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O que fazer no Dia do Cliente e sua importância

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Seu negócio sabe o que fazer no Dia do Cliente? Não deixe de valorizar seus consumidores fiéis. A data é comemorada no dia 15 de setembro, e apesar de não ser tão popular, é uma excelente chance de oferecer seus serviços de uma forma que valorize seus clientes atuais, além da possibilidade de criar novos.

Não se planejou para o dia do cliente? Aproveite essa data anual para formar um forte relacionamento com seu público e alavancar as vendas. Acompanhe a leitura e trace suas estratégias!

O que fazer no dia do cliente
Fonte: Freepik

O que é o dia do cliente?

O dia do cliente nasceu no Brasil em 2003 com o intuito de aproximar empresas e consumidores. É uma forma de valorização dos clientes com promoções, brindes e busca tornar essa relação negócio e público mais aprofundada. Afinal de contas, de nada adianta produzir se não há quem consuma, então é essencial cultivar uma boa relação com consumidor, seja por meio da comunicação, Marketing de Conteúdo ou descontos.

As empresas realizam comemorações nesse dia para mostrar apreço ao seu público. Isso pode ser na forma de uma festa de agradecimento em lojas físicas ou uma venda com desconto, mas é uma forma de demonstrar que “não poderíamos ter feito isso sem você”, isso cria boa vontade entre um negócio e sua clientela.

Assim como a Semana Brasil, o Dia do Cliente não é tão famoso no país quanto outras datas comemorativas. Aí que está uma excelente oportunidade para o seu negócio despontar e captar novos consumidores, oferecendo promoções, brindes ou outras demandas que podem satisfazer as necessidades dos clientes da sua empresa.

O objetivo é sempre mostrar a importância e quão valiosos são os seus clientes. Às vezes, as empresas podem oferecer ofertas ou descontos exclusivos, ou organizar eventos especiais nesse dia comemorativo. É uma ótima oportunidade para as empresas agradecerem e construírem relacionamentos com seus fregueses.

Por que o dia do cliente é importante

O que fazer no dia do cliente, aprenda
Fonte: Envato

As organizações que priorizam seu público entendem a importância do dia do cliente. Este é um dia em que a empresa celebra a fidelidade que pessoas têm à sua marca e trabalha para melhorar o relacionamento com elas. O objetivo é mostrar que cada um dos clientes importa e muito, fidelizá-los aos seus produtos e formar uma base leal.

O dia do cliente é importante porque ajuda as empresas a conhecer as necessidades e desejos de seus compradores. É uma troca mútua, não apenas uma transação de negócio. Os estabelecimentos precisam entender a importância de um tratamento mais humano com os consumidores, só assim é possível cultivar relacionamentos duradouros de pessoas com a sua marca. Aproveite essa data comemorativa que pode ajudar a construir a fidelidade, oferecendo uma oportunidade para os clientes se conectarem com a empresa.

As organizações que dedicam tempo para celebrar seus clientes enviam uma forte mensagem de que são valorizadas. Esse tipo de evento pode criar um senso de comunidade e pertencimento que é essencial na identificação de uma marca e o que ela significa para pessoas. Além disso, pode ajudar a aumentar os níveis de satisfação entre os consumidores.

Como planejar o dia do cliente

Saber o que fazer no dia do cliente é preciso para o planejamento. Essa etapa pode ser uma tarefa assustadora, mas com um pouco de organização e antecipação, pode se tornar fácil. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a planejar o dia perfeito:

1- Ofereça descontos e promoções, ofertas que incluam múltiplos produtos de forma interessante ao consumidor. O intuito é não apenas agradar o seu público, mas fidelizá-los à sua marca e ao que ela tem para oferecer;

2- Crie uma programação para o dia. Isso te ajudará a permanecer no caminho certo e garantirá que seus clientes tenham tempo suficiente para ver tudo o que desejam ver;

3- Comece uma campanha de marketing previamente a fim de divulgar as ações da empresa no Dia do Cliente, como no Instagram, por exemplo. As ofertas precisam chegar até os consumidores, então é preciso fazer um bom trabalho de propagação da informação para alcançar o maior número de interessados possível;

4- Escolha atividades que agradem a todos os seus clientes. É importante manter todos felizes e engajados ao longo do dia. Saiba as necessidades do seu público para agradá-lo de forma eficaz;

5- Não se esqueça dos brindes. Receber mimos não precisa ser exclusivo para influencers, saiba valorizar o público que consome seus produtos diariamente. Para lojas físicas, preparar um pequeno kit, ou lanche, seja criativo dentro da realidade da sua empresa e do seu conhecimento da linguagem do seu público-alvo.

A experiência que você proporciona à clientela é tão importante quanto a qualidade e o preço do seu produto ou serviço. Ou seja, não adianta ser o melhor se o seu atendimento não é bom e eficiente, ou se você não comunica direito com seu público-alvo. Se atente ao processo por inteiro.

O que fazer no dia do cliente?

O que fazer no Dia do Cliente com sua loja
Fonte: Freepik

Agora que você sabe o que é o dia do cliente e o porquê ele é importante para vendedores e consumidores, a pergunta é o que fazer no dia do cliente? Bem, agora resta traçar as estratégias perfeitas para o seu negócio despontar.

Seja em caso de loja física ou virtual, é muito importante que você saiba atender os clientes de forma rápida, clara e eficaz. E claro, não há nada melhor para um consumidor do que um bom desconto.

Aproveite o Dia do Cliente para fazer ofertas exclusivas e imperdíveis ao consumidor. Em caso de lojas físicas, receba a clientela da melhor maneira possível, com educação, um sorriso no rosto e sempre de forma solícita. Prepare brindes, descontos, promoções, premiações e outras maneiras de engajar o público com a sua campanha.

E obviamente, faça uma campanha de marketing previamente a fim de chamar a atenção do público a respeito das suas novidades. A informação precisa chegar ao público, ou de nada vale oferecer promoções. Em caso de lojas virtuais, ofereça frete grátis, descontos na compra de outro produto. Pense exatamente no que o seu consumidor final gostaria de receber antes de tomar qualquer ação. Assim se define exatamente o que fazer no dia do cliente.

Receba o feedback do público

O que fazer no dia do cliente com feedback
Fonte: Freepik

Para saber o que fazer no dia do cliente, as empresas devem dedicar um tempo para ouvir o feedback do mesmo e usá-lo para melhorar a qualidade de seu produto ou serviço. Esse feedback pode ser obtido por meio de entrevistas, grupos focais ou outros métodos de pesquisa de consumo.

Depois de dedicar um tempo para entender o que o público deseja e precisa, as empresas devem criar um plano de ação que inclua a abordagem desses problemas. Ele deve ser projetado para melhorar a experiência do cliente e fidelizá-lo.

As empresas devem medir o sucesso de suas atividades e fazer os ajustes necessários. Ao usar o feedback do cliente para melhorar seu produto ou serviço, é possível criar um ciclo de melhoria contínua que beneficiará ambas as partes dessa parceria.

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