SEO é um conjunto de técnicas de otimização que tem como objetivo fazer um conteúdo ou site ter uma performance melhor em mecanismos de busca. Assim, em uma plataforma como o Google, sites com boas táticas de SEO obtêm posicionamentos melhores nos resultados de pesquisa.
Dessa maneira, o alcance dessas páginas se torna muito maior. Devido a isso, para qualquer blog, é importante utilizar essas técnicas. Mas o que você precisa saber quando estiver fazendo um post com SEO? É essa a pergunta que vamos responder com esse artigo. Continue com a leitura para saber mais!
O que é SEO?
Antes mesmo de entender a importância do SEO para a sua estratégia de marketing digital, é necessário ter em mente o que significa SEO. Na verdade, este nome é uma sigla que significa (Search Engine Optimization), ou Otimização para Mecanismos de Busca.
Como já dito anteriormente, o SEO é o conjunto de métricas e técnicas para fazer com que determinado conteúdo fique bem posicionado nos mecanismos de busca. Dessa forma, criar um artigo, por exemplo, passa por um processo de readequação deste artigo para as métricas de SEO. Quanto maior for a pontuação na plataforma, maiores são as chances de o conteúdo ficar bem posicionado.
Dessa forma, vale destacar que o SEO é essencial para bons resultados da sua estratégia de comunicação. Isso porque, não adianta criar um artigo bem escrito e relevante se este conteúdo não tem o alcance ideal para atingir o público, quem vai dar esse alcance é o SEO, posicionando este conteúdo entre os primeiros resultados da busca.
Estar bem posicionado é importante para ampliar o alcance porque é raro alguém procurar algo no Google além da primeira página, por exemplo. Normalmente, os usuários acabam dando mais relevância para conteúdos que estão bem posicionados no Google.
Ou seja, o SEO também influencia diretamente a relevância da sua empresa. Imagina um cenário: você está pesquisando dados sobre marketing digital. Nesta situação, você iria além da primeira página para buscar esses dados? É muito difícil isso acontecer.
Por isso, é fundamental investir na otimização do seu site, conteúdos e imagens. Isso tudo ajuda posicionar bem sua marca, ampliando o alcance e dando uma relevância a mais para a sua empresa. Além disso, seu conteúdo pode acabar se tornando uma espécie de referência para os demais, ampliando sua captação de leads.
E é sobre tudo isso que nós falaremos neste artigo, sobre toda a importância que o SEO tem para bons resultados o seu planejamento de marketing digital e da comunicação empresarial m geral. Dessa forma, fique ligado nas nossas dicas e valorize ainda mais a comunicação da sua empresa, gerando leads, potencial de venda e oportunidades de fidelização.
Entendendo a necessidade do SEO
Para usar o SEO na produção de textos para o blog da sua marca, é preciso antes entender bem para que ele serve. E a necessidade do uso do SEO se deve a uma palavra: Cliques.
Isso porque o SEO influencia profundamente na posição que uma página ocupa nas páginas de resultados de busca do Google. Afinal, a plataforma ordena os resultados de acordo com o que parecer mais relevante para a busca do usuário.
Essa ordem é muito importante para o alcance que um site consegue através do Google. Isso porque os usuários costumam clicar apenas nos primeiros resultados que aparecem. Sendo assim, a maior parte dos cliques vai para as primeiras posições.
Desse modo, para garantir que mais usuários encontrem e cliquem no site da sua marca, é essencial investir em técnicas de SEO.
Fazendo um post com SEO: O que você precisa saber
Uma vez que você entende qual é a necessidade do uso de SEO, é necessário compreender como aplicar essas técnicas na prática. A seguir, então, vamos explicar o que você precisa ter em mente quando estiver fazendo um post com SEO. Confira!
Escolha bem a sua palavra-chave
A palavra-chave é tudo que é digitado na barra de buscas do Google. Por conta disso, você deve escolher bem as palavras-chave para cada página do seu site, e para cada post do seu blog.
As palavras-chave escolhidas devem ser relevantes para a sua área de atuação e para o seu público-alvo. Além disso, o ideal é que elas sejam específicas. Isso porque termos muito gerais (como, por exemplo, marketing digital) tendem a vir acompanhados de uma grande concorrência.
Repita a palavra-chave algumas vezes, sem exagerar
Uma vez que você tenha escolhido uma palavra-chave, ela deve ser repetida no corpo da página algumas vezes. Mas atenção: Essa repetição deve ser feita de maneira orgânica. Se você repetir a palavra-chave muitas vezes de forma forçada ou artificial, o algoritmo do Google vai detectar isso e pode penalizar a sua página. Assim, fuja desse tipo de tática.
Otimize a URL
Não é só o texto de uma página que deve ser otimizado. A URL também deve passar pelas técnicas de SEO.
Isso significa que ela deve ser legível, sem muitos números ou símbolos. Adicionalmente, ela deve conter a palavra-chave da página em questão.
Divida o texto em tópicos
Para o SEO, é positivo que os usuários fiquem na sua página o máximo de tempo possível. E, para garantir isso, você deve fazer textos atraentes e que sejam fáceis de ler.
Uma boa forma de cumprir esse objetivo é dividindo o seu post em tópicos. Dessa maneira, o usuário tem uma experiência muito mais leve ao consumi-lo, o que aumenta as chances dele lê-lo até o final.
Contrate uma agência de marketing digital
Quando você estiver fazendo um post com SEO, o ideal é poder contar com uma equipe especializada de uma agência de marketing digital. A Agência IMMA é uma ótima opção. Nós somos especialistas em otimização de conteúdo, Inbound Marketing de marketing de conteúdo. Tudo isso sempre buscando e prezando pela valorização do seu investimento.
Por isso, entre em contato e faça um orçamento com a agência para saber mais! Você não vai se arrepender em contar com profissionais competentes ao seu lado, pode ter certeza.