O que é experiência de usuário?

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
24/05/2021
Marketing Digital

O que é experiência de usuário? Se você tem ou pretende ter um site para a sua marca, essa é uma pergunta que você deve fazer. Isso porque a experiência de usuário é um dos principais fatores que determinam o sucesso de um site. Desse modo, é fundamental entender do que se trata esse conceito e como ele deve ser administrado na criação de um site para a sua empresa.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é experiência de usuário e qual é a importância desse termo no marketing digital. Continue com a leitura para aprender sobre o assunto!

O que é experiência de usuário

Fonte: freepik.

O que é experiência de usuário

O termo experiência de usuário é muito utilizado quando o assunto é design gráfico ou criação de sites. Trata-se de um conceito determinante para avaliar a performance de um site ou página. Mas o que esse termo significa?

A expressão vem do inglês, “user experience”, ou, para abreviar, UX. O UX é uma sigla que engloba todas as interações que um usuário tem com uma marca. Ou seja, todas as experiências que um consumidor tem com a marca, desde o primeiro contato até o pós-compra.

E qual é a importância dessas experiências? Bem, todas elas influenciam profundamente na opinião que o cliente vai formar a respeito da marca. Devido a isso, a experiência de usuário é essencial para a fidelização de clientes. Clientes que têm boas experiências têm mais chances de ter uma relação prolongada com a empresa.

Mas como oferecer uma boa experiência de usuário? A seguir, vamos apresentar algumas dicas. Confira!

Aposte na interatividade

Para oferecer uma boa experiência de usuário, é sempre interessante buscar formas de tornar o uso de alguma ferramenta mais dinâmico e divertido. E, para isso, é uma boa ideia apostar na interatividade. Recursos como calculadoras e planilhas interativas convidam o usuário a ter uma experiência mais profunda com as páginas na sua empresa, o que é ótimo para o fator UX.

Marketing com influenciadores digitais

Fonte: Freepik

Peça o feedback dos clientes

Mesmo que a sua marca já apresente o que você considera um bom UX, o ideal é perguntar aos clientes o que eles pensam a respeito. Assim, conduzir entrevistas ou pesquisas para obter feedback dos consumidores é uma ótima pedida.

Use uma linguagem direta

Na internet, o usuário quer obter informações em pouco tempo. Afinal, o fluxo de conteúdo é extremamente rápido. Por conta disso, é melhor dar preferência a uma linguagem direta nos veículos online da sua marca. A comunicação simples é efetiva e contribui positivamente para a experiência do usuário.

Invista em Marketing de Conteúdo

Fonte: Freepik

Crie conteúdo informativo

Quando o usuário sente que está obtendo algo ao interagir com a sua marca, a experiência é sempre melhor. Sendo assim, vale a pena investir na criação de conteúdo gratuito e informativo. Dessa maneira, você pode oferecer algo concreto que torne o UX da sua empresa muito mais atrativo para os consumidores.

Contrate uma agência de marketing digital para entender mais sobre a experiência de usuário

Agora que você já sabe o que é experiência de usuário, é hora de usar esse conhecimento de maneira prática. Mas fazer isso por conta própria não é uma boa escolha: O marketing digital é um campo complexo. Portanto, é interessante considerar a possibilidade de contratar uma empresa especializada na área, como, por exemplo, uma agência de Inbound Marketing.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. A IMMA conta com uma equipe altamente qualificada que oferece diversos serviços que podem melhorar o UX da sua marca. E aí, quer saber mais? Então entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!

Veja também