Se você tem interesse em Marketing de Conteúdo, com certeza já ouviu falar de palavras-chave long tail e head tail. Para um iniciante, esses termos podem ser bem assustadores, afinal, o que long tail e head tail significam? Como trabalhar com essas palavras no marketing digital? E como utilizá-las para fazer a sua empresa crescer nos resultados dos mecanismos de busca?
Essas são questões muito pertinentes e importantes. Sabemos que palavras-chave são essenciais para o Marketing de Conteúdo. O bom uso de palavras-chave pode fazer toda a diferença no seu crescimento online. Mas onde as classificações de long tail e head tail se inserem? Nesse texto, vamos buscar explicar o assunto para facilitar a compreensão e a utilização dessas ferramentas.
A importância das palavras-chave no marketing digital
Antes de mais nada, precisamos examinar a importância das palavras-chave no marketing online. Você já se perguntou por que elas tem um papel tão crucial no Marketing de Conteúdo? É porque para o Google, não basta você produzir conteúdo relevante e de qualidade. Os resultados são selecionados de acordo com o usuário procura, ou seja, de acordo com as palavras digitadas na barra de busca.
Isso significa que, para o seu conteúdo ser acessado, ele precisa antes ser encontrado por quem tem interesse nele. Isso só pode acontecer através do Google e das palavras-chave. Por isso, sempre que produzir conteúdo, escolha as palavras-chave com cuidado e faça questão de repeti-las ao longo do seu texto.
O que são palavras long tail e head tail
Como você já deve entendido, palavras long tail e head tail são tipos de palavras-chave. Apesar dessa semelhança, no entanto, elas não poderiam ter funções mais diferentes.
O conceito de palavra long tail foi apresentado pelo autor Chris Anderson no seu livro “A cauda longa – Do mercado de massa para o mercado de nicho”. Nele, Anderson descreve a estratégia comercial de vender um número pequeno de uma variedade enorme de itens, ao invés de focar apenas em alguns poucos produtos populares. Assim, pode-se vender muito com pouca concorrência.
De acordo com Anderson, então, é mais interessante para a sua empresa tentar segmentar a sua audiência para se especializar em um determinado recorte do mercado do que tentar apenas vender muito para todo mundo.
E onde as long tail e head tail entram nisso? Bom, palavras head tail são termos de busca mais gerais. São sucintas e simples, as respostas mais curtas para perguntas que levariam alguém a procurar algo na barra de busca. Normalmente são assuntos, temas que podem ser o foco de todo um site ou blog. Um exemplo de palavra head tail seria “marketing digital”.
Já as palavras long tail são o completo oposto. Elas são as palavras-chave mais específicas, mais direcionadas. Um exemplo de palavra long tail seria “marketing digital para empresas pequenas”. Elas são menos pesquisadas e recebem menos tráfego.
Mas então, você pode se perguntar, se as palavras head tail tem mais tráfego, não é melhor focar nelas? Mas na verdade, ter mais tráfego nem sempre é bom, pois ele também traz mais concorrência. Além disso, a taxa de conversão de cliques em compras não é boa com palavras head tail. Por conta disso, vale mais a pena apostar nas long tail para direcionar o seu conteúdo.
Por que estudar sobre palavras-chave?
As palavras-chave são, de certa forma, os principais pilares que regem todo o conceito de otimização e investimento em tráfego orgânico. Entender melhor sobre como elas funcionam significa compreender todo o processo de captação de leads sem mesmo ter que pagar para anunciar.
Quando se planeja a criação de conteúdos para a captação de leads, é preciso, antes, entender qual o público que você quer direcionar a sua comunicação e o seu conteúdo. Isso porque, entendendo o público, você começa a ter uma noção maior do tipo de conteúdo que ele acredita ser relevante e, assim, atrair a atenção dele para este tipo de conteúdo.
Tendo em mãos esta análise completa dos melhores tipos de conteúdo, é preciso, agora, investir em um bom tempo para investigar a pauta, analisar o assunto para, assim, poder apresentar um conteúdo bem informativo, bem montado e com informações extremamente relevantes ao lead.
A partir disso, ele pode acabar se tornando um cliente e se converter em alguém fiel à marca, já que ela apresenta a ele a oportunidade de consumir conteúdos tão relevantes. Ao finalizar a criação do conteúdo em si, é interessante rever a palavra-chave escolhida e tentar prever, por meio de dados, se seu resultado está dentro do esperado.
Isso porque, antes mesmo de criar o conteúdo, é necessário fazer uma pesquisa das palavras-chave mais utilizadas para determinado assunto e, assim, começar a criar o conteúdo pensando exatamente em adequá-lo dentro da proposta da palavra-chave escolhida.
Assim, concluímos que se trata de uma equação muito bem montada dentro do plano de comunicação da empresa: palavra-chave relevante no segmento + conteúdo informativo + otimização bem sucedida = aumento do seu tráfego orgânico e melhora na taxa de captação de leads.
Neste artigo, por exemplo, explicamos duas opções claras muito conhecidas de palavras-chave que podem ser usadas no seu conteúdo de acordo com as características dele, do seu segmento e do público-alvo que você quer atingir. Ter noção de cada característica é essencial para adotar a estratégia ideal no caso da sua empresa.
Por isso buscamos sempre te informar com as novidades e dicas a respeito das principais ferramentas e técnicas de marketing digital. Quer saber mais a respeito do tema? Então fique ligado no nosso blog e em todas as informações diárias que passamos para você. Confira nosso site.
Como usar palavras long tail e head tail
Tendo tudo isso em mente, como escolher palavras long tail e head tail? Uma boa ideia é recorrer a uma agência de marketing digital. A Agência IMMA oferece os serviços de Marketing de Conteúdo e SEO para auxiliar com todas as suas necessidades de marketing digital. Entre em contato com a gente e faça um orçamento!