O Facebook pode ser um recurso muito útil para o marketing digital. Mas o que acontece se uma empresa já tem uma presença na plataforma e não obtém muitos resultados?
Em uma situação como essa, é uma boa ideia obter algumas dicas para melhorar a página no Facebook. Sendo assim, neste artigo, vamos apresentar as 4 principais delas. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!
Relevância do Facebook para o planejamento de marketing digital
Antes de entender como melhorar a página no Facebook da sua empresa, é importante destacar qual é a importância das redes sociais, como o próprio Facebook, para o sucesso do seu planejamento de marketing digital.
Por isso, é interessante começar falando de todo o sucesso que faz o próprio Facebook. De acordo com o relatório de outubro de 2020 produzido em parceria por We Are Social e Hootsuite, o Facebook conta com 2,7 bilhões de contas ativas, sendo 130 milhões delas brasileiras.
Tendo em vista a quantidade de usuários na plataforma, tornou-se importante ter as própria empresas nessas plataformas como forma de ajudar a se comunicar com o público. Ou seja, as redes sociais se tornaram, graças ao grande sucesso, uma espécie de vitrine mundial para a marca expor suas campanhas, produtos e serviços.
Agora, falando em Facebook, especificamente, a plataforma conta com inúmeras ferramentas essenciais para o trabalho de planejamento de marketing e comunicação digital. A primeira delas é a ferramenta de reações, que é uma certa novidade na plataforma, sendo implementada em 2016.
A ideia é ajudar a ter um feedback mais específico a respeito de alguma postagem, por exemplo. é claro que esta explicação tem relação direta com a comunicação das empresas na plataforma. Mas como as reações se adaptam como ferramentas de marketing?
A resposta é simples: elas ajudam a fazer com que a empresa entenda com mais precisão qual foi a receptividade do público com determinada campanha, produto ou serviço. É uma forma bem rápida e superficial de entender se algo fez sucesso ou não com seu público.
Outra ferramenta importante do Facebook, mas não presente apenas nele, é a de comentário. Por meio dos comentários, é possível ter um feedback mais completo a respeito da satisfação e opinião do público, o que ajuda a ajustar melhor as suas estratégias de comunicação, tornando-a mais assertiva.
Mas, sem dúvidas, a principal característica do Facebook que ajuda no planejamento de conteúdo de uma empresa é poder analisar bem quais são os temas mais falados pelo seu público.
É como se fossem os Trend Topics do Twitter, onde a empresa pode analisar os assuntos mais comentados na plataforma e, se houver ligação com o semento da marca, a mesma pode começar a produzir conteúdo baseado nesse top assunto.
Assim, é possível ter uma comunicação mais assertiva, melhorando sua captação de leads e dando novas oportunidades de fidelização, aumentando a vida útil da sua empresa.
Descubra quais são as 4 principais dicas para melhorar a página no Facebook
Ter uma página no Facebook é uma boa escolha para qualquer empresa. Afinal, o Facebook é a rede social mais popular do mundo, e é igualmente popular entre os brasileiros.
Por conta disso, usar a plataforma para o marketing online é uma forma de fazer com que uma marca tenha mais alcance. Existem muitos usuários que podem descobrir uma nova empresa através das redes sociais, e, posteriormente, esses usuários podem se tornar clientes.
Mas, para conseguir alcançar esses resultados, é necessário que a página da empresa seja criada com cuidado. Existem muitas marcas competindo por espaço no Facebook, o que torna necessário tomar certas medidas para se destacar. A seguir, então, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar você nesta tarefa. Confira!
Poste com frequência
Não adianta ter uma página no Facebook para a sua empresa se você não posta nunca nela. O que pode acontecer, nesse caso, é que os usuários serão levados a pensar que a página da marca está inativa ou abandonada. E isso não estimula ninguém a curtir a página.
Desse modo, qual é a solução? Muitos cometem o erro oposto, postando diversas vezes ao dia. Essa também é uma atitude prejudicial, pois pode irritar os seus seguidores e levá-los a descurtir a página.
Sendo assim, o ideal é buscar o equilíbrio. Estabeleça uma rotina de postagens regular, sem exageros – uma ou duas vezes por semana, por exemplo, é uma ótima ideia. Dessa forma, você mantém a página ativa sem incomodar os seguidores.
Melhore a sua comunicação visual
A comunicação visual é crucial para o sucesso nas redes sociais. Isso porque, em espaços como o Facebook, há muito conteúdo disputando a atenção do usuário. Devido a isso, é necessário fazer postagens com elementos gráficos atraentes para atrair as pessoas.
Portanto, se você quer melhorar a página no Facebook, é uma ótima ideia melhorar a comunicação visual da sua empresa como um todo. Assim, você pode fazer posts com imagens que estimulem o interesse dos usuários pela sua marca.
Preencha os campos de informações
O Facebook oferece diferentes campos de informações para você preencher na hora de criar uma página. E ignorá-los não é uma boa ideia.
Ao invés disso, encare esses campos como oportunidades para informar possíveis clientes a respeito da sua empresa. Neles, você pode colocar informações úteis como um número de telefone para contato, por exemplo. Isso oferece ao usuário uma possibilidade para entrar em contato com a sua marca e solucionar dúvidas, o que facilita a comunicação entre empresa e público.
Contrate uma agência de marketing digital
Se você precisa de dicas para melhorar a página no Facebook, a melhor opção é recorrer a uma empresa especializada em marketing digital, como uma agência de marketing digital. E a Agência IMMA é uma ótima escolha.
A IMMA conta com uma equipe altamente qualificada. O time tem experiência com o marketing para redes sociais, podendo ajudar a sua marca a criar uma presença sólida em sites como o Facebook. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!