Você já ouviu falar em marketing de indicação? Esse é um dos estilos de marketing mais efetivos, mas também um dos mais complicados de se utilizar.
Uma boa parte das empresas ainda não aposta no marketing de indicação. E, com isso, acaba perdendo muitas oportunidades de crescer. Nos dias de hoje, o marketing tradicional, direto e intrusivo, é visto com cada vez mais desconfiança entre os consumidores. Por isso, é crucial manter a mente aberta para diferentes possibilidades de promover a sua marca.
Sendo assim, pensando nisso, separamos este artigo para explicar o que é o marketing de indicação e como ele funciona. Continue lendo para entender um pouco mais sobre o assunto!
Entendendo o que é o marketing de indicação
O marketing de indicação, ou, em inglês, referral marketing, como o próprio nome já sugere, é um estilo de marketing que se baseia em indicações.
Para entender melhor, faça um exercício: Abra o seu Facebook e veja seu feed de notícias. Você verá muitos anúncios, e talvez até postagens de algumas marcas que você siga.Porém, esse não é o foco do exercício. Na verdade, o que você está procurando é o post de algum usuário. Talvez um amigo seu, ou alguém de um grupo em que você esteja participando. Nele, seu amigo estará fazendo uma pergunta que requer a indicação de algum produto ou serviço. Ou seja, posts como “alguém conhece um bom passeador de cães na área?”. Ou até, “vou viajar para esse lugar, alguém tem dicas de bons restaurantes ou hotéis?”.
Esse tipo de postagem é algo tão comum no dia a dia que nem sequer costumamos vê-la como uma oportunidade de marketing. E o usuário que a faz também não pensa dessa forma: Ele está apenas com uma dúvida e buscando conselhos. No entanto, as respostas que ele receber acabaram funcionando como marketing de indicação. Isso porque elas vão promover algum profissional ou marca e, por serem recomendações de pessoas em que o usuário confia, provavelmente serão levadas mais a sério do que um simples anúncio.
Esse processo também é conhecido como marketing boca a boca, e é surpreendentemente efetivo. 92% dos consumidores confiam mais em recomendações de amigos ou parentes do que em anúncios. Ou seja, a recomendação carrega um peso inestimável.
Como fazer marketing de indicação
Como você já deve ter percebido, o marketing de indicação é um pouco diferente de outros estilos de publicidade porque ele não parte diretamente da sua empresa, mas sim de um consumidor que a recomenda para outro. Por isso, para fazer marketing de indicação, é fundamental conhecer melhor o público e providenciar aos seus clientes a melhor experiência possível. Desse modo, você cria uma relação entre o usuário e a sua marca, o que estimula futuras recomendações.
Também é interessante pensar em oferecer incentivos para a recomendação de clientes, como, por exemplo, um desconto em futuras compras se a pessoa indicar a marca a um amigo. E você também deve avaliar essas iniciativas constantemente, sempre buscando observar se elas estão sendo efetivas.
Estimule recomendações com a ajuda de uma agência de marketing digital
Uma agência de marketing digital pode ajudar você a fazer marketing de indicação melhorando ao máximo a experiência que o cliente tem com a sua empresa. A Agência IMMA, por exemplo, tem uma equipe altamente qualificada que está preparada para dar o impulso que a sua estratégia de marketing digital precisa. A IMMA atende a empresas de qualquer porte, sempre oferecendo serviços eficientes que utilizam as mais diversas ferramentas que a tecnologia pode oferecer. Quer saber mais? Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!