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O que fazer para aumentar as curtidas de uma página no Facebook

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Até hoje o número de curtidas de uma página no Facebook é considerado sinônimo de sucesso. Mas muitas vezes não conseguimos entender como a página angariou tantos fãs. Sendo assim, o que fazer para aumentar as curtidas de uma página no Facebook?

O que fazer para aumentar as curtidas de uma página no Facebook

Fonte: FreePik.

Muita gente recorre à “compra” de curtidas. O problema é que essa prática pode ser bastante prejudicial à página. Esse público que “curte” a página muitas vezes é composto por milhares de perfis falsos e por pessoas que só querem ganhar dinheiro e nunca irão interagir com a página.

Isso significa que, apesar de um enorme número de fãs, a página terá um engajamento baixíssimo: os posts quase não serão vistos, a quantidade de comentários será aquém do esperado e os compartilhamentos quase inexistentes. O resultado disso pode ser a diminuição do alcance do material postado na página, o que fará com que o Facebook passe a mostrar ainda menos seus posts, mesmo para os fãs mais interessados.

Outra consequência bem chata da compra de curtidas é que não há como ter domínio de quem irá curtir a página, o que vai gerar um público altamente desinteressado e muito disposto a comentários negativos e denúncias de spam. Além disso, o número de spams na própria página que comprou as curtidas pode aumentar, pois os usuários comprados não estão interessados em se manter na página e podem utilizar o espaço para todo tipo de prática.

Marketing no Facebook

Fonte: FreePik.

O próprio Facebook declarou que já deletou e continuará deletando perfis falsos sempre que possível, o que pode levar a uma diminuição vertiginosa do número de curtidores de uma página de repente. Por isso, evite ao máximo a prática de comprar curtidas e tenha um público realmente interessado no que você tem a dizer.

Mas se você não sabe o que fazer para aumentar as curtidas de uma página no Facebook, confira algumas dicas:

1. Conheça seus fãs: o Facebook gera muitos relatórios, que estão lá pare serem lidos e utilizados pelos donos das páginas da melhor forma possível. Nestes relatórios é possível conhecer um pouco mais do público que curtiu a página e seus comportamentos. Assim fica muito mais fácil definir um público-alvo e investir num material de qualidade para ele.

Nos relatórios do Facebook é possível descobrir qual gênero curte mais sua página, de onde essas pessoas são, a faixa etária, os posts que chamam mais atenção, os menos curtidos, dentre muitas outras coisas. Assim, se o seu público é de mulheres cariocas entre 25 e 34 anos é provável que elas se interessem mais sobre decoração para casa do que sobre mecânica automotiva.

Campanha no Facebook

Fonte: FreePik.

Foque no desenvolvimento do material da página no público recorrente e acompanhe o funcionamento de cada post. Logo você descobrirá quais estratégias funcionam melhor com o pessoal que curtiu sua página.

2. Desenvolva conteúdos relevantes e de boa qualidade: algumas coisas caem na rede e se tornam virais quase instantaneamente. Outras não fazem sucesso algum e ficam completamente esquecidas e escondidas. Por isso, pense bem no conteúdo que você irá divulgar para sua audiência. Se você já percebeu os tipos de posts que fazem mais sucesso com sua audiência, aposte neles, mas cuidado para não deixar sua página repetitiva e maçante.

Lembre-se que fotos e vídeos adquirem muito mais relevância no Facebook do que posts com textos. Mas não adianta nada utilizar este tipo de material se ele não estiver com uma qualidade boa e de tamanho adequado. Além disso, erros de ortografia podem fazer com que a credibilidade da página diminua. Portanto, por menor que seja o seu texto, sempre revise tudo o que estiver escrito várias vezes antes de postar.

O que fazer para aumentar as curtidas de uma página no Facebook

Fonte: FreePik.

Às vezes nos encontramos sem inspiração alguma. Foi pensando nisso que a agência Marketo fez uma pesquisa com 67 páginas do Facebook, analisando 31 mil posts para tentar descobrir qual tipo de material engaja mais gente na rede social. A equipe descobriu que posts com ofertas, descontos e promoções são os mais curtidos, seguidos dos que oferecem dicas, ajudas ou conselhos sobre problemas genéricos. Em seguida, vieram os posts de advertências sobre perigos que podem afetar qualquer um, posts de entretenimentos, como fotos divertidas e de animais, e posts de inspiração, principalmente com frases. Os últimos lugares ficaram posts de fotos surpreendentes, que tentam assustar os outros, e posts sobre causas.

Ou seja, fotos de gatinhos e frases de poetas são válidas sim, mas não devem ser utilizadas constantemente (a não ser que esse seja o propósito da página) e precisam ser escolhidas especialmente para atingir seu público-alvo.

3. Faça anúncios no Facebook: o Facebook é gratuito para os usuários e páginas, mas precisa de receita para funcionar. Uma das formas de arrecadação que eles possuem são os anúncios.

Facebook Ads

Fonte: Facebook Newsroom.

Hoje em dia é possível criar vários tipos de anúncios no Facebook, inclusive com vídeo. Seja uma simples impulsão de post ou um anúncio do tipo carrossel, já é fato que o investimento em publicidade na rede social pode aumentar bastante as curtidas de uma página, principalmente se os anúncios forem feitos de forma mais sutil e inteligente.

Para criar um anuncio bem sucedido, veja todos os tipos que o Facebook oferece e escolha aquele que mais tem a ver com o que você deseja conseguir, que são curtidas na página. Escolha boas imagens, tenha um bom texto, deixe claro sobre o que é sua página e faça um convite ao usuário.

Com essas dicas do que fazer para aumentar as curtidas de uma página no Facebook, logo sua página será um sucesso!

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