12 melhores ferramentas de monitoramento de mídias sociais

Ter as melhores ferramentas de monitoramento de mídias sociais ao seu lado é largar na frente da concorrência.

A melhor maneira de fazer as redes sociais realmente funcionarem é monitorando o comportamento da audiência e vendo o que eles têm a dizer sobre sua empresa, seus produtos e serviços e até mesmo seus concorrentes. E, para facilitar o acesso a informações tão importantes, nada melhor do que usar algumas melhores ferramentas para monitoramento de mídias sociais.

Ferramentas de mídias sociais

Fonte: Freepik.

Com dados adequados à mão, é possível analisá-los e tomar decisões sobre o trabalho nas mídias sociais e como melhorá-lo. A chave para reunir os dados que você precisa é usar uma ótima ferramenta de monitoramento de mídia social (ou até mais de uma).

Esses programas monitoram tudo sobre o comportamento do usuário, fazendo com que seja possível rastrear palavras-chave, hashtags, URLs e muito mais.

Confira as 11 melhores ferramentas de monitoramento de mídias sociais

1. Keyhole: é possível monitorar contas do Twitter e Instagram, tornando possível pesquisar por palavras-chave, hashtags, URLs e nomes de usuários. É possível acessar tanto dados gerados em tempo real quanto informações antigas. A ferramenta também mostra mapas de calor, apresentando níveis de atividades em certas partes do mundo.

2. Hootsuite: este é um software de monitoramento social muito popular. É possível acompanhar atividades em várias redes e plataformas sociais, tais como LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook, Google+, Foursquare e até no WordPress. É possível gerenciar contas de redes sociais e realizar agendamentos de postagens em várias plataformas. Se mais de uma pessoa estiver lidando com as contas, também é possível delegar tarefas.

As melhores ferramentas de monitoramento de mídias sociais

Fonte: Freepik.

3. Twitter Counter: uma ótima ferramenta para rastrear estatísticas do Twitter. Dá pra acompanhar milhões de usuários e estatísticas próprias, além de poder adicionar botões e widgets a sites, blogs e perfis de redes sociais. É possível ver retweets, menções e dados passados e atuais, além de ser possível adicionar várias contas para acompanhar todas elas em um só lugar. A ferramenta permite criar relatórios e gráficos personalizados que também podem ser baixados em pdf.

Veja também  Marketing com emojis

4. Digimind: para realizar mensuração de sentimento, esta é a plataforma certa. Ela também permite saber se a percepção de uma palavra-chave é negativa, neutra ou positiva, além de facilitar a verificação de como o público avalia sua marca em comparação com a concorrência.

Plano de gestão de mídias sociais

5. TweetReach: para ver quantas pessoas seus tweets alcançam, o TweetReach é uma ótima ferramenta de monitoramento. Meça o impacto que as discussões das redes sociais têm, aprenda mais sobre seus seguidores mais influentes e se oriente para manter contato com as pessoas certas. Afinal, o marketing com influenciadores está em alta e essas pessoas já podem estar entre seus fãs.

6. Sprout Social: o Sprout Social é uma das ferramentas de monitoramento de redes sociais mais populares, pois oferece as análises necessárias para aumentar o engajamento do público junto a suas publicações. Você também pode agendar publicações no Sprout Social Dashboard e permitir mais de um usuário, o que favorece a colaboração da equipe.

Sprout Social, popular ferramenta de monitoramento de redes sociais

Sprout Social – Ferramenta de Gerenciamento de Mídias Sociais

7. Klout: esta é uma plataforma controversa. Há pessoas que detestam o Klout e há outras que o amam. O sistema de pontuação de influência do Klout tem reputação de ser impreciso, mas pode ser usado para melhorar os posts e conseguir mais engajamento. Em geral, esta é uma ferramenta para medir a influência através do engajamento e isso lhe dá informações sobre como as pessoas pensam sobre sua marca e o que as influencia.

Gestão de Mídias Sociais

Fonte: Freepik.

8. Simply Measured: facilita o acompanhamento de uma série de métricasColete dados e analise atividades orgânicas e pagas, além de receber informações sobre palavras-chave e informações sobre a concorrência. Para quem precisa criar relatórios para o Facebook, Instagram, Google+ e Twitter, essa ferramenta pode ser uma ótima opção.

9. Zoho Social: o Zoho Social permite que você agende publicações ilimitadas em suas redes sociais, o que torna mais fácil gerenciá-las, além de agilizar muito o trabalho de qualquer social media. A plataforma também permite medir o desempenho das publicações e rastrear conversas através de um painel de controle.

Veja também  4 dicas para aumentar o engajamento das mídias sociais

10. Falcon.io: oferece a capacidade de manter uma presença de marca consistente em todas as plataformas de redes sociais através da colaboração em equipe. Ele tem tudo o que é necessário para o marketing social e é muito simples de usar, dando acesso a praticamente todas as redes sociais e facilitando seu gerenciamento.

Ferramentas para Gestão de Mídias Sociais

Fonte: Freepik.

11. Buffer: permite o agendamento de conteúdos ao longo do dia e os envia automaticamente aos seus perfis de redes sociais escolhidos. O Buffer também permite que você gerencie páginas e grupos de fãs no Facebook e perfis de LinkedIn, Twitter, Pinterest e Google+. Uma vez que o conteúdo é postado, você pode usar as ferramentas de análise da plataforma para determinar o que está funcionando e o que vale a pena ser mudado.

Veja também

Principais redes sociais para utilizar nas empresas

By | Gestão de Mídias Sociais

Antes de mais nada, existe uma lição que você precisa saber antes de inserir seu negócio nas redes. Primeiramente: saiba identificar em quais das principais redes sociais sua empresa deve estar. Entenda quais são as oportunidades que cada uma oferece e saiba em quais delas o seu público se encontra. Veja mais com o artigo da Agência IMMA.

Veja também  As melhores práticas do uso de vídeos nas redes sociais
Read More
Dicas para medir os resultados de anúncios em redes sociais

Dicas para medir o resultado de anúncios em redes sociais

By | Gestão de Mídias Sociais

Os anúncios sociais pagos são uma ótima maneira de impulsionar vendas, gerar leads e aumentar o reconhecimento da marca. Mas, seus esforços podem ser desperdiçados se seus anúncios não apresentarem um bom desempenho ou se você estiver medindo sua performance de forma pouco precisa. Neste artigo, você vai conferir as melhores dicas para medir o resultado de anúncios em redes sociais.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.