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O que é a jornada de compra e como ela funciona

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O que é a jornada de compra e como ela funciona? Se você é um empresário estudando sobre marketing digital, certamente já se fez essa pergunta. Afinal, a jornada de compra é um dos termos mais usados no ramo, mas poucas pessoas sabem o que essa expressão de fato significa. Por isso, separamos esse texto para explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

Jornada de compra é um dos termos mais usados no ramo

Leia:

O que é a jornada de compra

A jornada de compra é um processo pelo qual o cliente passa desde o momento em que ele descobre a sua marca até o momento em que ele adquire um dos seus produtos. Trata-se, então, de um conceito de inbound marketing onde a ideia é trabalhar com cuidado cada momento desse processo para garantir a fidelização do cliente através da formação de um relacionamento.

 

Entendendo o seu funcionamento

Para entender melhor o funcionamento da jornada de compra, precisamos entender cada uma de suas etapas. Elas são:

  • Descoberta.
  • Reconhecimento.
  • Consideração.
  • Decisão de compra.

Falemos um pouco, então, de cada uma delas.

5 processos de funcionamento da jornada de compra Fonte: Freepik.

Descoberta

A etapa da descoberta é o momento em que o usuário toma consciência da sua empresa. Nesse momento, ele não necessariamente quer comprar um produto. Na verdade, ele provavelmente quer uma solução para uma dúvida ou um problema.

Através do marketing de conteúdo, seu site vai ter conteúdos para assuntos que sejam relevantes para a sua área de atuação. Por isso, quando o usuário com essa dúvida procurar a resposta no Google, ele será levado até a sua página.

Nesse momento, o conteúdo não deve ser focado em realizar uma venda. A ideia é ajudar o usuário, solucionando a sua dúvida, para estabelecer com ele uma relação de confiança. Ele vê que sua empresa quer ajudá-lo com informações gratuitas, e acaba sentindo uma certa gratidão para com a sua marca. Essa é a primeira etapa da jornada de compra.

 

Reconhecimento

Na fase do reconhecimento, o consumidor começa a reconhecer que talvez precise de uma solução mais concreta para o seu problema. Esse é o momento de explorar o reconhecimento para criar a necessidade do seu produto. Então, é melhor produzir conteúdos que compreendam mais esse problema e o explorem mais profundamente.

Explore do processo de reconhecimento Fonte: Freepik.

Consideração

Nesse momento, o consumidor começa a procurar opções de compra. E é nessa etapa da jornada de compra que você vai introduzir o seu produto.

No entanto, você vai fazer essa introdução em conjunto com outras opções. Afinal, você não quer que pareça que você está tentando empurrar o produto a todo custo. Para manter a confiança, é preciso que você demonstre que há outras possibilidades além do consumo do que você oferece.

 

Decisão de compra

Essa é a última etapa da jornada de compra, e, nesse momento, o consumidor faz a decisão de comprar. É aqui que você vai promover o seu produto abertamente.

Busque persuadir o cliente oferecendo diferenciais e agregando valor ao seu produto. Desse modo, a pessoa vai se sentir mais atraída e vai acabar realizando a compra e, assim, concluindo sua jornada.

Busque persuadir o cliente oferecendo diferenciais Fonte: Freepik.

Crie conteúdo para o seu site com a ajuda de uma agência

Para poder explorar bem a jornada de compra, você deve ter conteúdo no seu site, e o ideal é que esse conteúdo seja produzido por profissionais de marketing digital. Desse modo, vale a pena buscar uma agência de marketing digital para realizar esse serviço para você. A Agência IMMA, por exemplo, é uma empresa confiável e eficiente, pronta para atender todas as suas demandas com profissionalismo e levar a sua marca ao sucesso. Entre em contato com a agência e faça já o seu orçamento!

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