Ter as melhores ferramentas de monitoramento de mídias sociais ao seu lado é largar na frente da concorrência. A melhor maneira de fazer as redes sociais realmente funcionarem é monitorando o comportamento da audiência e vendo o que eles têm a dizer sobre sua empresa, seus produtos e serviços e até mesmo seus concorrentes.
Para facilitar o acesso a informações tão importantes, nada melhor do que usar algumas melhores ferramentas de monitoramento de mídias sociais.
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Com dados adequados à mão, é possível analisá-los e tomar decisões sobre o trabalho nas mídias sociais e como melhorá-lo. A chave para reunir os dados que você precisa é usar uma ótima ferramenta de monitoramento de mídia social (ou até mais de uma).
Esses programas monitoram tudo sobre o comportamento do usuário, fazendo com que seja possível rastrear palavras-chave, hashtags, URLs e muito mais.
Confira as 12 melhores ferramentas de monitoramento de mídias sociais
1. Keyhole: é possível monitorar contas do Twitter e Instagram, tornando possível pesquisar por palavras-chave, hashtags, URLs e nomes de usuários. É possível acessar tanto dados gerados em tempo real quanto informações antigas. A ferramenta também mostra mapas de calor, apresentando níveis de atividades em certas partes do mundo.
2. Hootsuite: este é um software de monitoramento social muito popular. É possível acompanhar atividades em várias redes e plataformas sociais, tais como LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook, Google+, Foursquare e até no WordPress. É possível gerenciar contas de redes sociais e realizar agendamentos de postagens em várias plataformas. Se mais de uma pessoa estiver lidando com as contas, também é possível delegar tarefas.
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3. Twitter Counter: uma ótima ferramenta para rastrear estatísticas do Twitter. Dá pra acompanhar milhões de usuários e estatísticas próprias, além de poder adicionar botões e widgets a sites, blogs e perfis de redes sociais. É possível ver retweets, menções e dados passados e atuais, além de ser possível adicionar várias contas para acompanhar todas elas em um só lugar. A ferramenta permite criar relatórios e gráficos personalizados que também podem ser baixados em pdf.
4. Digimind: para realizar mensuração de sentimento, esta é a plataforma certa. Ela também permite saber se a percepção de uma palavra-chave é negativa, neutra ou positiva, além de facilitar a verificação de como o público avalia sua marca em comparação com a concorrência.
5. TweetReach: para ver quantas pessoas seus tweets alcançam, o TweetReach é uma ótima ferramenta de monitoramento. Meça o impacto que as discussões das redes sociais têm, aprenda mais sobre seus seguidores mais influentes e se oriente para manter contato com as pessoas certas. Afinal, o marketing com influenciadores está em alta e essas pessoas já podem estar entre seus fãs.
6. Sprout Social: o Sprout Social é uma das ferramentas de monitoramento de redes sociais mais populares, pois oferece as análises necessárias para aumentar o engajamento do público junto a suas publicações. Você também pode agendar publicações no Sprout Social Dashboard e permitir mais de um usuário, o que favorece a colaboração da equipe.
Sprout Social – Ferramenta de Gerenciamento de Mídias Sociais
7. Klout: esta é uma plataforma controversa. Há pessoas que detestam o Klout e há outras que o amam. O sistema de pontuação de influência do Klout tem reputação de ser impreciso, mas pode ser usado para melhorar os posts e conseguir mais engajamento. Em geral, esta é uma ferramenta para medir a influência através do engajamento e isso lhe dá informações sobre como as pessoas pensam sobre sua marca e o que as influencia.
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8. Buzzlogix: no que diz respeito a descobrir o buzz sobre produtos e serviços, esta é uma ótima ferramenta. Ela ajuda a descobrir o que o público está dizendo em tempo real e também pode ser usada para rastrear o que pessoas estão falando sobre seus concorrentes. Além disso, nele é possível gerenciar todos os seus canais de mídia social em um único lugar. Se você ou uma determinada palavra-chave forem mencionados, é possível responder diretamente pelo painel, o que facilita gerenciar suas interações com a comunidade.
9. Simply Measured: facilita o acompanhamento de uma série de métricas. Colete dados e analise atividades orgânicas e pagas, além de receber informações sobre palavras-chave e informações sobre a concorrência. Para quem precisa criar relatórios para o Facebook, Instagram, Google+ e Twitter, essa ferramenta pode ser uma ótima opção.
10. Zoho Social: o Zoho Social permite que você agende publicações ilimitadas em suas redes sociais, o que torna mais fácil gerenciá-las, além de agilizar muito o trabalho de qualquer social media. A plataforma também permite medir o desempenho das publicações e rastrear conversas através de um painel de controle.
11. Falcon.io: oferece a capacidade de manter uma presença de marca consistente em todas as plataformas de redes sociais através da colaboração em equipe. Ele tem tudo o que é necessário para o marketing social e é muito simples de usar, dando acesso a praticamente todas as redes sociais e facilitando seu gerenciamento.
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12. Buffer: permite o agendamento de conteúdos ao longo do dia e os envia automaticamente aos seus perfis de redes sociais escolhidos. O Buffer também permite que você gerencie páginas e grupos de fãs no Facebook e perfis de LinkedIn, Twitter, Pinterest e Google+. Uma vez que o conteúdo é postado, você pode usar as ferramentas de análise da plataforma para determinar o que está funcionando e o que vale a pena ser mudado.
Por que monitorar as mídias sociais?
O monitoramento de mídias sociais é uma forma de analisar a popularidade de determinada empresa e realizar estudos para traçar estratégias de comunicação mais eficazes. Dentro de um planejamento de comunicação, monitorar as redes faz um papel fundamental no que tange a estratégia que será utilizada em determinada campanha.
Além disso, erros de comunicação e planejamento estratégico podem ser diagnosticados por meio do monitoramento da própria concorrência. Neste caso, um possível sucesso de uma marca “rival” pode ser o ápice na mudança da tomada de decisões em uma empresa.
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