Marketing tradicional e inbound marketing com certeza são dois conceitos dos quais você já deve ter ouvido falar, ao pesquisar sobre marketing digital. Afinal, ambas essas modalidades são muito citadas. No entanto, muita gente não sabe do que cada um trata, e nem quais são as diferenças entre os dois. Por conta disso, nesse artigo, vamos explicar quais são as diferenças entre marketing tradicional e inbound marketing.
O que é marketing tradicional
O marketing tradicional pode ser definido como toda forma de marketing clássica, feita no mundo offline. É, em suma, o marketing que todo mundo conhece, que vemos em veículos como jornais, televisão, rádio, etc.
O que é inbound marketing
O inbound marketing é uma forma de marketing digital. Sua tradução é literalmente “marketing da atração”, e trata-se de uma estratégia de publicidade voltada para a tarefa de atrair o cliente. Ou seja, ao invés de buscar o cliente, o Inbound Marketing tenta fazer com que o cliente vá até você por vontade própria.
Como modalidade de marketing digital, o inbound marketing age no mundo online. Então você pode percebê-lo em ferramentas como redes sociais, e-mail marketing, blogs de empresa, etc.
Aprenda as diferenças entre marketing tradicional e inbound marketing
Agora que você já sabe o que é marketing tradicional e inbound marketing, podemos nos voltar para as diferenças entre os dois. A primeira delas é bem simples: Enquanto o marketing tradicional tem foco iniciativas no mundo offline, o inbound marketing funciona no mundo digital. Desse modo, é possível observar que as esferas de ação dos dois são diferentes.
Também existe uma diferença de método de ação. E para entender isso, devemos pensar no formato do inbound marketing. Ele é o “marketing da atração“, ou seja, é um marketing que busca despertar o interesse do usuário para levá-lo até os serviços da sua empresa.
Já o marketing tradicional, por sua vez, tem um comportamento disruptivo. Pense num comercial de televisão, por exemplo. Ele interrompe a programação normal para ativamente tentar alcançar o cliente. Sendo assim, é um tipo de publicidade mais incisiva, mais direta.
O inbound marketing, no entanto, funciona de maneira mais sugestiva. Ele atrai os usuários através da produção de conteúdo através de vídeos, textos, podcasts, etc. Essa produção busca construir a autoridade da marca aos olhos do cliente, o que funciona como uma estratégia de fidelização a longo prazo. Afinal, um cliente que veja a sua empresa como uma autoridade na sua área provavelmente se tornará um cliente regular. Essa é, portanto, uma das grandes bases do marketing de conteúdo, estratégia de marketing digital que o inbound marketing adota para exercer atração sobre os usuários.
Finalmente, existe a questão do público-alvo de cada tipo de marketing. O marketing tradicional tem como alvo todo o mercado, sem distinções. Já o inbound marketing realiza uma segmentação de mercado, trabalhando com o perfil de um cliente ideal em mente, uma persona. Desse modo, ele direciona todas as suas ações para essa audiência, tendo como objetivo maior a fidelização desse grupo. O alvo não é o mercado inteiro, mas sim essa pequena parte que tem o potencial de se tornar clientes fiéis.
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Sabendo como funcionam marketing tradicional e inbound marketing, o ideal é que você aposte em uma agência de marketing para exercer qualquer uma dessas modalidades. Uma delas é a Agência IMMA, agência de marketing digital que oferece diversos serviços para empresas de qualquer porte. Trabalhamos em conjunto com a sua marca para desenvolver estratégias que ajudem você a crescer. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!