12 melhores ferramentas de monitoramento de mídias sociais

Ter as melhores ferramentas de monitoramento de mídias sociais ao seu lado é largar na frente da concorrência.

A melhor maneira de fazer as redes sociais realmente funcionarem é monitorando o comportamento da audiência e vendo o que eles têm a dizer sobre sua empresa, seus produtos e serviços e até mesmo seus concorrentes. E, para facilitar o acesso a informações tão importantes, nada melhor do que usar algumas melhores ferramentas para monitoramento de mídias sociais.

Ferramentas de mídias sociais

Fonte: Freepik.

Com dados adequados à mão, é possível analisá-los e tomar decisões sobre o trabalho nas mídias sociais e como melhorá-lo. A chave para reunir os dados que você precisa é usar uma ótima ferramenta de monitoramento de mídia social (ou até mais de uma).

Esses programas monitoram tudo sobre o comportamento do usuário, fazendo com que seja possível rastrear palavras-chave, hashtags, URLs e muito mais.

Confira as 12 melhores ferramentas de monitoramento de mídias sociais

1. Keyhole: é possível monitorar contas do Twitter e Instagram, tornando possível pesquisar por palavras-chave, hashtags, URLs e nomes de usuários. É possível acessar tanto dados gerados em tempo real quanto informações antigas. A ferramenta também mostra mapas de calor, apresentando níveis de atividades em certas partes do mundo.

2. Hootsuite: este é um software de monitoramento social muito popular. É possível acompanhar atividades em várias redes e plataformas sociais, tais como LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook, Google+, Foursquare e até no WordPress. É possível gerenciar contas de redes sociais e realizar agendamentos de postagens em várias plataformas. Se mais de uma pessoa estiver lidando com as contas, também é possível delegar tarefas.

As melhores ferramentas de monitoramento de mídias sociais

Fonte: Freepik.

3. Twitter Counter: uma ótima ferramenta para rastrear estatísticas do Twitter. Dá pra acompanhar milhões de usuários e estatísticas próprias, além de poder adicionar botões e widgets a sites, blogs e perfis de redes sociais. É possível ver retweets, menções e dados passados e atuais, além de ser possível adicionar várias contas para acompanhar todas elas em um só lugar. A ferramenta permite criar relatórios e gráficos personalizados que também podem ser baixados em pdf.

4. Digimind: para realizar mensuração de sentimento, esta é a plataforma certa. Ela também permite saber se a percepção de uma palavra-chave é negativa, neutra ou positiva, além de facilitar a verificação de como o público avalia sua marca em comparação com a concorrência.

Veja também  Por que você não está chamando atenção nas mídias sociais

5. TweetReach: para ver quantas pessoas seus tweets alcançam, o TweetReach é uma ótima ferramenta de monitoramento. Meça o impacto que as discussões das redes sociais têm, aprenda mais sobre seus seguidores mais influentes e se oriente para manter contato com as pessoas certas. Afinal, o marketing com influenciadores está em alta e essas pessoas já podem estar entre seus fãs.

6. Sprout Social: o Sprout Social é uma das ferramentas de monitoramento de redes sociais mais populares, pois oferece as análises necessárias para aumentar o engajamento do público junto a suas publicações. Você também pode agendar publicações no Sprout Social Dashboard e permitir mais de um usuário, o que favorece a colaboração da equipe.

Sprout Social, popular ferramenta de monitoramento de redes sociais

Sprout Social – Ferramenta de Gerenciamento de Mídias Sociais

7. Klout: esta é uma plataforma controversa. Há pessoas que detestam o Klout e há outras que o amam. O sistema de pontuação de influência do Klout tem reputação de ser impreciso, mas pode ser usado para melhorar os posts e conseguir mais engajamento. Em geral, esta é uma ferramenta para medir a influência através do engajamento e isso lhe dá informações sobre como as pessoas pensam sobre sua marca e o que as influencia.

Gestão de Mídias Sociais

Fonte: Freepik.

8. Buzzlogix: no que diz respeito a descobrir o buzz sobre produtos e serviços, esta é uma ótima ferramenta. Ela ajuda a descobrir o que o público está dizendo em tempo real e também pode ser usada para rastrear o que pessoas estão falando sobre seus concorrentes. Além disso, nele é possível gerenciar todos os seus canais de mídia social em um único lugar. Se você ou uma determinada palavra-chave forem mencionados, é possível responder diretamente pelo painel, o que facilita gerenciar suas interações com a comunidade.

9. Simply Measured: facilita o acompanhamento de uma série de métricasColete dados e analise atividades orgânicas e pagas, além de receber informações sobre palavras-chave e informações sobre a concorrência. Para quem precisa criar relatórios para o Facebook, Instagram, Google+ e Twitter, essa ferramenta pode ser uma ótima opção.

Veja também  6 razões para mudar para um perfil de negócios do Instagram

10. Zoho Social: o Zoho Social permite que você agende publicações ilimitadas em suas redes sociais, o que torna mais fácil gerenciá-las, além de agilizar muito o trabalho de qualquer social media. A plataforma também permite medir o desempenho das publicações e rastrear conversas através de um painel de controle.

11. Falcon.io: oferece a capacidade de manter uma presença de marca consistente em todas as plataformas de redes sociais através da colaboração em equipe. Ele tem tudo o que é necessário para o marketing social e é muito simples de usar, dando acesso a praticamente todas as redes sociais e facilitando seu gerenciamento.

Ferramentas para Gestão de Mídias Sociais

Fonte: Freepik.

12. Buffer: permite o agendamento de conteúdos ao longo do dia e os envia automaticamente aos seus perfis de redes sociais escolhidos. O Buffer também permite que você gerencie páginas e grupos de fãs no Facebook e perfis de LinkedIn, Twitter, Pinterest e Google+. Uma vez que o conteúdo é postado, você pode usar as ferramentas de análise da plataforma para determinar o que está funcionando e o que vale a pena ser mudado.

Veja também

5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags

5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags

By | Gestão de Mídias Sociais

Analisar e medir o sucesso de sua campanha é essencial para o desenvolvimento do marketing de mídia social. Uma maneira de fazer isso é criar o hábito de usar uma hashtag dedicada para cada campanha e, em seguida, rastrear seus resultados. Mas, para isso, você precisará de algum tipo de ferramenta. Veja, então, 5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags.

Read More
4 elementos para uma estratégia de publicidade em mídia social forte

4 elementos para uma estratégia de publicidade em mídia social forte

By | Gestão de Mídias Sociais

Investir numa estratégia de publicidade social é uma ótima ideia: mesmo em meio a competição crescente, os resultados dessas campanhas são, de longe, os melhores quando comparamos com outras formas de publicidade digital. A chave é ter uma estratégia forte, o que requer um pouco mais de raciocínio e planejamento. Conheça, então, 4 elementos para uma estratégia de publicidade em mídia social forte.

Read More
6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social

6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social

By | Gestão de Mídias Sociais

Tentar construir uma marca nas redes sociais sem uma estratégia definida pode ser totalmente contraproducente. Você vai acabar apenas postando um monte de material que não vai fazer muito sentido para os usuários, resultando em nenhum retorno dos seus esforços. Confira, então, essas 6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.