Um relatório feito no ano de 2018 pelo CMI, ou Content Marketing Institute, mostra que 86% dos empresários de marketing de empresas B2C veem o marketing de conteúdo como uma de suas estratégias mais importantes. Diante disso, fica claro que o marketing de conteúdo para B2C é uma ferramenta com grande potencial. E, ela já está sendo aproveitada pela maioria das empresas desse tipo. Desse modo, se você tem um negócio B2C, é fundamental saber mais sobre o assunto para não ficar para trás no mercado. Neste artigo, daremos algumas dicas que vão ajudar você nesta tarefa. Confira!
O que é uma empresa B2C
O primeiro passo é entender o que é uma empresa B2C. E, para isso, é preciso entender a sigla B2C, que, em inglês, significa “business to consumer”. A tradução em português ficaria algo como “da empresa para o consumidor”, e expressa, assim, o foco desse tipo de negócio.
Isso significa, portanto, que uma empresa B2C é uma empresa que vende diretamente para o consumidor final. Dessa forma, ela não faz uso de intermediários ou vende para outras empresas. Diferentemente das B2B (business to business, ou, em português, “de empresa para empresa”). As empresas B2C lidam diretamente com o cliente individual, ou seja, a pessoa comum que compra produtos ou adquire serviços.
Para ilustrar melhor essa definição, experimente passear em um shopping. Quase todos os estabelecimentos que você ver, sejam eles lojas, restaurantes ou cinemas, são estabelecimentos B2C.
Fazendo marketing de conteúdo para B2C
Se o marketing de conteúdo para B2B é voltado para empresas, então o B2C é voltado para o consumidor individual. E esse tipo de consumidor tende a fazer menos pesquisas antes de realizar uma compra. Ele é movido muito mais pelo fator emocional do que por conteúdo especializado.
Sendo assim, é preciso que o marketing de conteúdo para B2C tenha como foco principal estimular as emoções desse consumidor. Para isso, o empresário deve investir em um conteúdo que use palavras que tragam essas emoções à tona, apostando em frases com impacto. Outra boa ideia é usar o marketing de storytelling, que usa uma história para atrair os usuários para a sua marca, mexendo, portanto, muito com as emoções do indivíduo.
Atente-se à experiência do usuário
Mas não pára por aí: Se você está fazendo conteúdo para o consumidor final, então é fundamental focar em melhorar a experiência do usuário no seu site. Afinal, se o carregamento da sua página for lento e a sua navegação for confusa, a maioria dos consumidores será afastada. Por isso, invista em uma navegabilidade fácil e rápida.
Você também deve conhecer o consumidor antes de tentar criar conteúdo para ele. Isso significa estabelecer claramente quem é o seu público-alvo e traçar um perfil do seu cliente ideal. Com isso, você pode entender melhor quais são os problemas e obstáculos daquela pessoa, bem como seus objetivos e sonhos, e criar um conteúdo que apele diretamente para esses elementos. Assim, você tem um caminho certeiro para o emocional do seu lead.
Outra estratégia efetiva é tornar o seu conteúdo acessível e fácil de consumir. O consumidor final não está interessado em artigos científicos e altamente rebuscados, por isso, procure dar informações úteis de maneira simples e direta. Parágrafos curtos e conteúdo visual complementando o texto pesam muito a seu favor.
Por fim, uma agência de marketing digital sabe como criar marketing de conteúdo para B2C, e talvez seja uma boa ideia recorrer a uma para traçar o seu plano de marketing digital e outras estratégias. A Agência IMMA, por exemplo, poderia realizar esse trabalho com êxito. Quer saber mais? Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!