Como usar o gif no marketing digital? Para responder essa pergunta, devemos nos voltar para fazer o gif funcionar dentro de uma estratégia de marketing online. GIFs são basicamente videoclipes que duram alguns segundos, mas podem ser repetidos várias vezes.
Um GIF é frequentemente usado para fazer uma conexão emocional com os espectadores, contando uma história mais complexa do que as palavras podem transmitir sozinhas. Com esse objetivo, separamos esse artigo para ajudar você e a sua empresa a tirar proveito dessa ferramenta.
O que é um gif
Um gif é um formato de imagem. A sigla, em inglês, significa Graphics Interchange Format. Em português, numa tradução literal, significaria formato para intercâmbio de gráficos.
Mas o que esses gráficos contêm? Bem, no caso dos gifs, pode ser literalmente qualquer coisa. A ideia, entretanto, é que seja uma animação, normalmente com um estilo leve e divertido.
Os gifs existem na internet desde 1987, e converteram-se numa verdadeira febre. No mundo online, os gifs são uma linguagem universal. Todos os cantos da internet os usam, e seu crescimento é constante. De acordo com um artigo da Época Negócios, 2 bilhões de gifs são compartilhados por dia no site Giphy. Esse alcance é incalculável, e só tende a crescer.
Atualmente, as redes sociais também abraçaram os gifs. Tanto o Facebook como o Twitter oferecem gifs nos seus bancos de dados. E os usuários aproveitam isso ao máximo: só em 2016, mais de 13 bilhões de gifs foram compartilhados através do Facebook Messenger.
Essa preferência não é sem razão. O gif é uma ótima forma de expressar os seus sentimentos na internet. Ele é rápido, divertido e passa uma mensagem de forma simples e direta. Normalmente é feito de séries ou filmes populares, mas pode também ser feito a partir de vídeos virais. É um conteúdo acessível e muito atraente para os usuários.
Como usar o gif no marketing digital
Diante de tudo isso, resta a questão: como tirar vantagem dessa popularidade do gif para aplicá-lo no marketing online? Como funciona o gif no contexto do marketing digital?
Como qualquer outro conteúdo, existem diversas formas de inserir o gif no marketing digital. É preciso ser criativo e saber incorporar esse formato de imagem de maneira orgânica, mas, uma vez conseguido, ele pode trazer excelentes resultados. Por isso, vejamos algumas dicas para usar o gif no marketing digital.
Incremente seu e-mail marketing com gifs
Uma boa tática para empregar gifs a seu favor é através do e-mail marketing. É possível usar gifs para deixar o seu e-mail mais chamativo, dando um tom mais leve para a sua mensagem.
Como o e-mail marketing é um veículo com uma publicidade mais direta e pessoal, o gif pode ser uma ótima opção para dar um toque de personalidade ao seu e-mail.
Use o gif para mostrar os seus produtos
A grande vantagem do gif é permitir uma animação ser mostrada num arquivo que não é pesado. Assim, pode ser uma boa ideia incorporar gifs no seu e-commerce.
Eles podem mostrar o seu produto de maneira que chame a atenção do cliente. Podem também ser usados para divulgar promoções e descontos, dando destaque aos benefícios oferecidos ao cliente, por exemplo.
Construa a identidade visual da sua marca
Como o gif é algo que tem um tom muito específico, ele é o recurso perfeito para comunicar algo a respeito da imagem da sua empresa. O seu negócio é moderno, divertido, e para jovens?
Não há melhor forma de expressar isso do que com um gif. Ele ainda dá um ar de descontraído ao que você quiser comunicar, tornando-o também interessante para outros tipos de comunicações da empresa. Assim, dá para ver que há muitas formas de usar o gif no marketing digital.
Concluindo, quando você está tentando criar a identidade visual de uma marca com GIFs, é importante entender o tipo de animação que melhor transmitirá sua mensagem de maneira adequada.
As campanhas de marketing devem ser concluídas com o uso de GIFs. Eles são uma excelente forma de transmitir os valores da marca e comunicar mensagens.
A importância dos GIFs no marketing digital
O uso de GIFs em marketing digital tornou-se uma forma eficaz de envolver o público. Eles são uma ótima ferramenta para usar nas redes sociais para aumentar o número de impressões, aumentar o número de compartilhamentos, aumentar o número de curtidas e retuítes.
Eles também estão sendo usados em marketing por e-mail para aumentar as taxas de abertura. Existem muitos tipos diferentes de GIFs que você pode usar em sua campanha de marketing – anúncios animados, demonstrações de produtos, tutoriais ou videoclipes.
Neste sentido, vale ressaltar que os GIFs têm sido uma forma popular de mídia digital por muitos anos, com o primeiro GIF conhecido sendo criado em 1987.
Eles não perderam sua popularidade na sociedade de hoje e continuam a divertir e educar como formas de compartilhar momentos, sentimentos ou movimentos importantes nas redes sociais plataformas de mídia como Facebook, Instagram e Twitter.
Eles servem como um excelente exemplo de como as empresas podem usar o marketing digital para se conectar emocionalmente com seus clientes e construir relacionamentos mais significativos.
Faça marketing com a ajuda de uma agência de marketing digital
Uma das melhores coisas sobre uma agência de marketing digital é o acesso a um grande grupo de pessoas que são especialistas em uma ampla gama de habilidades. Eles podem ajudá-lo com sua estratégia de marketing e usar sua experiência para traçar o melhor plano para você.
No ambiente competitivo de hoje, os profissionais de marketing precisam de toda a ajuda possível das agências de marketing digital. Uma boa agência fornecerá aos clientes conhecimentos que seriam difíceis de obter por conta própria.
Uma coisa que diferencia uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA, de outros serviços de publicidade e promoção é o acesso a uma ampla gama de indivíduos com diferentes conjuntos de habilidades e experiência, que oferecem como parte de seu serviço.