicione uma chamada a ação: uma vez que o leitor terminou, apresente uma chamada a ação de destaque para fazê-lo continuar no seu site. Você pode pedir que seus leitores se inscrevam no seu boletim de notícias, pode convidá-los a ler outros artigos relacionados, conhecer suas páginas sociais, dentre outros.

12. Reveja o título: em termos de SEO, o título é importantíssimo e deve conter as principais palavras-chave o mais próximo possível do começo. Crie um título atrativo e que chame atenção, pois esta será a primeira coisa que o seu público verá nos motores de busca e nas mídias sociais. Seu título deve representar sua postagem e precisa se destacar, mas sem deixar de lado o SEO.

Com esses 12 passos simples para escrever um texto incrível certamente ficará mais fácil colocar suas ideias num artigo e distribuí-lo online. Não se preocupe com este tipo de bloqueio pois basta começar a escrever para que ele acabe.

Se mesmo com esses 12 passos simples para escrever um texto incrível você não consegue produzir conteúdo, deixe esse trabalho com os profissionais da Agência IMMA.

Veja também

Como equilibrar design e conteúdo

By | Design Gráfico, Marketing de Conteúdo

Uma das coisas mais difíceis quando se trabalha com marketing digital é encontrar uma empresa que compreenda a importância de investir tanto no design quanto no conteúdo de um site. A maioria das organizações ignora essa combinação. Isso as leva a ser só mais uma no universo da internet. Confira o artigo e saiba mais sobre essa união.

Read More
Veja também  Dicas de otimização de conteúdo para ele ser realmente lido
Conteúdo duplicado: saiba o que é

Conteúdo duplicado: saiba o que é

By | Marketing de Conteúdo

No mundo do SEO, sempre nos dizem para evitar conteúdo duplicado porque isso tende a gerar resultados indesejados. Mas por quê? Como isso afeta o SEO e o ranqueamento do site? Você sabia que até mesmo blocos de conteúdo semelhantes podem ser considerados conteúdos duplicados pelos mecanismos de busca? Leia o artigo e saiba mais.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.