Saber o que não fazer no marketing de conteúdo é algo fundamental se você é um empresário interessado em adotar essa estratégia de marketing. Afinal, apesar do marketing de conteúdo ser um estilo de publicidade muito eficaz e que cresce cada vez mais na nossa sociedade atual, é um tópico complexo e denso que deixa muita margem para erro. E às vezes um erro pode causar resultados desastrosos para a sua empresa, por isso, é melhor prevenir do que remediar.
Pensando nisso, preparamos esse artigo para você entender mais sobre o assunto. Nele, expomos algumas táticas de marketing de conteúdo que devem ser evitadas e que podem prejudicar o seu negócio. Confira.
O que é o marketing de conteúdo
A primeira coisa que temos que fazer é explicar o que é o marketing de conteúdo e como ele funciona. Isso porque, quanto mais você sabe, menos chance de cometer erros que podem ser danosos para a sua marca. Assim, podemos começar com uma definição bem simples: O marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias de marketing que foca em produzir conteúdo para fidelizar o cliente.
Mas como isso funciona? Bem, tudo começa com a criação de uma persona. A empresa realiza análises cuidadosas para obter dados acerca do seu cliente, criando um perfil abstrato do cliente ideal. Esse perfil vai funcionar como um guia para toda estratégia de marketing que você adotar a partir daí. Por quê? Porque uma vez que você tem um público-alvo, você pode planejar o seu conteúdo para ser relevante especificamente para aquele segmento de pessoas.
Essa é o principal diferencial do marketing de conteúdo. Ao contrário do marketing tradicional, cujo objetivo é apenas vender para todo mundo que puder, ao marketing de conteúdo não tenta atrair o mercado todo. Ao invés disso, ele escolhe focar especificamente em um segmento do público para formar uma audiência fiel.
O que não fazer no marketing de conteúdo
Agora que você já entende no que consiste essa estratégia, resta saber que erros evitar. Por isso, vamos à lista.
Esquecer das imagens
É muito comum achar que, como a maioria do conteúdo produzido para marketing é textual, as imagens são desnecessárias. Mas essa percepção não pode estar mais errada. As imagens dinamizam o texto, tornando ele mais agradável de ler. E para você é importante que o usuário fique na página até o final do texto, para que ele veja a sua call to action. Portanto, as imagens são um recurso que não pode ser dispensado.
Produzir conteúdo sem relevância
O marketing de conteúdo foca em oferecer conteúdo que ajude o cliente. Assim, a sua produção tem que focar em conteúdos que resolvam algum problema da sua persona, por menor que seja. Se você só focar em produzir a todo custo e não buscar qualidade nem relevância nos seus conteúdos, a imagem da sua marca será prejudicada, o que é o oposto do que você deseja.
Fazer produção sem otimização
Mesmo que seu conteúdo seja ótimo, não vai adiantar nada se ninguém o consumir. Por isso, é importante apostar, em conjunto com a produção de conteúdo, em uma estratégia de SEO efetiva. Essa otimização para mecanismos de busca vai garantir que o seu conteúdo seja bem posicionado no Google, fazendo com que mais pessoas o encontrem.
Uma boa ideia para fugir de erros é buscar uma agência especializada no assunto, como a Agência IMMA. Somos uma agência especializada em marketing digital que realiza diversos serviços de produção de conteúdo e otimização. Entre em contato com a gente!