Entenda como criar um blog de sucesso

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
02/07/2021
Marketing de Conteúdo

Para quem tem interesse no marketing de conteúdo, o blog é uma ferramenta com muito potencial. Trata-se de uma das formas de produção de conteúdo mais populares e tradicionais da internet. Mas, justamente por esse motivo, existem milhares de blogs no mundo online brigando pela atenção dos usuários.

Sendo assim, como se destacar? Em outras palavras, como criar um blog de sucesso? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não precisa se preocupar. Neste artigo, vamos ensinar tudo que você precisa saber sobre o assunto. Continue com a leitura para aprender!

Entenda como criar um blog de sucesso

Entenda como criar um blog de sucesso com essas dicas

Se você já teve uma dúvida sobre algo e pesquisou a respeito no Google, é muito provável que tenha lido a resposta em algum blog. Isso mostra o quanto esse tipo de conteúdo está presente no nosso dia a dia.

Mas como criar um blog de alta qualidade? Felizmente, existem muitas maneiras de fazer isso. A seguir, então, vamos dar algumas dicas que podem ajudar você nesta tarefa. Confira!

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Saiba quem é o seu público-alvo

Ao criar um blog, você precisa planejar uma estratégia de conteúdo. Essa estratégia deve incluir com que frequência você vai postar, quais serão os formatos dos posts e quais serão os assuntos abordados.

Tudo isso deve ser influenciado pelo público-alvo da sua marca. É preciso, então, que você saiba quem você quer alcançar com esses conteúdos. A partir daí, é necessário escolher o que for mais adequado para atingir esse setor específico do mercado.

3 motivos para ter um blog corporativo

Fonte: Freepik

Aposte também no conteúdo visual

O destaque de um blog são os seus textos. Mas, mesmo assim, é importante não se esquecer da comunicação visual na hora de criar um blog para a sua marca.

Isso significa que o design do blog deve estar de acordo com a identidade visual da empresa, sendo coerente em aspectos como, por exemplo, a paleta de cores. Adicionalmente, as imagens que ilustram um texto devem ser de alta qualidade e otimizadas de acordo com as normas de SEO. Isso torna o post mais fácil de ler e aumenta o seu alcance.

Como criar um post para o blog da sua empresa

Fonte: Freepik

Divida os textos em tópicos

Na internet, é fundamental que um texto tenha escaneabilidade. Ou seja, ele deve ser acessível para a leitura dinâmica, na qual um usuário “passa os olhos” pela maior parte do texto, focando apenas em partes que achar mais importantes. No mundo online, isso é essencial para que um post faça sucesso.

Uma das maneiras de tornar os textos do seu blog mais escaneáveis é dividindo os posts em tópicos. Uma lista, por exemplo, é um formato de conteúdo muito popular. Com esse tipo de formato, um usuário pode se dirigir diretamente às partes do texto que mais o interessam. Isso torna a postagem muito mais atrativa.

Como fazer marketing digital com blog

Fonte: Freepik

Escolha bem as suas palavras-chave

Cada texto do seu blog deve conter uma palavra-chave. Uma palavra-chave é um termo que é buscado no Google. A inclusão de palavras-chave permite que o Google coloque o seu texto como um dos resultados possíveis para essas buscas.

Portanto, é essencial escolher bem as suas palavras-chave. Procure optar por palavras que sejam relevantes para a sua área de atuação e que sejam específicas.

Segmente seu texto em tópicos

Fonte: Freepik

Por que investir em um blog?

O investimento em blogs, infelizmente, é algo que está perdendo cada vez mais espaço no planejamento de marketing digital de uma empresa. A ascensão das redes sociais acabou se tornando o principal tópico de investimento, fazendo a estratégia de conteúdo de blog para trás.

No entanto, é importante a gente deixar claro que o crescimento das redes sociais em nada influencia na importância do conteúdo para blog. Na verdade, é interessante fazer um planejamento de marketing que contemple as duas categorias, ajudando a ser mais assertivo.

Isso porque, as duas estratégias se complementam e, além disso, cada uma tem relação com algo diferente. A captação de leads por meio da criação de blog é uma ótima maneira de gerar tráfego orgânico com melhor otimização e posicionamento no Google.

Para isso, é necessário, antes, fazer um estudo melhor sobre a sua própria empresa e, assim, destacar qual é o seu público-alvo. Dessa forma, você consegue estudar melhor este público e entender suas características.

A partir daí, começa um processo muito importante para o sucesso do seu blog: a criação de conteúdo direcionado de acordo com as necessidades e desejos do seu público. Este conteúdo bem otimizado, informativo e feito de maneira rotineira ajuda a posicionar melhor sua empresa no Google.

Para isso, é interessante trabalhar as palavras-chave da sua empresa nos artigos com, por exemplo, agência de marketing digital (no caso da IMMA).

Por que produzir conteúdo para o blog da sua empresa

Fonte: Freepik

Isso ajuda a fazer com que o algoritmo do Google entenda que sua empresa é relevante em tal segmento e, sempre que alguém procurar por esse tipo de serviço, você aparecerá entre os primeiros.

Por isso, conteúdo direcionado, links relevantes, referências, otimização bem feita e repetição de palavras-chave são as principais estratégias de tráfego orgânico. Dessa forma, investir em um blog é sim muito importante, principalmente se você quer ganhar relevância no Google. Afinal, quem passa da primeira página em uma busca?

Além disso, quanto melhor posicionado, mais relevância a pessoa dá ao seu conteúdo. Isso é muito comum, atribuir relevância de acordo com o posicionamento nas buscas. Assim, buscar sobre uma informação, para muitos, significa que o primeiro resultado é mais relevante, o que atribui mais valor para a marca que está naquela posição no Google.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Portanto, não deixe de investir em um blog com conteúdos de qualidade e, assim, proporcione um aumento na sua captação de leads orgânica e abra as possibilidades para fidelizar seu público. Não perca essa oportunidade.

Contrate uma agência de marketing digital para ajudar a criar o seu blog

Para saber como criar um blog de sucesso, o ideal é contar com ajuda especializada, como, por exemplo, de uma agência de marketing digital. Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não precisa perder tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para obter mais informações!

Veja também