Se você não prestou atenção, mês passado ocorreu uma grande atualização no algoritmo do Google. Danny Sullivan, do Google, anunciou no Twitter que o mecanismo de busca estava colocando no ar a atualização “Florida 2 Update” (ou “March 2019 Core Update” ou “Update Florida 2”, como também foi chamada). Porém, muitas pessoas questionaram o quanto esta atualização é importante.
A verdade é que todas as atualizações do Google são importantes, mas a partir das informações que circulam, essa parece ser uma das maiores mudanças dos últimos anos. Uma olhada no passado mostra que a maioria das grandes atualizações do Google resultou em mudanças relevantes na forma como os sites são classificados, mudando também a foma como pensamos o SEO.
Embora as coisas ainda estejam um pouco incertas (afinal, nem sempre o Google deixa claro o que realmente vai mudar quando coloca uma atualização no ar), há uma boa chance de que esta última atualização tenha um impacto perceptível em toda a indústria.
O real motivo da atualização Florida 2 Update
Apesar da ampla atualização central, o Google não a está direcionando para nenhum grupo ou nicho em particular. Ainda não se sabe a razão exata desta atualização tão grande, mas essas mudanças geralmente destinam-se a melhorar o algoritmo do Google de uma forma geral, buscando oferecer correspondências mais precisas entre os usuários e suas buscas.
Fonte: freepik. Ou seja, novamente a experiência do usuário encontra-se no centro da discussão e como meta do Google. Todas as últimas pequenas e grandes mudanças tem demonstrado que o Google pensa em como agradar ainda mais os usuários, aparentemente tentando se manter como o mecanismo de busca número 1 do mundo.
Porém, o que apavora muitos donos de site é pensar que talvez eles tenham que realizar mudanças imediatas para se adaptar a este novo algoritmo, agora ainda mais refinado. Mas quando se trata de amplas atualizações básicas, não há muito o que fazer para “consertar” um site, especialmente se ele já funciona dentro das regras do Google.
O próprio Sullivan publicou no Twitter sobre isso, explicando que, como qualquer atualização, alguns sites podem observar perdas e/ou ganhos. Não há, necessariamente, algo de errado com as páginas que podem vir a obter um desempenho menor, mas as novas mudanças foram pensadas para beneficiar páginas que antes eram sub-recompensadas.
Fonte: freepik.
Como trabalhar com o update
Não há muito o que se fazer para obter um desempenho melhor além de manter o foco na criação de um ótimo conteúdo. Por isso, ao invés de gastar tempo tentando descobrir o motivo da atualização, é melhor que os desenvolvedores coloquem mais esforços na criação de conteúdo de alta qualidade. Esta é a abordagem que colocará seu site numa posição melhor nos rankings do mecanismo de busca.
Vale lembrar que, ao classificar uma página, o algoritmo dinâmico do Google já leva em conta mais de 200 fatores classificatórios, e é importante também levá-los em consideração quando se pensa em melhorar a colocação de um site no ranking. Não é apenas a nova atualização que fará com que um site suba ou desça, mas um conjunto de fatores.
Investir em projeto sério de SEO, baseado também na criação de conteúdo relevante, único e de qualidade tende a ser, neste momento, mais importante do que ficar se questionando sobre a nova atualização do algoritmo do Google. Afinal, quem já vem se preocupando com esses fatores a mais tempo tende a se sair melhor, mesmo quando acontecem grandes mudanças.
Fonte: freepik. O Google Florida 2 Update é grande, mas não é motivo para surtar e querer correr atrás de coisas que ainda nem aconteceram. Colete o máximo de informações possível sobre o seu próprio site, reavalie sua estratégia e continue criando um conteúdo valioso que envolva seu público. Essas medidas vão te ajudar a se manter no topo sempre.
Se interessou pelo assunto? A melhor forma de garantir um SEO de excelência é através de uma agência que tenha experiência no assunto, como a Agência IMMA.
Rodrigo Darzi
Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
Agência de Marketing Digital para Pequenas Empresas: Guia Completo para Alavancar Seu Negócio Ter uma boa estratégia de marketing digital é fundamental para o crescimento e sucesso de empresas de...
Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...