Você sabe o que é uma URL amigável? Ter uma URL assim é fundamental para o trabalho de SEO das suas páginas. Por isso, nesse artigo, falaremos um pouco sobre o que caracteriza uma URL amigável e por que vale a pena otimizar as URLs do seu site. Continue lendo para descobrir!
Entendendo a função do SEO
Antes de mais nada, é preciso explicar a função do SEO para o seu site. Trata-se de um trabalho de otimização que visa tornar a sua página mais atraente aos olhos de mecanismos de busca, como o Yahoo ou o Google.
Desse modo, o SEO usa diversas normas técnicas para fazer com que esses mecanismos percebam o seu site como mais relevante. Assim, quando uma pessoa faz uma busca, a sua página será vista como um resultado útil, e, portanto, receberá um posicionamento bom, logo nas primeiras páginas de resultados.
O trabalho de SEO é importante porque a maioria das pessoas, ao fazer uma busca na internet, só vê os resultados das primeiras páginas. Por isso, se o seu site não estiver nelas, você não receberá muito tráfego e não alcançará a maior parte do público.
Logo, é uma boa ideia investir em um trabalho de SEO para aumentar o seu alcance e obter melhores resultados. Para isso, você deve otimizar todos os elementos da sua página, inclusive a URL.
O que é uma URL amigável
Você sabe que a URL é o endereço virtual de uma página na internet. É, portanto, um caminho que guia um usuário até a sua página.
Para entender o que é uma URL amigável, é mais fácil começar definindo o que não é. E uma URL nada amigável normalmente é uma URL muito complexa, que contenha combinações ilegíveis de letras ou números. É uma URL que o usuário não poderia, por exemplo, memorizar sem fazer muito esforço.
Sendo assim, uma URL amigável é uma URL simples, que, ao ser lida, já permite que o usuário entenda do que a página em questão trata. Assim, uma URL como, por exemplo, “https://www.agenciaimma.com.br/servicos/e-mail-marketing/” é claramente uma URL amigável.
Como criar uma URL amigável
Existem algumas atitudes básicas que podem ajudar na tarefa de criar uma URL amigável. Em primeiro lugar, ela deve ser curta, visando sempre a simplicidade.
Além disso, também é interessante que ela contenha as palavras-chave usadas no conteúdo daquela página. Então, se a sua palavra-chave é “marketing digital”, é melhor incluir essa palavra na URL, usando hifens para a separação. O resultado seria, no caso, “marketing-digital”.
É importante lembrar também que não se deve usar acentos e nem caracteres que não são universais, como a cedilha. Aposte também nas letras minúsculas, que garantem um resultado muito mais limpo visualmente.
Finalmente, também é uma boa ideia usar diretórios para tornar o caminho que a URL segue ainda mais compreensível. Então, em uma URL como “https://www.agenciaimma.com.br/servicos/gestao-midias-sociais/”, o último termo está dentro da seção anterior, “serviços”, o que confere contexto à parte final da URL, tornando-a ainda mais fácil de entender.
Otimize seu site com a ajuda de uma agência especializada
Agora que você já entende o que é uma URL amigável, é hora de colocar essas dicas em prática e dar início a um trabalho de otimização do seu site. E a melhor maneira de fazer isso é com a ajuda de uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA. A agência desenvolve uma estratégia de otimização específica para a sua empresa, buscando aderir às melhores técnicas para garantir o seu sucesso. Quer saber mais? Entre em contato e faça um orçamento para a sua marca!