Você sabe quais são os equipamentos que você precisa para gravar um podcast? Nesse artigo, vamos dar uma olhada em quais elementos são necessários para realizar a gravação de um podcast de maneira simples, que você mesmo pode fazer, em casa. Confira!

Fonte: freepik.
Equipamentos que você precisa para gravar um podcast
Existem diversas formas para gravar um podcast. Qual você vai usar depende da escala do podcast que você está produzindo e de qual for o seu objetivo com ele.
Mas, independentemente do formato do seu podcast, existem alguns equipamentos que são necessários para começar a produzir o seu. Vejamos, então, quais são os equipamentos que você precisa para gravar um podcast.
Microfone

Fonte: freepik.
Não tem como gravar alguma coisa sem microfone. Por isso, o microfone é talvez o primeiro equipamento que você precisa para gravar um podcast. Para o seu primeiro trabalho, talvez você não precise de algo muito profissional ou caro, mas procure pelo menos um microfone que consiga isolar o som do ambiente e capturar a sua voz com qualidade.
Alguns modelos bons no mercado são: Irig Mic Cast (uma opção mais acessível), Audio-Technica ATR2500-USB Cardioid Condenser Microfone USB (como o “USB” mostra, ele pode ser conectado ao computador para transferir arquivos) e MXL 770 Cardioid Condenser Microphone (de alta qualidade, mas não possui conexão USB, necessitando ser usado em conjunto com uma interface de áudio ou gravador digital com recursos XLR).

Fonte: freepik.
Interface de áudio
Uma interface de áudio ou um gravador digital são essenciais para a gravação do seu podcast. E vai depender de como é o seu projeto para saber qual dos dois é a melhor opção para você. O gravador tem a vantagem da mobilidade, sendo ideal para uma gravação externa, enquanto que a interface de áudio deve ser usada em um ambiente interno, como um estúdio.
Além disso, alguns gravadores permitem fazer edição sem precisar o usar o computador. Essa é uma forma de poupar custos, às vezes. Por outro lado, a interface permite mais conexões.

Fonte: freepik.
Sendo assim, é uma questão de avaliar o projeto do seu podcast para descobrir qual dos dois cabe melhor no seu planejamento. Alguns modelos bons de gravadores são: Tascam DR-40 (que inclui microfones embutidos), Sony ICD-Ux533BLK (que possui uma longa duração da bateria) e Zoom H4n Pro (que, assim como o Tascam, também inclui microfones).
Headphones
Dentre os equipamentos que você precisa para gravar um podcast, um par de headphones é um dos mais básicos. Isso porque você precisa estar sempre monitorando o nível do áudio do podcast, e os headphones permitem que você faça isso enquanto realiza a gravação. Ter um bom par de headphones pode ser uma ótima forma de evitar problemas na edição do podcast, garantindo que o áudio cru fique da melhor maneira possível.

Fonte: freepik.
Software de edição e gravação
Depois que você faz a gravação do seu podcast, é preciso editá-lo antes de colocá-lo nas plataformas de streaming. Existem muitos softwares de edição que podem ajudar você nessa tarefa. Você pode usar, por exemplo, o Adobe Audition, que permite gravar, mixar e editar áudios. O Audacity também é uma boa opção para iniciantes, por ser gratuito e de código aberto, funcionando bem para quem não pode investir muito na gravação de podcasts ainda.

Fonte: freepik.
Por que investir em podcast?
O podcast é um formato relativamente novo de difusão de conteúdo e é visto, por diversos estudiosos da comunicação, como uma reinvenção do rádio ou como um formato oriundo de técnicas radialistas. Mas por que investir nesse formato?
A resposta é simples e objetiva: O número de consumidores de podcast aumenta exponencialmente no Brasil, crescendo mais de 60% de 2019 para 2020. Além disso, o mercado de podcast tem a previsão de movimentar cerca de 1 bilhão de dólares neste ano, segundo estudo da consultoria Deloitte.
Estes números são o reflexo do quão importante este formato está entre as ferramentas de difusão de conteúdo. Investir em podcast é mais uma forma de deixar sua marca mais próxima do consumidor e mais uma maneira de explorar conteúdos direcionados ao nicho de consumidores da sua empresa.
Diferentemente de um marketing direcionado a captação de leads, os conteúdos no podcast têm o objetivo único de se aproximar do consumidor difundindo conteúdos mais específicos de acordo com os desejos de quem acompanha a sua marca.
Por isso o investimento em podcast é importante, pois é mais uma ferramenta de comunicação que pode ser usada para gerar troca de informações com seu público e se tornar mais próximo a ele.
O sucesso do podcast:
A ascensão do podcast se deve a um fator primordial nos dias de hoje: a adequação perfeita ao cotidiano do público. Em regimes de trabalho cada vez mais corridos e extensos, o público perdeu a oportunidade de consumir mídias que demandam atenção específica como televisão, por exemplo.
O podcast entra nesse meio justamente se adequando a essa rotina corrida. Pessoas podem consumir conteúdo enquanto trabalham, vão para os determinados empregos ou voltam deles.
São conteúdos que não demandam atenção especial e são ricos de materiais. Isso se deve ao fato de que este formato contém uma variedade incrível de temas e estilos que se adequam a cada pessoa, atendendo a cada nicho específico, diferentemente do rádio.
A especificidade do conteúdo, como dito anteriormente, também é um fator fundamental nesse processo de ascensão do podcast. Existe conteúdo de tudo quanto é material, para cada gosto, tipo ou rotina diferente, por isso a importância desse formato no planejamento de comunicação de uma marca.
Descubra os equipamentos que você precisa para gravar um podcast com a ajuda de uma agência
Tendo em vista a complexidade de se fazer um bom produto de podcast e a importância de se investir nesse formato, a melhor forma de aplicar esse investimento e escolher os equipamentos que você precisa para gravar um podcast é com a ajuda de uma agência de marketing digital que ofereça esse serviço, como a Agência IMMA. Somos especializados em marketing digital para a sua empresa. Entre em contato conosco e faça o seu orçamento!