Em 2016, o Google anunciou uma nova política para indexar os rankings de pesquisa com base na versão para dispositivos móveis do conteúdo de sites e blog, dando prioridade a conteúdos responsivos ou com versões para mobile. Atualmente, o Google avança no projeto de dar prioridade aos dispositivos móveis.
Fonte: Freepik.
Eles perceberam que 60% das pesquisas realizadas na plataforma de busca partiam de dispositivos móveis. Portanto, nada mais natural do que colocar no topo dos rankings sites que se preocupam com os usuários, proporcionando a eles experiências ainda melhores. Afinal, segundo o Google, o objetivo de todas as mudanças é realmente este: criar uma experiência de usuário melhor.
Já é possível sentir as mudanças que priorizam os dispositivos móveis no Google. As primeiras colocações do ranking de pesquisa quase sempre são de sites que funcionam perfeitamente em smartphones e tablets, enquanto aqueles que não se adaptaram perderam suas posições ou não estão nem sendo mais mostrados.
Agora a plataforma parte para uma segunda etapa neste processo, anunciada pelo Google em 20 de janeiro. A empresa aprofunda seu compromisso de apoiar o desenvolvimento das tecnologias móveis realizando mudanças e adaptações na sua ferramenta de anúncios, o Google AdWords. As novas mudanças terão impacto não só sobre os anúncios, mas também sobre as agências e os anunciantes.
Afinal, com 70% dos consumidores online concordando que a qualidade, o sincronismo, e a relevância de uma publicidade influencia sua percepção da marca, adaptar também a ferramenta de anúncios se tornou uma prioridade.
Conheça os detalhes destas mudanças que prometem melhorar a experiência do usuário e o desempenho dos anúncios no Google:
Uma nova geração de relatórios e insights: a primeira parte dessas mudanças tomará a forma de uma nova solução de medição baseada na nuvem. De acordo com o anúncio do Google, seu objetivo é gerar melhores insights para os anunciantes sobre suas campanhas no YouTube e melhorar a segurança e a privacidade no Google e no YouTube.
Essas mudanças permitem uma maior colaboração entre as agências e os anunciantes e lhes dará oportunidades melhores de verificar o desempenho de suas campanhas.
Maneiras mais aprimoradas de alcançar seu público-alvo: como parte dessas mudanças, o Google tem feito progressos na melhoria das formas como os anunciantes podem alcançar seus públicos-alvo. Haverá melhores métodos para fornecer anúncios mais relevantes e úteis tanto em telas móveis quanto para desktop.
Mais concretamente, no entanto, o Google criou novas maneiras para que os anunciantes usem os dados dos clientes que acumulam para alcançar clientes de maior valor no YouTube usando um novo serviço chamado Customer Match (correspondência de clientes).
Controles de usuário criados para o mobile: o Google também trabalhou desenvolvendo alguns controles que dão aos usuários uma maior capacidade de moldar sua experiência online. Isso inclui a capacidade de silenciar anúncios em dispositivos móveis através da conta de usuário do Google.
A plataforma também está enfatizando que manterá suas políticas contra o compartilhamento de informações pessoais identificáveis bastantes rígidas junto aos anunciantes.
Abrindo o caminho para o futuro: caminhando em direção ao futuro, o Google enfatizou que pretende continuar a apoiar as plataformas mais assistidas. Com isso, talvez eles tenham tentado explicar de forma resumida sua intenção de não investir mais em tecnologias da web para desktop, como cookies e pixels.
Como o público está consumindo cada vez mais as mídias de maneiras alternativas, o Google acredita que seus meios de medição precisam estar alinhados de forma semelhante para fornecer dados de alta qualidade. As mudanças apontam para a dedicação do Google a inovação e a evolução das tendências de negócios e consumidores.