Entenda o que é o Clubhouse, app que está ganhando cada vez mais popularidade

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
11/02/2021
Marketing Digital | Podcast in Company

Você sabe o que é o Clubhouse? Nos últimos artigos produzidos por nós, alertamos sobre o fenômeno do áudio e da sua importância para as estratégias de marketing digital. Pois bem, seguindo este conceito, o Clubhouse está aí para provar que estávamos certos. Quando se fala em áudio, pensa-se logo em rádio e, por consequência, acredita-se que este é um formato de comunicação atrasado.

Na verdade, a comunicação por áudio tem se reinventado a cada década. O próprio rádio, por exemplo, passou por um processo de atualização com o fim de ondas de transmissão e o início da rádio online. Dos anos 2010 para cá, o podcast tem recebido muito investimento e, por isso, se tornou um grande formato de comunicação, que engloba inúmeros usuários.

Parece que com o virar da década, mais uma vez o áudio se mostrou atualizado, ganhando vida em um aplicativo que recebe cada vez mais popularidade mundial. O nome dele? Clubhouse. Mas o que é o Clubhouse? Como funciona o aplicativo? Por que ganhou tanta popularidade? É o que vamos explicar neste artigo.

Entenda o que é o Clubhouse

Fonte: Freepik

Entenda o que é o Clubhouse

O Clubhouse nada mais é do que um aplicativo de conversas por áudio, no qual os participantes podem participar de salas de bate-papo com uma duração já determinada. Diferentemente dos áudios e WhatsApp, no Clubhouse não é possível ouvir novamente uma mensagem, sendo tudo transmitido em tempo real, como se todas as pessoas estivessem fisicamente na mesma sala e conversando.

Quando dizemos que é um aplicativo que se limita a conversas de áudio, não estamos generalizando. A plataforma não faz uso de fotos e nem vídeos, sendo o único elemento visual disponível a sua foto de perfil. Fora isso, apenas conteúdos em formato de áudio.

Entenda por que fazer um podcast

Fonte: Freepik

Essas salas de bate-papo tendem a ser categorizadas por temas, mas o app permite que você crie salas com temáticas livres, abrindo espaço para todo o tipo de debate, o que de fato é. O moderador controla todo o fluxo da conversa, dando espaço para fala a cada participante do chat. Os usuários podem, ainda, pedir para falar com o uso de um emoji com a mão levantada ☝️, como ensinado nas escolas, por exemplo.

No momento, o aplicativo está liberado apenas para Iphones, ou seja, quem não for parte do sistema IOS ainda não poderá fazer uso do aplicativo, pelo menos por enquanto. Essa informação torna o aplicativo ainda mais especial se pensarmos na seguinte linha: se ele é tão popular abrangendo apenas IOS, imagina se for liberado para Android. Ah, tem outro aspecto: o app só é liberado para pessoas com convite.

A popularidade do Clubhouse

Um dado que reforça a popularidade do Clubhouse vem do próprio Google. De acordo com o buscador, as buscas pelo aplicativo na plataforma tiveram um crescimento de 525% em uma semana. Além disso, segundo análise do App Annie, o Clubhouse já conta com mais de 3,4 milhões de downloads, sendo 940 mil desses feitos na última semana de janeiro.

Mas o que, de fato, fez essa plataforma crescer tão rápido? A resposta está entre as próprias celebridades. Nos EUA, por exemplo, o aplicativo começou a ser mais usado quando Elon Musk se juntou ao Clubhouse. Além dele, Oprah Winfrey, Drake e Ashton Kutcher também aderiram ao aplicativo.

No Brasil, Boninho também decidiu fazer parte do app, o que ajudou a popularizá-lo em território nacional, principalmente com o hype do Big Brother Brasil 21. Dessa forma, podemos concluir que a ascensão do Clubhouse se deu, principalmente, pela captação de celebridades para a plataforma, que faz com que as pessoas migrem para a mesma.

Meça o seu sucesso pelos seus próprios parâmetros e faça alterações nas suas práticas de podcast conforme necessário

Fonte: Freepik

Gostou dessas informações sobre a plataforma. Bem, agora que você já sabe o que é o Clubhouse, fique atento, pois não é simples conseguir um convite. De acordo com o app, qualquer pessoa pode baixar o Clubhouse e ficar em uma espécie de lista de espera.

Se alguma pessoa da sua lista de contatos já tem permissão para fazer parte, o mesmo pode app e entrar em uma lista de espera, que é sincronizada com os contatos do celular. Caso algum amigo já esteja dentro da plataforma, ele consegue permitir a entrada na rede, mas cada pessoa tem direito a chamar dois amigos.

Se você quer continuar antenado nas tendências de marketing para este ano, siga acompanhando o nosso blog. Qualquer ajuda no planejamento de comunicação de uma empresa, é fundamental contar com a ajuda de uma agência de marketing digital, como a IMMA.

Agência de Gestão e Podcast in Company

Veja também