5 erros que estão acabando com sua estratégia de marketing de conteúdo

Os blogs são a fundação de qualquer projeto de marketing de conteúdo. Porém, se você não vê o crescimento da sua presença online mesmo depois de colocar um blog no ar e fazer várias atualizações, provavelmente está cometendo algum equívoco. Conheça 5 erros que estão acabando com sua estratégia de marketing de conteúdo:

O que está acabando no marketing de conteúdo

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1. Você não tem um calendário de conteúdo: para resultados efetivos, você precisa atualizar seu blog regularmente. Um calendário de conteúdo ajuda a garantir que suas publicações sejam feitas dentro de uma programação regular, evitando longas lacunas entre as postagens ou muitos conteúdos em um curto período de tempo.

Se você tiver mais de uma pessoa trabalhando para manter o blog da empresa no ar, é preciso indicar quem é responsável por cada publicação para garantir que nenhuma data seja ignorada. Isso também ajuda a evitar que várias pessoas trabalhem em temas repetidos ao mesmo tempo.

2. Sua estratégia não inclui detalhamento de temas: geralmente, todos os seus temas devem ser determinados com bastante antecedência antes de serem escritos. Isso permite que você aumente os esforços de otimização para os mecanismos de pesquisa e busque por conhecimentos em temas que ressoam com seu público-alvo.

5 erros que estão acabando com sua estratégia de marketing de conteúdo

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Publicar sobre o que quer que tenha em mente a qualquer momento sem nenhum critério causa inconsistência e também torna alguns esforços ineficientes. Para obter os melhores resultados, concentre-se em um tema amplo ao longo de uma série de publicações e adapte tópicos predeterminados a esses temas.

3. Você não está focando no público: lembre-se que nem tudo é sobre você. As postagens do blog precisam se concentrar em seu público e seus problemas. A cada publicação que você pensar em escrever, pergunte-se se isso ajuda seus clientes a resolver seus problemas. Se a resposta for não, você precisa de uma abordagem diferente.

4. Você está ignorando a importância da qualidade: infelizmente, muitas empresas pensam que seu blog é apenas mais um blog no universo da internet. Como resultado, isso faz com que as pessoas responsáveis não separem um tempo para gerar conteúdos de qualidade.

Marketing

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Se esta é sua atitude, você provavelmente não deveria ter um blog. Publicar conteúdo de baixa qualidade não adiciona nenhum valor nem para seu site, nem para seus clientes potenciais. Além disso, se você oferece postagens mal escritas e com vários erros, isso provavelmente está mais prejudicando do que ajudando seu negócio.

Não importa o quanto você é especialista no seu nicho: isso não aparecerá para os possíveis clientes se eles lerem publicações incoerentes e com erros de digitação. Construir confiança é crucial para orientar o público através da jornada do comprador. Evite perder a confiança dos clientes tendo bons produtores de conteúdo e editores para seu blog.

5. Você possui uma estratégia de palavras-chave aleatória: o blog afeta diretamente seus esforços de SEO. É por isso que você precisa saber em quais palavras-chave se concentrar. No entanto, não basta simplesmente usar as palavras-chave de forma aleatória e esperar que os motores de busca classifiquem seu blog para esses termos.

Dicas de marketing digital

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Na verdade, na maioria dos casos, não são as postagens do blog que você quer mesmo classificar para essas palavras-chave. Embora existam alguns casos em que você pode ganhar o tráfego do mecanismo de pesquisa a partir de uma postagem no blog, normalmente você deseja usar esses posts para ajudar outras páginas e levar a pessoa até uma página de produto ou serviço para efetuar vendas.

É melhor ter uma página no site focada no que você deseja classificar do que jogar as palavras-chave por todo o site. Ao invés de apenas usar esses termos dúzias de vezes nas postagens, crie uma página focada que descreve de forma personalizada os detalhes sobre seus produtos e serviços. Quando você usar esses termos em seu blog, certifique-se de vincular de volta a essa página.

Esta estratégia de SEO ajuda a melhorar as posições das páginas nos rankings de pesquisa, evitando a canibalização de palavras-chave (que ocorre quando você tem duas páginas classificando o mesmo termo, prejudicando o nível geral de ambos) e ajudando a orientar seus clientes potenciais através da jornada do comprador.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.