Você sabe a importância de entender o papel do infográfico no marketing digital? No marketing digital, uma das técnicas mais eficientes é o marketing visual. Esse é um estilo de publicidade voltado para iniciativas com elementos gráficos, sempre com o objetivo de promover uma determinada marca.
Existem muitos formatos possíveis de marketing visual (posts de redes sociais, logos, vídeos, etc), mas um dos mais populares deles é o infográfico. Mas quais são as vantagens desse tipo de conteúdo?
Para ajudar você a encontrar a resposta para essa pergunta, vamos examinar, neste artigo, o papel do infográfico no marketing digital. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!
Descubra qual é o papel do infográfico no marketing digital
O marketing de conteúdo é uma ótima ferramenta para fazer uma empresa crescer no mundo online. No entanto, como qualquer ferramenta, ele precisa ser bem utilizado para trazer bons resultados.
Isso significa que você precisa pensar com cuidado em que tipo de conteúdo criar para a sua marca. E é aí que muitos iniciantes cometem um erro grave, investindo apenas em conteúdo escrito e se esquecendo dos recursos visuais.
Essa é uma falha grande porque o conteúdo visual é extremamente popular na internet. Afinal, ele transmite informações de forma rápida e dinâmica.
Além disso, estudos apontam que os conteúdos visuais têm muito mais chance de gerar engajamento e de transmitir mensagens que ficam na cabeça do público. Ou seja, nem sempre o seu público vai lembrar de uma mensagem textual, mas visual é mais fácil de guardar.
Estes estudos apontaram que 90% do que nosso cérebro processa é composto por informações visuais e, cerca de 20% dos entrevistados disseram se lembrar do último texto lido. Dessa forma, torna-se primordial o uso de elementos visuais para transmitir uma ideia, principalmente quando se fala em disputa por um ligar na cabeça do leitor.
Em um contexto em que a maioria dos usuários estão sendo bombardeados por conteúdos o tempo todo, essa velocidade e capacidade de síntese do conteúdo visual é muito valiosa. Em outras palavras: é muito mais fácil capturar a atenção de um possível lead com uma imagem do que com um texto de vários parágrafos.
Contudo, um conteúdo não pode apenas chamar a atenção. Ele precisa apresentar informações que sejam úteis e relevantes para os usuários, sendo capaz de ajudá-los de alguma forma. É dessa maneira que a estratégia de conteúdo da sua marca vai melhorar a imagem dela aos olhos do público.
Na verdade, não basta apenas encher a arte com cores chamativas ou uma chamada de efeito. Isso pode até ajudar a captar a atenção do público, mas o conteúdo em si, sendo pobre, não irá gerar nenhuma interação positiva, causando o efeito contrário: a perda de credibilidade do conteúdo daquela empresa.
Sendo assim, é crucial escolher formatos de conteúdo que sejam capazes de interessar o público sem se tornarem vazios de informação. E é nesse ponto que o infográfico se torna uma ideia especialmente promissora.
Um infográfico é um texto visual explicativo e informativo. Esse texto normalmente se associa a elementos não verbais, tais como sons, gráficos, imagens, etc.
Eles são essenciais para a sua estratégia de marketing, principalmente por poderem ser utilizados em diferentes plataformas, indo do seu próprio blog até as redes sociais da sua empresa. Além disso, os infográficos ajudam a organizar melhor as informações de uma forma mais fácil de entender.
É muito comum ver infográficos em páginas de empresas que investem no marketing de conteúdo. Isso é o caso especialmente em redes sociais como o Instagram ou o Facebook.
A razão para isso é por conta da eficiência desse tipo de formato. Um infográfico consegue transmitir um argumento de maneira visual, normalmente com o acompanhamento de estatísticas e dados. Isso torna o argumento mais crível, o que ajuda a construir autoridade para a marca que criou esse conteúdo.
Além disso, por conta da facilidade da comunicação visual, esse argumento é transmitido rapidamente. Isso o torna mais acessível para os usuários, que conseguem aprender com mais velocidade através dele. O resultado é que infográficos são posts que atraem muitos compartilhamentos nas redes sociais.
Fica claro, então, que esse tipo de marketing de conteúdo é muito benéfico para o alcance da sua empresa. Além disso, por ser um recurso gráfico, ele também pode contribuir para a construção da sua identidade visual, ajudando a passar uma imagem da marca com ferramentas estéticas.
Podemos citar, ainda, o efeito dos infográficos até mesmo em formatos puramente textuais, como os blogs. No marketing digital, é recomendado o uso de elementos visuais em artigos (um em cada 2 ou 3 parágrafos), justamente para que o conteúdo não pareça muito extenso e cansativo de ler.
Dessa forma, é comum ver a utilização de banners, imagens e infográficos ao decorrer do conteúdo. Isso ajuda a quebrar o texto e torná-lo mais agradável para a leitura.
Mas o papel do infográfico, neste caso, vai muito além de apenas deixar o texto mais bonito. Na verdade, eles são responsáveis por ajudar a transmitir uma mensagem em dados de forma mais a deixar as informações mais simples de entender, principalmente quando envolve números e porcentagem.
Dessa forma, inserir esses dados apenas em texto pode ser de difícil compreensão por parte dos leitores e, arrumando tudo em dados e gráficos, fica mais fácil compreender a mensagem transmitida.
Use esse recurso com a ajuda de uma agência de marketing digital
Agora que você já sabe qual é o papel do infográfico no marketing digital, é hora de colocar esse conhecimento em prática. E a melhor forma de fazer isso é com a ajuda de uma agência de marketing digital especializada nessa área.
Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. Nossa equipe conta com profissionais especializados em comunicação visual, marketing de conteúdo e gestão de redes sociais para ajudar a sua empresa a crescer e ter uma comunicação mais assertiva.
Entre em contato conosco e faça um orçamento para a sua empresa para obter mais informações! Invista em profissionais, invista na IMMA.