5 ferramentas gratuitas para ajudar na criação de imagens

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
14/03/2017
Design Gráfico

Transmitir o máximo de conteúdo por meio de imagens é muito difícil. Mas para te ajudar, neste artigo nós fornecemos 5 ferramentas gratuitas para ajudar na criação de imagens para aquelas empresas que procuram baixo custo de investimento e qualidade para divulgar seu conteúdo pela web.

Na busca contínua por ferramentas que possam facilitar a entrega de nossos serviços, sem deixar a qualidade de lado, conseguimos separar algumas ferramentas que podem ajudar na criação de conteúdo visual.

Mídias para redes sociais

Trabalhar com redes sociais não é fácil. É preciso ter um material atraente e de boa qualidade. Essa é uma das maiores dificuldades que pequenas e médias empresas possuem no processo de criação de conteúdo.

5 ferramentas gratuitas para ajudar na criação de imagens

Incorporar conteúdo diferenciado em seus posts de blog e mídia social ajuda a dar visibilidade ao material. Afinal, conteúdo visual informativo está em alta e é muito valorizado pelos usuários.

Conteúdo visual é um grande complemento para o seu texto e também pode ajudá-lo a transmitir informações de forma mais clara e eficiente. A vantagem de usá-lo é que ele se destaca dos milhares de outros conteúdos que estão competindo por atenção na web. Sua audiência é muito mais propensa a realmente olhar para o seu material quando vê uma imagem que chama a atenção.

Claro que nenhuma ferramenta substitui o trabalho de um bom designer. Mas, enquanto você não encontra um (ou não pode pagar por esse trabalho), fica a dica abaixo.

5 ferramentas gratuitas para ajudar na criação de imagens

  1. Canva: essa é a ferramenta mais famosa da lista, usada por milhares de pessoas no mundo todo. O Canva é um site que permite que você crie conteúdo visual como fotos personalizadas, citações, infográficos, capas e imagens de perfil para mídias sociais, colagens de fotos, dentre outras opções.

Canva é uma das ferramentas gratuitas para ajudar na criação de imagens

Uma característica particularmente acessível do Canva é que você pode dimensionar sua arte baseada na plataforma de mídia social que deseja ilustrar. O Canva oferece uma coleção de imagens, cores e fontes gratuitas para ajudar nas suas criações. Mesmo assim, fique atento com as escolhas, pois o site também disponibiliza material e pacotes pagos.

  1. The Stocks: oferece uma compilação de vários sites de fotos livres de royalties em um só lugar, além de algumas de sites pagos. Você pode usar as fotos tanto para fins editoriais e comerciais ou até alterá-las da forma que necessitar. O The Stocks também oferece vídeos, áudios, ícones, fontes e cores para baixar.

Conheça o The Stocks: uma das ferramentas gratuitas para ajudar na criação de imagens

  1. Adobe Spark: uma ótima ferramenta para quando você precisa adicionar textos a imagens para criar conteúdos visuais como fotos com citações, imagens de título para seus posts e até imagens promocionais. Como o Canva, com o Adobe Spark também é possível dimensionar suas imagens com base na plataforma para qual você está criando.

Adobe Spark pode ajudar na criação de imagens para divulgação

Essa ferramenta de design permite que você pesquise gratuitamente imagens com royalties grátis diretamente dentro dela ou carregue suas próprias imagens para usar em suas criações. O Adobe Spark também tem uma coleção de cores e fontes que podem ajudar muito neste trabalho.

  1. Gimp: um programinha gratuito que permite fazer mudanças rápidas nas imagens, como cortar e redimensionar sem a necessidade de um grande conhecimento técnico. O Gimp também tem uma ferramenta de escolha de cor, em que você pode clicar em qualquer lugar de uma imagem para determinar o código de cor HTML dela.

Gimp, ferramenta gratuita para criação de imagens

Por exemplo, se você tem uma imagem que inclui um buquê de flores, você pode clicar em uma das pétalas com a ferramenta para descobrir seu código de cor exata. Assim, você poderá usar essa mesma cor para outra coisa, como o texto do seu projeto.

Você pode instalar o Gimp em seu computador e acessá-lo diretamente do seu desktop.

  1. PicMonkey: Nessa ferramenta você faz o upload de uma foto que está em seu computador e adiciona alguns efeitos, como filtros, texto, molduras, etc. A ferramenta não oferece opções de edição complexas, mas o que está disponível pode fazer toda a diferença e chamar muito mais atenção do que uma imagem simples.

PicMonkey te ajuda a criar imagens interessantes para web

Lembre-se sempre que conteúdos visuais são mais interessantes e podem dar mais destaque para suas postagens. Leve a sério esses esforços e incorpore mais conteúdo visual em suas divulgações. Logo você verá a diferença que até as figuras mais simples podem causar. Use e abuse das ferramentas gratuitas para ajudar na criação de imagens.

“Uma imagem vale mais que mil palavras”

Essa pode ser uma frase de efeito ou até mesmo um clichê, mas no marketing digital as imagens têm um papel fundamental no que tange a memorização do conteúdo que está sendo divulgado. É cientificamente comprovado que 90% da informação levada e processada pelo cérebro é visual e a capacidade de memorização de textos lidos é consideravelmente baixa (apenas 20% das pessoas lembram de textos lidos).

Dessa forma, é importante desatacar o papel do uso de imagens no processo de difusão de conteúdo no marketing digital. Outro dado a ser destacado é a respeito do tráfego em sites com muitas imagens e infográficos ser maior do que focados apenas em conteúdo textual.

Então, se você quer que sua marca seja lembrada nas mídias sociais e digitais, ter imagens bem tratadas e editadas por profissionais de marketing e propaganda é essencial. Quando se leva a sério estudos como esses, pode-se começar a estruturar um planejamento de comunicação eficaz de acordo com cada veículo de difusão que será usado pela sua marca. E ferramentas gratuitas para ajudar na criação de imagens faz parte desse planejamento.

Neste caso, é importante se atentar aos métodos de comunicação diferentes de acordo com cada rede social que for usada ou qualquer outro meio como blog, televisão, rádio e jornal.

Agência de Gestão e Design Gráfico

Vale a pena lembrar também que o empresário não deve perder o foco da gestão do seu negócio. Se quer uma criação de conteúdo profissional para sites, blogs ou redes sociais, busque uma agência especializada em marketing digital para te ajudar.

A Agência IMMA está aqui para prestar esse tipo de serviço e ajudar você a alavancar sua marca e reposicionar sua empresa no mercado digital. Entre em contato conosco e faça seu orçamento, não perca essa oportunidade.

Veja também