4 exemplos de marketing de conteúdo para as redes sociais

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
12/02/2021
Gestão de Mídias Sociais

Criar perfis nas redes sociais pode ser uma ótima escolha para uma empresa. Afinal, nestes espaços é possível interagir mais com os clientes e atrair um público novo para a marca. Mas, para fazer isso, é necessário postar conteúdo nestes perfis com regularidade.

Sendo assim, neste artigo, separamos 4 exemplos de marketing de conteúdo para as redes sociais que a sua empresa pode utilizar. Continue com a leitura para descobrir que exemplos são esses!

4 exemplos de marketing de conteúdo para as redes sociais

Como surgiu o marketing de conteúdo?

Você sabe como surgiu o marketing de conteúdo? Por mais que esta possa parecer uma técnica muito recente, a história diz ao contrário. Isso porque, a primeira vez que foi registrado algo parecido com o marketing de conteúdo foi em 1895. Essa confusão com datas históricas ocorre porque pensamos logo na era digital, mas o marketing de conteúdo está no mercado há muito tempo.

O primeiro registro histórico foi documentado na empresa norte-americana John Deere, que é a pioneira no segmento de máquinas agrícolas. Após receber uma grande proposta para a produção de conteúdo relacionado ao seu nicho de mercado, e não apenas sobre os seus produtos, a marca conseguiu saiu na frente da concorrência.

4 dicas de gestão de redes sociais que você precisa conhecer

Isso leva a crer que produzir conteúdos que enriquecem o conhecimento do público também traz um ganho de relevância para a marca. Através dessas informações compartilhadas pela revista, até mesmo leitores que não eram clientes da empresa foram captados pelo conteúdo e se tornaram potenciais de compra.

A partir deste case de sucesso de uma grande empresa, outras começaram a aderir a este tipo de produção de conteúdo, buscando sempre elaborar textos relevantes ao segmento e bem informativos. Com isso, no ano seguinte, várias outras marcas passaram a usar a mesma técnica.

Poste conteúdo informativo

Fonte: Freepik

O que é o marketing de conteúdo?

É importante, antes de destacar os exemplos de marketing de conteúdo, falarmos um pouco sobre o que é, de fato, esta estratégia. Como já adiantado, o marketing de conteúdo é uma espécie de estratégia de marketing digital focada na produção de conteúdo direcionado em variados formatos.

A ideia é fazer com que a empresa possa se comunicar com todo o seu público em diversos meios de comunicação, sejam eles o próprio blog, anúncios ou mesmo as redes sociais, que são o assunto deste artigo.

É importante citar, ainda que o marketing de conteúdo é o principal pilar que comanda uma estratégia de marketing digital. Isso porque todas as demais estratégias dependem inteiramente da criação de conteúdo. Além disso, criar conteúdo por meio do marketing é a única forma de a empresa se comunicar no ambiente digital.

Vantagens das redes sociais na estratégia de marketing digital

Fonte: Freepik

Um exemplo claro disso é o Inbound Marketing. O que seria do marketing de atração sem o conteúdo? É claro que o conteúdo é primordial nesta técnica, já que o Inbound faz uso de técnicas de comunicação para atrair o lead por meio de conteúdos relevantes para o mesmo.

Planejar estratégias nas redes sociais também não serviriam de nada sem o próprio conteúdo que é postado. Assim, entender bem como funciona a criação de conteúdo nos diversos formatos torna-se algo essencial, tendo em vista a sua importância para o marketing digital de uma empresa.

Redes sociais para empresas: O que você precisa saber

Fonte: Freepik

Descubra quais são os 4 exemplos de marketing de conteúdo para as redes sociais

Fazer conteúdo para as redes sociais é uma tarefa mais difícil do que parece. Isso porque o conteúdo de uma marca em espaços como o Facebook ou o Instagram está competindo com muitas outras postagens. Desse modo, é mais complexo encontrar maneiras de se destacar.

Outro grande desafio é manter um fluxo constante de postagem de conteúdos. Encontrar temas e formatos que sejam relevantes para o público-alvo da sua marca pode ser um enorme problema.

Felizmente, existem muitas maneiras de contornar esse obstáculo. A seguir, então, vamos ajudar você com isso apresentando alguns exemplos de marketing de conteúdo que você pode postar nas redes sociais da sua marca. Confira!

Links para outros locais

Um dos exemplos mais básicos de marketing de conteúdo para as redes sociais é postar links para outros locais com conteúdos da sua marca. Por exemplo, se você tem um blog, é uma boa ideia fazer um post para avisar quando você postar algum artigo novo.

Essa estratégia é eficiente para fazer com que os seguidores da sua marca nas mídias sociais conheçam mais o seu conteúdo. Assim, se algum usuário descobre a sua empresa através do seu Facebook, por exemplo, ele pode facilmente descobrir também o seu blog e o seu site logo em seguida.

Veja como ganhar mais seguidores nas mídias sociais

Vídeos

Nas redes sociais, é uma ótima escolha apostar na comunicação visual. Isso porque, nestes espaços, é importante poder se comunicar de forma rápida e dinâmica com os usuários.

Vídeos são uma excelente maneira de fazer isso. Você pode postar vídeos curtos ou investir na criação de vídeos mais longos para canais como o IGTV. Isso permite que usuários que apreciam esse tipo de conteúdo mais dinâmico possam consumir a produção da sua empresa.

Atualmente, as redes sociais também abraçaram os gifs

Fonte: Freepik

Infográficos

Como foi dito acima, se comunicar através de recursos visuais é fundamental nas redes sociais. E um dos recursos visuais mais eficientes que você pode usar no marketing de conteúdo é um infográfico.

Isso porque esse tipo de imagem apresenta estatísticas ou números de forma visual. Por conta disso, o que ela faz é apresentar um argumento de forma sucinta e persuasiva para o usuário. Dessa maneira, torna-se um conteúdo muito compartilhável, o que é muito positivo para o alcance do perfil da marca.

Redes sociais a favor da sua empresa

Fonte: Freepik

Listas

Apresentar o seu conteúdo no formato de uma lista torna-o mais fácil de ser consumido. Essa característica, nas redes sociais, é crucial para o sucesso de uma postagem.

Assim, procure apresentar o seu conteúdo em tópicos. Isso vai fazer com que mais usuários prestem atenção nele.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Faça marketing de conteúdo com a ajuda de uma empresa especializada no assunto

Agora que você já conhece alguns exemplos de marketing de conteúdo para as redes sociais, é hora de pensar nesta questão de forma prática. E, para isso, o ideal é contar com a ajuda de uma empresa que trabalhe com essa área.

Uma agência de marketing digital, por exemplo, pode ser de grande auxílio. Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção, contando com uma equipe altamente qualificada e experiente na criação de conteúdo para mídias sociais. Entre em contato e faça já um orçamento para saber mais!

Veja também