Equipamentos que você precisa para gravar um podcast

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
06/08/2019
Marketing Digital | Podcast in Company

Você sabe quais são os equipamentos que você precisa para gravar um podcast? Nesse artigo, vamos dar uma olhada em quais elementos são necessários para realizar a gravação de um podcast de maneira simples, que você mesmo pode fazer, em casa. Confira!

Equipamentos que você precisa para gravar um podcast

Fonte: freepik.

Equipamentos que você precisa para gravar um podcast

Existem diversas formas para gravar um podcast. Qual você vai usar depende da escala do podcast que você está produzindo e de qual for o seu objetivo com ele.

Mas, independentemente do formato do seu podcast, existem alguns equipamentos que são necessários para começar a produzir o seu. Vejamos, então, quais são os equipamentos que você precisa para gravar um podcast.

Microfone

Quais são os equipamentos que você precisa para gravar um podcast

Fonte: freepik.

Não tem como gravar alguma coisa sem microfone. Por isso, o microfone é talvez o primeiro equipamento que você precisa para gravar um podcast. Para o seu primeiro trabalho, talvez você não precise de algo muito profissional ou caro, mas procure pelo menos um microfone que consiga isolar o som do ambiente capturar a sua voz com qualidade.

Alguns modelos bons no mercado são: Irig Mic Cast (uma opção mais acessível), Audio-Technica ATR2500-USB Cardioid Condenser Microfone USB (como o “USB” mostra, ele pode ser conectado ao computador para transferir arquivos) e MXL 770 Cardioid Condenser Microphone (de alta qualidade, mas não possui conexão USB, necessitando ser usado em conjunto com uma interface de áudio ou gravador digital com recursos XLR).

Descubra como gravar seu podcast

Fonte: freepik.

Interface de áudio

Uma interface de áudio ou um gravador digital são essenciais para a gravação do seu podcast. E vai depender de como é o seu projeto para saber qual dos dois é a melhor opção para você. O gravador tem a vantagem da mobilidade, sendo ideal para uma gravação externa, enquanto que a interface de áudio deve ser usada em um ambiente interno, como um estúdio.

Além disso, alguns gravadores permitem fazer edição sem precisar o usar o computador. Essa é uma forma de poupar custos, às vezes. Por outro lado, a interface permite mais conexões.

Há muitas opções

Fonte: freepik.

Sendo assim, é uma questão de avaliar o projeto do seu podcast para descobrir qual dos dois cabe melhor no seu planejamento. Alguns modelos bons de gravadores são: Tascam DR-40 (que inclui microfones embutidos), Sony ICD-Ux533BLK (que possui uma longa duração da bateria) e Zoom H4n Pro (que, assim como o Tascam, também inclui microfones).

Headphones

Dentre os equipamentos que você precisa para gravar um podcast, um par de headphones é um dos mais básicos. Isso porque você precisa estar sempre monitorando o nível do áudio do podcast, e os headphones permitem que você faça isso enquanto realiza a gravação. Ter um bom par de headphones pode ser uma ótima forma de evitar problemas na edição do podcast, garantindo que o áudio cru fique da melhor maneira possível.

Headphones são essenciais para gravar um podcast

Fonte: freepik.

Software de edição e gravação

Depois que você faz a gravação do seu podcast, é preciso editá-lo antes de colocá-lo nas plataformas de streaming. Existem muitos softwares de edição que podem ajudar você nessa tarefa. Você pode usar, por exemplo, o Adobe Auditionque permite gravar, mixar e editar áudios. O Audacity também é uma boa opção para iniciantes, por ser gratuito e de código aberto, funcionando bem para quem não pode investir muito na gravação de podcasts ainda.

Depois que você faz a gravação do seu podcast, é preciso editá-lo antes de colocá-lo nas plataformas de streaming

Fonte: freepik.

Por que investir em podcast?

O podcast é um formato relativamente novo de difusão de conteúdo e é visto, por diversos estudiosos da comunicação, como uma reinvenção do rádio ou como um formato oriundo de técnicas radialistas. Mas por que investir nesse formato?

A resposta é simples e objetiva: O número de consumidores de podcast aumenta exponencialmente no Brasil, crescendo mais de 60% de 2019 para 2020. Além disso, o mercado de podcast tem a previsão de movimentar cerca de 1 bilhão de dólares neste ano, segundo estudo da consultoria Deloitte.

Estes números são o reflexo do quão importante este formato está entre as ferramentas de difusão de conteúdo. Investir em podcast é mais uma forma de deixar sua marca mais próxima do consumidor e mais uma maneira de explorar conteúdos direcionados ao nicho de consumidores da sua empresa.

Diferentemente de um marketing direcionado a captação de leads, os conteúdos no podcast têm o objetivo único de se aproximar do consumidor difundindo conteúdos mais específicos de acordo com os desejos de quem acompanha a sua marca.

Por isso o investimento em podcast é importante, pois é mais uma ferramenta de comunicação que pode ser usada para gerar troca de informações com seu público e se tornar mais próximo a ele.

O sucesso do podcast:

A ascensão do podcast se deve a um fator primordial nos dias de hoje: a adequação perfeita ao cotidiano do público. Em regimes de trabalho cada vez mais corridos e extensos, o público perdeu a oportunidade de consumir mídias que demandam atenção específica como televisão, por exemplo.

O podcast entra nesse meio justamente se adequando a essa rotina corrida. Pessoas podem consumir conteúdo enquanto trabalham, vão para os determinados empregos ou voltam deles.

São conteúdos que não demandam atenção especial e são ricos de materiais. Isso se deve ao fato de que este formato contém uma variedade incrível de temas e estilos que se adequam a cada pessoa, atendendo a cada nicho específico, diferentemente do rádio.

Agência de Gestão e Podcast in Company

A especificidade do conteúdo, como dito anteriormente, também é um fator fundamental nesse processo de ascensão do podcast. Existe conteúdo de tudo quanto é material, para cada gosto, tipo ou rotina diferente, por isso a importância desse formato no planejamento de comunicação de uma marca.

Descubra os equipamentos que você precisa para gravar um podcast com a ajuda de uma agência

Tendo em vista a complexidade de se fazer um bom produto de podcast e a importância de se investir nesse formato, a melhor forma de aplicar esse investimento e escolher os equipamentos que você precisa para gravar um podcast é com a ajuda de uma agência de marketing digital que ofereça esse serviço, como a Agência IMMA. Somos especializados em marketing digital para a sua empresa. Entre em contato conosco e faça o seu orçamento!

Veja também