Que um bom logo é essencial para a sua marca, você já sabe. Mas quais são os erros na criação de logos que você precisa evitar?
Criar um logo é um processo muito delicado e complexo, que não pode ser feito levianamente. Afinal, o seu logo é a cara da sua empresa. Toda a sua identidade visual depende da aparência dele, definindo como a sua marca vai ser percebida pelo mercado e pelos seus clientes.
Por isso, é muito importante evitar ao máximo possíveis erros na criação de logos. Nesse artigo, vamos examinar alguns dos mais comuns para ajudar você a ficar atento e não cair nessas falhas que, a longo prazo, podem custar caro para o seu negócio.
Erros na criação de logos para você evitar
Como garantir que seu logo seja excelente? Essa é uma pergunta muito importante e que buscaremos responder, citando algumas medidas que você deve evitar a todo custo na criação do seu logo.
Criar logos limitados
Um bom logo precisa ser ajustável e flexível. Afinal, como logo da sua empresa, ele estará presente em todos os materiais relacionados à sua marca. Isso significa que ele precisa poder ser usado em diversos tamanhos sem distorção, e também que ele precisa se adaptar bem a diversos materiais diferentes.
Tenha isso em mente ao criar seu logo: a imagem dele deve ser de alta qualidade, permitindo que ele seja usado de muitas formas sem perder a eficiência. Um bom programa para garantir isso é o Adobe Illustrator. O Photoshop, embora seja uma ferramenta muito eficaz, possui muitas limitações com o trabalho com vetores, e portanto não é uma boa escolha.
Deixar o design complexo demais
O seu logo precisa ser uma imagem memorável. Isso não quer dizer que precisa ser super elaborado ou cheio de detalhes. Na verdade, para evitar erros da criação de logos, o ideal é buscar simplicidade no design.
Evidentemente, isso não é o mesmo que fazer um logo sem graça. A questão é ter como objetivo um logo que seja simples, mas que carregue impacto e que, portanto, fique marcado na mente dos seus clientes.
Não analisar o seu público alvo
Descobrir o público alvo da sua empresa é algo que deve preceder qualquer iniciativa de marketing. Afinal, é preciso saber para quem você quer vender, e, portanto, como atingir aquela audiência. O seu logo deve ser criado de acordo. Se o seu público alvo é jovem, por exemplo, é necessário ter um design moderno.
Copiar o logo de outra empresa
Esse ponto deveria ser óbvio, mas, mesmo assim, vale a pena ressaltar: jamais copie o design de outra marca. É uma atitude completamente antiética e dá uma imagem péssima para a sua empresa.
Não pensar na legibilidade
Não adianta criar um logo maravilhoso se a pessoa não conseguir entender o que aquela imagem transmite. Por conta disso, evite combinações de cores com pouco contraste, como amarelo sobre branco, por exemplo. Isso deixa o seu logo pouco legível, prejudicando o resultado final.
Atente também para a escolha de fonte, se o logo tiver palavras. Busque uma opção que seja esteticamente agradável sem ser difícil de ler.
Não pedir ajuda de um profissional
A criação de logos deve ser feita por um profissional qualificado. Assim, não pense que é algo que você pode fazer sozinho. Lembre-se: é da identidade visual da sua marca que estamos falando. Vale a pena fazer um investimento e delegar isso a um profissional.
Importância da criação de logos para uma empresa
Para que uma empresa tenha uma marca forte, é importante que ela tenha um logotipo que seja atraente e exclusivo. O logotipo serve como o rosto da empresa e ajuda as pessoas a se lembrarem do nome. Isso pode ser alcançado se o logotipo tiver um forte impacto visual.
Um logotipo forte não apenas ajuda sua empresa a se destacar, mas também garante que haja menos risco de seus clientes atuais e futuros ficarem confusos sobre quem você é ou o que faz.
Os logotipos são importantes para as empresas porque ajudam as pessoas a lembrar o que sua empresa faz e sua aparência, o que, por sua vez, permite que construam a confiança de seus clientes.
Ou seja, a logotipo de uma empresa é parte integrante de sua identidade e marca. Simboliza os valores e a missão da empresa. Além disso, pode ser usado para construir um relacionamento duradouro com os consumidores em potencial.
De acordo com a pesquisa, 70 por cento dos consumidores disseram que o logotipo de uma empresa reflete a qualidade de seus produtos. Além disso, as empresas com logotipos de sucesso são mais propensas a ter um alto ROI nos esforços de branding, bem como a desfrutar de níveis mais altos de lealdade do cliente e reconhecimento da marca.
Uma forte identidade corporativa é aquela que incorpora todos os aspectos da marca, incluindo esquemas de cores, fontes, tamanhos de fontes, tamanho do tipo de logotipo e posicionamento no texto, bem como design de embalagem.
3 dicas para a criação de logos para a empresa
Segundo a Logo Design, o logotipo de uma empresa é a identidade visual da sua empresa, que deve representá-la e torná-la facilmente reconhecível.
A primeira etapa na criação de um novo logotipo de empresa é ter ideias de como o design deve ser. Você pode começar olhando para outros logotipos ou fazendo alguma pesquisa sobre logotipos famosos que você admira.
Outra forma de obter inspiração para um novo logotipo é observar outras coisas que estão relacionadas ao seu negócio e ver como outras empresas incorporaram esses itens em seus logotipos. Por exemplo, se você opera uma padaria, pode incorporar uma maçã ou um pão ao design do seu novo logotipo.
É importante torná-lo memorável e único para que se destaque dos demais. Aqui estão três etapas fáceis para criar um logotipo de empresa memorável:
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Escolha um conceito de que goste
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Desenvolva uma ilustração de sua ideia
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Trabalhe com um designer
Como fugir de erros na criação de logos
Agora você já sabe que criar logos é um trabalho complexo que merece ficar nas mãos de um designer qualificado. Resta então buscar uma agência de marketing digital para criar o seu. A Agência IMMA tem uma equipe de design muito eficiente e preparada para atender qualquer demanda. Entre em contato com a gente!