3 dicas simples para melhorar a taxa de resposta de campanhas de E-mail Marketing

Melhorar a taxa de resposta de campanhas de e-mail marketing nunca foi tão debatido quanto agora. Sem dúvida, você já viu ou leu sobre especialistas em marketing digital discutindo os truques de marketing por e-mail. Alguns desses truques chegam até prometer mudar a forma como você comercializa o seu produto ou serviço.

Dicas para melhorar a taxa de resposta de campanhas de E-mail Marketing

Muitas dessas discussões tratam de práticas de marketing antigas, não possuindo nada de novo. É preciso anos de tentativa e erro para descobrir novos princípios de e-mail marketing. Há muitos sites, blogs e até livros que buscam ensinar exatamente isso.

Quanto mais nos atemos a algumas dessas práticas recomendadas e comprovadas de e-mail marketing, mais provável da campanha ser bem-sucedida.

Confira 3 dicas para melhorar a taxa de resposta de campanhas de e-mail marketing

  1. Design: o design permite ao consumidor perceber, navegar e se identificar com sua marca. Quanto melhor o design do e-mail, mais fácil será para você obter uma resposta a sua campanha. Algumas diretrizes ajudam a criar um modelo de e-mail marketing mais convincente e eficaz. Conheça algumas delas:
  • Faça o seu conteúdo mais curto;
  • Substituir parágrafos longos por curtos;
  • Utilizar marcadores, imagens, títulos em negrito, citações, etc;
  • Defina a sua chamada a ação separadamente usando cores, botões ou texto em negrito;
  • Integre os botões de compartilhamento social, bem como suas informações de contato;
  • Certifique-se de que os links de cancelamento de inscrição são proeminentes e fáceis de encontrar.

Segredos sobre como melhorar a taxa abertura de e-mails

De acordo com o relatório “State of Marketing” de 2015, da Salesforce, 79% dos comerciantes consideram conteúdo e design como os aspectos mais críticos e eficazes de uma campanha bem sucedida de e-mail marketing. Por isso, prestar atenção no design e em como ele apresenta o conteúdo é fundamental.

  1. Direção: a pior coisa que você pode fazer é não conhecer ou entender o seu target e suas necessidades. Para isso, identifique o público-alvo, filtrando variáveis significativas para saber mais sobre seu comportamento como consumidor.

Quando você comercializa um produto ou serviço para o grupo demográfico errado, o ROI doseu e-mail diminui, assim como as métricas mais importantes.

Uma das maneiras de melhorar a taxa de resposta de campanhas de e-mail marketing é ter uma lista relevante e precisa o suficiente para aumentar os níveis de engajamento e transformar perspectivas em vendas.

Uma lista com endereços relevantes aumenta a taxa de abertura, cliques, conversões e fidelização à marca. Ela também ajuda a evitar filtros de spam e diminuir o número de cancelamentos de inscrições. E o mais importante: uma lista de e-mail relevante também significa que você tem menos probabilidade de parar numa blacklist.

Veja também  6 estratégias de e-mail marketing para destacar sua marca

Erros comuns nas campanhas de e-mail marketing

Se você tiver uma lista de e-mails de pessoas envolvidas, pode realizar testes A/B. Um teste de divisão de e-mail ajuda a descobrir qual versão da sua campanha de e-mail é a mais eficiente junto ao seu público. Você pode, por exemplo, mudar o título e o comprimento do e-mail, variar os tamanhos as imagens, os esquemas de cores, o horário de envio, o tamanho dos textos, dentre outros.

Os testes A/B são uma ótima maneira de otimizar suas campanhas de e-mail. Você verá que não existe uma forma universal de criar campanhas de e-mail marketing que funcionem bem para qualquer público ou produto. Entretanto, realizar testes pode melhorar muito as métricas de marketing de e-mail mais importantes.

  1. Conteúdo: como você deseja que sua mensagem seja apresentada? Lembre-se que as principais escolhas de compra dos consumidores são inspiradas por emoções, memórias e interesses. Por isso, contar uma história, de forma transparente, cria emoção e chama ação. Inúmeros estudos têm mostrado que nossos cérebros se envolvem mais com narrativas do que com os fatos diretos.

Você pode contar a história de origem da empresa ou de sua visão, por exemplo, para destacar o negócio. Outra forma de contar uma história é fazer estudos de caso, apresentando como você ajudou outras empresas a alcançarem o sucesso.

E, claro, não se esqueça do conteúdo visual, que é extremamente importante. Juntos, conteúdo escrito e visual fortes e bem dosados vão criar uma fórmula impressionante que irá melhorar a taxa de respostas dos seus e-mails marketing.

E-mail Marketing

O desenvolvimento de campanhas de e-mail marketing não é uma tarefa simples. Não existe certo ou errado. Existem tentativas e erros. Assim, com o passar do tempo, você saberá o que deu mais certo pra você e sua empresa.

Vale a pena contatar uma empresa especializada em marketing digital para saber mais sobre como proceder. Talvez isso encurte ainda mais o seu caminho para o sucesso.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.