Apresentar ideias de qualidade e escrever conteúdo é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais de marketing de conteúdo. Afinal, é a publicação deste tipo de material que ajuda a abrir caminho dentre seus concorrentes. Por isso, confira 5 formas de nunca ficar sem ideias para produzir conteúdo.
Quer você esteja escrevendo conteúdo por conta própria ou tenha contratado um redator, é necessário estar sempre criando ideias interessantes, atraentes e, o mais importante, úteis para escrever conteúdo. Não adianta publicar conteúdo regularmente se seu público-alvo não o acha útil e envolvente ou simplesmente não consegue localizá-lo na internet.
Diferentes detalhes no algoritmo de classificação do Google (atualmente considerado o principal mecanismo de busca) garantem que, se você simplesmente não se concentrar na criação de conteúdo com propósito, não conseguirá muito progresso em melhorar suas classificações nos rankings de busca. Portanto, é muito importante que haja um fluxo constante de ideias de conteúdo escrito.
Mas de onde vêm essas ideias interessantes para redação de conteúdo? No começo, geralmente tudo é muito fácil e bonito. Você está borbulhando de ideias e se sente como se fosse conquistar o mundo do marketing de conteúdo. Então, depois de publicar um monte de artigos, de repente começa a ficar difícil ter grandes ideias para conteúdos diversos.
Se você está passando por um momento de pouca inspiração ou simplesmente não sabe mais o que fazer, confira 5 formas de nunca ficar sem ideias para produzir conteúdo.
5 formas de nunca ficar sem ideias para produzir conteúdo
Leia e enriqueça sua experiência
Escrever sobre o seu nicho de forma contínua significa que você precisa desenvolver algum tipo de conhecimento. E você já deve ter percebido que pessoas que desenvolvem uma vasta experiência em escrever leem com frequência. É a leitura que permite que essas pessoas tenham sempre grandes e boas ideias.
Pessoas que estão sempre estudando raramente ficam sem ideias interessantes porque estão constantemente adquirindo um conhecimento profundo sobre seu campo. Mesmo pequenos tópicos e subtópicos podem ser convertidos em artigos e postagens em blog altamente atraentes. Além disso, podem haver muitos tópicos em todos os assuntos.
A leitura é uma parte essencial da escrita. Se você não alimentar seu intelecto com informações e conhecimento, não conseguirá progredir e processar novas ideias. Não há nada de errado em primeiro adquirir conhecimento com outras pessoas e depois criar sua própria opinião. Você só pode construir novos conhecimentos quando tiver adquirido algum conhecimento existente.
Invista em livros em seu campo, leia blogs dedicados à sua profissão, siga pessoas no Twitter e no Facebook que escrevem constantemente sobre sua área de especialização. Isso pode ser demorado, mas o marketing de conteúdo não é uma atividade de uma semana ou de um mês; é um processo contínuo.
Esteja aberto para assumir riscos
As pessoas que jogam com muita segurança raramente conseguem ir além. Nos negócios, muitas vezes você tem que correr riscos. E como você se arrisca tentando escrever conteúdo interessante para o seu negócio? Apontando pontos de vistas variados, diferentes e controversos.
Faça uma avaliação completa de sua opinião, reúna o máximo de informação possível, passe bastante tempo apresentando seu caso e, depois, escreva um post controverso. Mesmo um único assunto polêmico pode apresentar muitas oportunidades de escrever pelo menos mais 10 tópicos para alimentar seu blog.
Converse sempre com influenciadores de seu campo
Se você interage continuamente com influenciadores de seu campo, recebe novas ideias para escrever conteúdo constantemente. Isso ocorre porque você está sempre trocando opiniões com outras pessoas. Pode haver, por exemplo, algo que você perdeu e que é levantado em alguma discussão.
Algumas pessoas podem ter mais experiência do que você, outras podem ter opiniões diferentes, vir de diferentes origens ou atender a um público diferente, apesar de vocês estarem dentro da mesma área de negócios.
Uma boa maneira de manter contato com os influenciadores de seu campo é permanecer ativo em plataformas sociais como Twitter, LinkedIn e Facebook, mas você terá que descobrir por conta própria qual é a melhor plataforma para seu caso.
Se você não é do tipo que fala, pode ao menos acompanhar as conversas em andamento. Mesmo antigos tópicos podem dar muitas ideias para escrita de conteúdo.
Mantenha uma lista de ideias
Esta é uma sugestão frequentemente repetida. A ideia para um novo conteúdo pode chegar até você a qualquer momento, inclusive quando você não pode escrever. Para que você não perca nada, mantenha uma lista de ideias. Você pode anotar no computador ou no papel, mas o importante é não esquecer ou ignorar uma ideia, mesmo que a ache simples.
O ponto é que você deve ter um lugar onde você pode armazenar suas ideias e consultá-lo rapidamente quando for escrever. Mesmo algo que você ache algo muito simples a princípio, pode usá-la para desenvolver um artigo para principiantes ou servir como introdução para algo mais complexo.
Adapte seu conteúdo existente
Você pode não perceber, mas há um mundo de ótimas ideias para desenvolver dentro do seu conteúdo existente. É por isso que você deve continuar atualizando seu conteúdo para mantê-lo relevante e atual. Além disso, ao atualizar um conteúdo existente, você pode extrair muitas ideias para novos conteúdos a partir dele.
Ao rever os conteúdos passados, é provável que você encontre muitas ideias que não foram desenvolvidas, seja por falta de tempo ou de conhecimento, e que agora podem ser melhor explicadas. Isso também ajuda na criação de links internos no seu site, o que é ótimo para o SEO e, consequentemente, ajudará a subir algumas posições nos rankings de busca.
Se você acha que pode ficar sem ideias para escrever conteúdos de qualidade num futuro próximo (ou mesmo em alguns meses), é melhor começar a preparar um mecanismo que permita salvar e rastrear grandes ideias. Dessa forma, você evita esse tipo de contratempo e mantém seu site sempre atualizado.
Faça marketing de conteúdo com a ajuda de uma agência de marketing digital
Uma agência de marketing digital é uma empresa especializada em marketing online. Eles também são chamados de consultores de marketing digital.
A Agência IMMA, por exemplo conta com experiência e recursos para criar conteúdo para os clientes, além de termos as ferramentas necessárias para medir o sucesso dessas campanhas.